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ORIENTAÇÃO TÉCNICA 02 de Abril de 2.012 Educação Física.

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1 ORIENTAÇÃO TÉCNICA 02 de Abril de Educação Física.

2 OBJETIVOS a-) Aulas construtivistas e articuladas com o currículo. - Compartilhar pratica educativa de sucesso - interação; - Saber Fragmentado; compreender o currículo; - Currículo Oficial de Educação Física da SEE- SP: Buscando Significados; - Avaliação mediadora.

3 (...) educação física não é somente uma prática capaz de promover saúde ou de disciplinar a juventude, mas é encarar a educação física como uma prática eminentemente educativa (Ghiraldelli Júnior, 1991, p.19).

4 (...) Muitas vezes, o mesmo jovem que resiste a participar das aulas de Educação Física na escola, se movimenta espontaneamente no contexto da sua galera – o que leva à necessidade de compreender o fenômeno das culturas juvenis, pois tem havido uma dissociação entre a vida (a cultura viva) e a escola. (SÃO PAULO, 2008, p.41).

5 A organização de um programa mínimo para a Educação Física, deverá, pelo menos, conseguir pôr fim à nossa bagunça interna enquanto disciplina/atividade escolar, ou seja, o fato de não termos um programa de conteúdos numa hierarquia de complexidade, nem objetivos claramente definidos para cada série de ensino. O professor decide, de acordo com alguns fatores, entre eles o seu bom ou mau humor, o que ensinar. (KUNZ,1994, p.143).

6 OBJETIVOS b.) Desenvolvimento pessoal e profissional docente. - Visão transformista e relacional; - Respeito ao saberes dos pares; - Facilite, faça bem feito; Você tem que estar bem com você.

7 OLÍMPEADA ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Legalidade - transparência Gestão Participativa e Democrática

8 OBJETIVOS a) Promover, por meio da prática desportiva, a integração e o intercâmbio dos participantes das Unidades Escolares, ampliando as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis; (Resolução Conjunta SE/SELJ/SDPCD nº 01, de ).

9 b) Favorecer o surgimento de novos talentos representativos do Esporte. (Resolução Conjunta SE/SELJ/SDPCD nº 01, de ).

10 Resolução Conjunta SE/SELJ/SDPCD-1, de Resolução Conjunta SE/SELJ/SDPCD-1, de Artigo 4º - Serão considerados de efetivo exercício: I - os dias em que os professores de Educação Física estiverem representando e/ou acompanhando suas turmas e/ou alunos de Atividades Curriculares Desportivas, na organização, nos cerimoniais, nos congressos técnicos, nos jogos e competições e na avaliação das diferentes fases da Olimpíada Escolar;

11 REGULAMENTO MODALIDADES Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez.

12 Parágrafo 1º - O(A) aluno(a) poderá participar em 1(uma) modalidade coletiva (Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol) e mais em todas as modalidades individuais(Atletismo, Tênis de Mesa e Xadrez);

13 Parágrafo 2º - No caso do(a) aluno(a) estar disputando mais de 1(uma) modalidade e houver coincidência de data e hora na programação de disputa das mesmas, ficará a critério do seu professor(a) e da sua Unidade Escolar a escolha de qual modalidade o(a) aluno(a) irá disputar.

14 DAS CATEGORIAS Parágrafo 2º - O(A) aluno(a) não poderá participar em mais de uma categoria, com exceção da categoria Pré Mirim na Categoria Mirim; Categoria Mirim até 14 anos(nascidos a partir de 1998);

15 DAS INSCRIÇÕES DAS INSCRIÇÕES Art. 8º - A inscrição e a participação dos (as) alunos(as) serão de inteira responsabilidade da Direção da Unidade Escolar e do(s) seu(s) Professor(es) de Educação Física. Art. 9º - Para ser considerada inscrita a Unidade Escolar deverá enviar à Diretoria de Ensino a que estiver jurisdicionada, ofício em papel timbrado, conforme modelo do anexo 1, assinado pela Direção, autorizando sua participação e definindo a categoria, modalidade(s) e sexo.

16 DAS INSCRIÇÕES DAS INSCRIÇÕES Atentar-se para o período de inscrições

17 DO PRAZO DE ENTREGA DE RELAÇÕES NOMINAIS E DOCUMENTOS DO PRAZO DE ENTREGA DE RELAÇÕES NOMINAIS E DOCUMENTOS Art Deverão ser entregues na Diretoria Regional de Ensino, até 5(cinco) dias antes do Início da Fase Diretoria de Ensino, as Relações Nominais de todas as modalidades, exceto o Atletismo, obrigatoriamente digitadas, contendo a data de nascimento do(a) aluno(a), o número do Registro de Aluno(a) (RA), o número do documento de Identidade do(a) aluno(a) (RG civil), declaração de responsabilidade pela veracidade dos dados assinada pela Direção e professor(a), o autorizo, assinatura e carimbo da Direção da Escola. Não serão aceitas relações incompletas.

18 Parágrafo 1º - Os campeões da fase D.E deverão entregar na Diretoria Regional de Ensino para a devida conferência, fichas cadastrais expedidas pela PRODESP, com até 15(quinze) dias de antecedência do início da fase seguinte, dos(as) alunos(as) campeões(eãs), contendo registrados nos campos devidos, o nome do(a) aluno(a), o número do documento de identidade (R.G.civil), a data de nascimento e o nome da Unidade Escolar, assinadas e carimbadas pela Direção da Unidade Escolar. Estas fichas cadastrais deverão acompanhar os(as) alunos(as) até a fase Final Estadual de acordo com o artigo 12;

19 Parágrafo 2º- As relações nominais dos alunos inscritos na modalidade de Atletismo, deverão ser entregues no Congresso Técnico Específico, juntamente com as fichas cadastrais expedidas pela PRODESP, registrados nos campos devidos, contendo o número do documento de identidade (R.G.civil), a data de nascimento e o nome da Unidade Escolar, assinadas e carimbadas pela Direção da Unidade Escolar, deverão ser expedidas com até 15(quinze) dias de antecedência da competição, para serem encaminhadas aos organizadores da fase seguinte;

20 DA PARTICIPAÇÃO Parágrafo 3° - O(A) aluno(a) deverá apresentar, obrigatoriamente, em todas as suas participações em jogos ou competições, o documento original (Carteira de Identidade da Secretaria de Segurança Pública (RG) ou Passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiro(RNE); Parágrafo 4º - Não serão aceitas como documento de identificação, Carteira de Identidade Escolar, xerox autenticada do RG e protocolo do RG.

21 DAS FORMAS DE DISPUTA Adaptação devido às características da nossa diretoria.

22 DOS JOGOS OU COMPETIÇÕES Art Os jogos ou competições terão início nos horários fixados pela Comissão Técnica, sendo considerada perdedora, por não comparecimento, a Unidade Escolar que não se apresentar nos locais de jogos ou competições nos horários programados, observados os 15(quinze) minutos de tolerância para o horário previsto do jogo ou competição.

23 DOS ÁRBITROS Art Os árbitros deverão ser obrigatoriamente, credenciados na SELJ e serão designados pelos responsáveis da organização de cada fase da Olimpíada Escolar. Autonomia

24 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art A Unidade Escolar e o professor deverão justificar a ausência, por escrito, perante a Organização, até as 18(dezoito) horas do segundo dia útil após ter sido efetivado o abandono no jogo ou competição. Não o fazendo, a Unidade Escolar e o professor ficarão impedidos de participar, no ano seguinte, na modalidade, categoria e sexo, ficando ainda, sujeitos às sanções que poderão vir a ser aplicadas pelas Comissões Disciplinares Permanentes ou Comissão Especial.

25 Art As representações apresentadas pelas Unidades Escolares referentes às competições ou jogos, devidamente fundamentadas e acompanhadas de provas, deverão ser feitas em papel timbrado da Unidade Escolar e assinadas pelo (a) professor(a) envolvido(a). Nas fases DE, Sub- Regional, Inter DE e Regional, o prazo para interposição de representações será até as 17(dezessete) horas do primeiro dia útil após o término do jogo ou competição, devendo ser encaminhadas à organização que poderá remetê-las às Comissões Disciplinares Permanentes.

26 Parágrafo 1º - Não serão apreciadas representações das Unidades Escolares que não forem firmadas pela parte que se julgar diretamente prejudicada, pela infração alegada; Parágrafo 2º - Caberá exclusivamente ao impetrante o fornecimento das provas das irregularidades denunciadas.

27 Art A Unidade Escolar e o professor deverão justificar a ausência, por escrito, perante a Organização, até as 18(dezoito) horas do segundo dia útil após ter sido efetivado o abandono no jogo ou competição. Não o fazendo, a Unidade Escolar e o professor ficarão impedidos de participar, no ano seguinte, na modalidade, categoria e sexo, ficando ainda, sujeitos às sanções que poderão vir a ser aplicadas pelas Comissões Disciplinares Permanentes ou Comissão Especial.

28 ALTERAÇÕES: REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL Art Nas categorias Pré Mirim e Mirim, cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, a presença de 8 (oito) alunos(as) no início de cada partida.

29 Parágrafo 1º - Cada equipe deverá utilizar no mínimo 8 (oito) alunos(as) ao longo dos 4(quatro) quartos da partida, sendo que cada aluno(a) poderá jogar somente em 3 (três) quartos. Parágrafo 2º - O(A) aluno(a), que não puderem continuar jogando, devido à lesão, deverá ser legalmente substituído de acordo com o previsto no parágrafo anterior. Se isto não for possível, a equipe terá o direito de fazer uma substituição EXCEPCIONAL, além dos limites da Regra. Uma substituição excepcional significa que qualquer aluno (a) que não está na quadra na hora da lesão pode substituir o(a) aluno(a) lesionado(a) na partida. O aluno (a) lesionado (a) substituído (a) não está autorizado a retornar à partida.

30 Parágrafo 3º - Uma substituição excepcional não pode ser contada, em nenhuma hipótese, como uma substituição regular e deverá sempre ser autorizada pela mesa de controle. Parágrafo 4º - O aluno deverá, obrigatoriamente, comunicar a mesa de controle da partida quando for participar do quarto pela primeira vez. Parágrafo 6º - Todas as substituições deverão ser autorizadas pela mesa de controle. Art O uso da caneleira será obrigatório em todas as Fases.

31 ALTERAÇÕES: REGULAMENTO ESPECÍFICO DO VOLEIBOL Art Os jogos de Voleibol serão regidos pelas Regras vigentes da Confederação Brasileira de Voleibol, observadas as exceções previstas neste Regulamento.

32 Art As partidas serão disputadas em melhor de 3 (três) sets. Parágrafo Único – Em todas as fases, somente a disputa de 1º a 4º lugares será em melhor de 5 (cinco) sets. Art Nas categorias Pré-Mirim e Mirim cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, a presença de 9 (nove) alunos(as) no início da partida.

33 Parágrafo 1º - Durante todo o 2º set deverão jogar, obrigatoriamente, 3(três) alunos(as) que não jogaram o 1º set. Parágrafo 2º - Os (As) alunos (as), que não puderem continuar jogando, devido à lesão, deverá ser legalmente substituído de acordo com o previsto no parágrafo anterior. Se isto não for possível, a equipe terá o direito de fazer uma substituição EXCEPCIONAL, além dos limites da Regra.

34 Parágrafo 3º - Uma substituição excepcional significa que qualquer aluno (a) que não está na quadra na hora da lesão pode substituir o(a) aluno(a) lesionado(a) na partida. O aluno (a) lesionado (a) substituído (a) não está autorizado a retornar à partida. Parágrafo 4º - Uma substituição excepcional não pode ser contada, em nenhuma hipótese, como uma substituição regular. Caso aconteça uma substituição excepcional no 1º set esse aluno não será considerado participante da partida.

35 Parágrafo 5º - As substituições no 3º, 4º e 5º sets serão livres; Art Caso algum dos (as) alunos (as) que entraram no 2º set e que não jogaram o 1º set, não puderem continuar jogando, somente devido à lesão, a substituição deverá ser feita com os reservas que não participaram do 1º set. Caso não haja tal possibilidade regulamentar será respeitada a substituição excepcional.

36 CADASTRO PROFESSOR. QUADRO SÍNTESE. Preferências do Professor. Local dos Jogos.

37 Thiago Candido Biselli Farias. PCNP – Educação Física (17) (17)

38 OBRIGADO... ¨ Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças.Voam com águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam. (Bíblia Sagrada – Isaías 40:29-31).


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