A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimentos migratórios; PIB e refugiados Prof. Jeferson C. de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimentos migratórios; PIB e refugiados Prof. Jeferson C. de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Movimentos migratórios; PIB e refugiados Prof. Jeferson C. de Souza

2 É importante para o Brasil os brasileiros fora do Brasil, ou não? Na Arábia Saudita! Os petrodólares setor de tecnologia de informação setor bancário, a área de saúde, serviços, e alimentos jogadores de futebol e técnicos transporte aéreo: pilotos, engenheiros e administradores Exportações: frango, carne bovina, açúcar, farelo de soja e milho.

3 1% do PIB! Skatista Edmir Matusita mora em Long Beach Brasileiros vivem na pobreza nos Estados Unidos 36% ou pouco acima da linha de pobreza. Em 2002, os emigrantes mandaram US$ 4,6 bilhões, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Corresponde a 1% do PIB brasileiro, segundo estudo de um órgão do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)...."O êxodo não é nocivo ao país. Abre os horizontes da pessoa, que adquire conhecimento e hábitos novos" Para os países de destino: 1.Amplia o mercado interno 2.Mão de obra barata reduzindo os custos... E para o Brasil???

4 Mas, o PIB é importante ou o PNB é mais...? 1. Produto Interno Bruto - PIB 2. Produto Nacional Bruto - PNB Nos Estados Unidos, o conceito preferido é o de PNB Na Grã Bretanha e no Brasil, é mais usado o PIB. PIB - Renda enviada ao exterior + Renda recebida do exterior = PNB - Depreciação = Produto Nacional Líquido = Renda Nacional Liquida. Renda Nacional Líquida/População = renda per capita. Renda Per Capita: Resultado da divisão do montante total da renda tributável pelo número de pessoas, em economia, indicador usado para medir o grau de desenvolvimento de um país. Desafio!!! * Se 1% do PIB brasileiro é do exterior, qual é o maior, o PIB ou o PNB? Por quê?

5 As Migrações e os desafios para o século XXI Os ilegais em um país podem trazer vantagens econômicas? Para quem? Da 2ª G.M até a déc. de 70!!! Oriente Médio: mão de obra / petrodólares 70 - RNB dólares na Arábia Saudita Na Europa: reconstrução no pós guerra Atualmente!!! Arábia Saudita: RNB dólares Europa: estabilização econômica Redução do crescimento Desemprego Envelhecimento da população Negativo C.V. Quais são as consequências???

6 Protestos do século XXI Desemprego e decadência urbana - Inglaterra Quem são estes???

7 Se a Europa precisa de jovens/trabalhadores, por que tantas restrições aos imigrantes? Exigências maiores para trabalhos não qualificados- Europa Vantagem para os empregadores??? Vantagem para o governo??? Vantagem para o imigrante ilegal??? E os trabalhadores nativos???

8 Se a Europa precisa de jovens/trabalhadores, por que tantas restrições aos imigrantes? Países do Tratado de Schengen Mulher cruza a fronteira da Líbia com a Tunísia a procura do campo de refugiados (Emilio Morenatti/AP)

9 Porta de entrada na Europa!!! Emigrantes da África e da América entram pela: Itália; Malta e Espanha

10 Os muros, visíveis e/ou invisíveis!!! E, se o imigrante ilegal for flagrado??? p. 322

11 Ultrapassando a vigilância e as barreiras, não conseguem regressar Centros de internação! Campos de deportação! Imigrantes ilegais em Florence, Arizona

12 Mas, e os imigrantes legais!!! Oportunidades de trabalho para mão-de-obra bem qualificada (...) migram para Europa e América do Norte. Exigências são muito maiores para mão de obra não qualificada!!! Diferença salarial chega a ser de 10 x 1!

13 Surgem os novos Guetos!!! Para Stébé (sociólogo francês), os manifestantes das periferias de Londres e de Paris são a parte esquecida da população. "Na França, fala-se cada vez mais em gueto, mas na Inglaterra também existem zonas que, apesar de estarem no centro da cidade, são homogêneas", diz o sociólogo. "É um tipo de gueto, com pessoas originárias da imigração, que são vistas de maneira estranha pela polícia, por serem negros ou indianos."... africanos que vivem e trabalham em Paris têm sido empurrados para dentro de guetos suburbanos parisienses...

14 Fechamento da Fronteira- Texto p.324 A. B. Discuta e analise... C.... Considerando as diferentes paisagens existentes na fronteira D. Quais são os tipos de limites naturais entre os países?

15 Os refugiados!!! Livro, p. 325 Brasil: refugiados de 75 nacionalidades... angolanos, os colombianos são os que mais Os iraquianos correspondem apenas a 4,67% dos refugiados no Brasil. Centro onde repatriados são recebidos no Afeganistão (Foto: P. Benatar/ ACNUR) Aos 60 anos, agência da ONU registra mais de 15 milhões de refugiados no mundo

16 Refugiados na Europa Em 2008, o ACNUR encaminhou mais de 121 mil casos [...] implementados pelo ACNUR foram refugiados do Iraque (33.512), Mianmar (30.388) e Butão (23.516). Os Estados Unidos são o principal país de reassentamento Austrália, Canadá e os Países Nórdicos [...] considerável... Aumento do número de países da Europa e da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Afegãos lideram os pedidos de asilo ao OcidenteAfegãos lideram os pedidos de asilo ao Ocidente abril 3, 2010 Khorami vive refugiada há 14 anos na Inglaterra


Carregar ppt "Movimentos migratórios; PIB e refugiados Prof. Jeferson C. de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google