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Solução de Gestão Eficiente para Varejo

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Apresentação em tema: "Solução de Gestão Eficiente para Varejo"— Transcrição da apresentação:

1 Solução de Gestão Eficiente para Varejo
Abrir a apresentação falando que o foco da palestra é a utilização da automação do varejo como ferramenta fundamental para uma solução eficiente de gestão. Edgard de Castro

2 A AFRAC A  AFRAC - Associação Brasileira de Automação Comercial, entidade fundada em 1987, tem como missão divulgar e promover o crescimento da Automação Comercial e AIDC/RFID no País. A entidade congrega toda a cadeia de produtos e serviços ligados ao segmento de automação comercial, sendo eles: AIDC Fabricantes de ECF e Equipamentos Revendedores e Interventores Software Houses Suprimentos

3 Gestão Automação Comercial
Base de Informações Mostrar que a gestão baseia-se em ações e dados e que é uma relação de total inter-relacionamento, ou seja, as ações estão sempre sendo analisadas e melhoradas conforme o cenário atual e com isso as bases de informações acabam sendo também afetadas. Automação Comercial

4 Automação Comercial Principal Motivação Atual
ADEQUAÇÃO FISCAL ECF PAF-ECF (Programa Aplicativo Fiscal) SPED Nota Fiscal eletrônica Programas de incentivo ao consumidor etc Falar um pouco da Automação Comercial e o foco maior, face às legislações, em atender apenas a adequação fiscal.

5 Principal Problema A Automação é realizada independentemente dos objetivos de gestão; Gestão Mostrar nesse momento que se a automação apenas colocar foco na automação fiscal, provavelmente ela estará desconexa da gestão e com isso não conseguiremos utilizar a sinergia de ações para uma gestão eficiente. Base de Informações Automação do Varejo

6 Gestão Para uma gestão de varejo eficiente, necessitamos de:
Informação Agilidade Uma equipe constantemente treinada, motivada e com conhecimento de práticas e métodos operacionais e administrativos Falar um pouco sobre gestão, no sentido de obtenção dos dados certos, da rapidez com que os temos e da rapidez com que os alteramos. Tudo isso baseia-se em uma equipe coesa, treinada e motivada.

7 Automação Comercial Definição
Automação Comercial é a aplicação de métodos e ferramentas para automatizar processos comerciais. Tais implementações visam além da mecanização e agilização, um maior controle operacional e de gestão do negócio. Aqui mostrar que a automação comercial tem uma definição ampla. Que visa a automação e integração de todas as funcionalidades de frente de caixa e de retaguarda e com isso irá atender as necessidades da gestão.

8 Automação Comercial Objetivos Reais
Automação de Processos Controle Agilidade Competitividade “Garantindo uma gestão eficiente do negócio” Enfatizar os 4 objetivos principais e a amarração com a gestão

9 Automação Comercial Principais Componentes
Sistemas de Frente de Loja – Checkout – PAF-ECF Sistemas de Retaguarda Sistemas de Análise (Business Inteligence) Introduzir as 3 entidades da automação e preparar para explorar cada uma delas

10 Automação Comercial Frente de Loja - Pontos Focais
Facilitar o atendimento ao Cliente Automação do Processo de Venda desde a consulta e lançamento dos produtos até a sua finalização, incluindo meios de pagamento eletrônico (TEF), fidelização e outras rotinas necessárias para o atendimento do cliente; Controles operacionais de caixa e turno (tesouraria, controles, etc) Começar falando do checkout com o objetivo de facilitar o atendimento ao cliente, atender as necessidades de controle e também de utilizar esse momento para fidelizar e promover novas vendas.

11 Automação Comercial Frente de Loja - Pontos Focais
Funções Acessórias (Recebimentos de contas, Recarga de Celular, funções associadas ao segmento - ex. controles de bombas de combustível, etc) Marketing de produtos e serviços para promoção de novas vendas. Comentar funcionalidades extras necessárias, tipo recebimentos, consultas a créditos e pontuações, etc. Além disso falar do tempo de atenção do cliente nesse momento e que é ideal promover novas vendas, inclusive vendas de momento utilizando cross marketing, etc.

12 Pontos Focais – Checkout
Comentar que checkouts complexos acabam por dificultar o atendimento ao cliente e fazer com que esse momento não seja aproveitado para divulgar novos produtos, promoções, divulgar a própria simplicidade do atendimento, etc

13 Automação Comercial Retaguarda- Pontos Focais
Operacionalizar Controles e Rotinas Administrativas Sistemas de Gestão Pedidos de Compra Vendas Estoque Contas a Pagar / Receber Bancos Integração com fornecedores Integração com clientes Etc Falar sobre a integração da frente de loja com as rotinas de retaguarda e se possível de integrações online, facilidade de alimentação de dados tais como EDI com fornecedores, leitura de XML de NFe para automatizar a digitação de Notas, integrações com bancos padrão CNAB para contas a receber e a pagar, com cartões de crédito e arquivos de conciliação.

14 Automação Comercial Análise - Pontos Focais
Ferramentas de Análise de Eficiência (Análise de Custos, Otimização de Estoque, Mix de Produtos, Gerenciamento de Categorias, etc) Ferramentas de Fidelização de Clientes (cartões e programas de fidelização, análise de mix e oportunidade de vendas, etc) Comentar um pouco sobre rotinas de análise, definições de ações de gestão e também de realimentação dos processos de automação

15 Automação Comercial Pontos Focais
AUTOMAÇÃO FISCAL PAF-ECF E ... Deixado de propósito para o final da lista para mostrar que ele mostra o resultado final de impostos e escriturações do negócio.

16 Automação Comercial Automação Fiscal - Pontos Focais
Aderente a todas as necessidades fiscais: Frente de Loja - PAF-ECF certificada; Retaguarda – Sped (Fiscal e NFe), Programas estaduais (Cupom Mania e NF Paulista), Sintegra, IN68, etc; Solução voltada para o comércio – com Implementações constantes e automáticas das novas necessidades fiscais;

17 Gestão Automação Comercial Automação Fiscal

18 Automação Comercial Tecnologias e Funcionalidades

19 Frente de Caixa Mostrar o slide e falar que vamos comentar um pouco sobre as tecnologias que facilitam a vida do cliente e do operador, e que consequentemente darão ganho ao negócio.

20 Frente de Caixa Código de Barras;
Telas Touch Screen – Facilidade de operação e treinamento (visa a alta rotatividade do segmento); Integração direta com periféricos (Ex. balanças, bombas de gasolina, etc) RFID – Ex. Identificadores de funcionários e clientes

21 Frente de Caixa ECF térmico com funcionalidades acessórias (integração de gaveta, impressão e autenticação de cheques, etc); Terminais de entrada de dados (ex. Palms, coletores, estações de lançamento de produtos, etc), visando a criação da lista de consumo antes do atendimento no checkout) TEF – Interligação total dos meios de pagamento em um único equipamento; Falar sobre ECF’s e suas funcionalidades, suprimentos apropriados, terminais de entrada de dados para restaurantes, lojas com cartão de consumo, acompanhamento de serviços e etc, e também dos meios de pagamento em cartões de débito e crédito, utilizando pinpads únicos, transações via celular, etc

22 Monitores Touch Screen

23 RFID

24 Futuro – Self Checkout

25 Sistemas de Retaguarda
Pedidos de Compra Vendas Estoque Bancos Contas a Pagar e Receber

26 Retaguarda Bancos de Dados (MS SQL, Oracle, Informix, MySQL, etc);
Integração online com checkouts; Integração online com fornecedores (EDI); Integração com sistemas bancários; Conciliação eletrônica de transações de meios de pagamento; Falar a importância da qualidade do banco de dados e sobre a integração da frente de loja com as rotinas de retaguarda e se possível de integrações online, facilidade de alimentação de dados tais como EDI com fornecedores, leitura de XML de NFe para automatizar a digitação de Notas, integrações com bancos padrão CNAB para contas a receber e a pagar, com cartões de crédito e arquivos de conciliação.

27 Retaguarda Ferramentas de criação de consultas e relatórios pelo usuário; Bases de dados Olap (On-line Analytical Processing), visando análise de grande volume de dados; Meios de comunicação apropriados (redes privadas tipo Frame Relay, MPLS, VPN/IP, etc); Falar sobre Bases Olap e cubos de dados e BI, além de estrutura de comunicação adequada ao negócio

28 Automação Comercial Facilidades Comuns
Facilidade de Auditoria (Ex. rastreabilidade de operações); Segregação de funções – Permitindo total controle de acesso para as transações do sistema. Personalização por usuário; Falar sobre a importância da rastreabilidade das operações, visando identificar a “ação <–> operador”; falar sobre a segregação de funções visando dar acesso apenas ao que o funcionário necessita para a função, evitando transações indevidas. Finalizar comentando Personalização por usuário.

29 Automação Comercial Facilidades Comuns
Consistência de campos em tempo de aquisição de dados (verificação antes da incorporação no banco de dados). Ex. códigos de municípios, CFOP’s, etc Tais consistências muitas vezes acabam sendo inter campos - ex. CFOP do estado da filial com fornecedor de outro; Help online, sensível ao contexto e manuais apropriados; Falar sobre a importância da correta informação no momento do lançamento, inclusive efetuando cruzamento desses no ato da inserção. Finalizar falando de helps e manuais para facilitar a consulta e aprendizagem de novos usuários.

30 Algumas Funcionalidades Essenciais – Sistemas de Gestão
Dizer que pela falta de tempo iremos comentar apenas alguns pontos de sistemas de gestão, tais como estoque e CP/CR

31 Estoque - Algumas Funcionalidades Essenciais
Controles de inventários mensais e rotativos; Históricos completos com todos os custos e datas de eventos; Composições de produtos de entrada e saída para facilitar a movimentação; Identificação clara do tipo de movimentação (compra, bonificação, venda, perda, consumo, etc) Falar sobre inventários rotativos de produtos escolhidos e aleatórios, histórico de preços de custo bruto, custo líquido, preço médio, preço de venda, etc. Falar soblre composição e componentes de entrada e saída e tipos de movimentação do estoque.

32 Retaguarda – Estoque Funcionalidades Essenciais
Categorização hierárquica para permitir Gerenciamento por Categorias; Controles de níveis de estoque com determinações dinâmicas – baseados em vendas e sazonalidade; Sugestão e controle de pedidos de compra, se possível incluindo técnicas de leilão reverso (para grandes quantidades de itens); Falar sobre técnicas atuais de gerenciamento por categorias, controles dinâmicos de itens e técnicas de compras

33 Financeiro - Algumas Funcionalidades Essenciais
Informação de vencimentos a partir da emissão do pedido (previsão futura de caixa) – Fluxo de caixa completo; Integração com sistemas bancários para o caso de envio e recebimento de boletos; Contas específicas de cartões de crédito vindas desde a venda e com os descontos e datas de pagamento considerados; Falar sobre fluxo de caixa desde a emissão do pedido / receb. da mercadoria. Mencionar importância para relatórios DRE. Comentar integração CNAB de envio e recebimento de info de boletos e contas de cartões com entradas e valores já ajustados.

34 Financeiro - Algumas Funcionalidades Essenciais
Desejável ferramentas de previsão de despesas e receitas (orçamento e metas de vendas), com acompanhamento diário; Relatórios de Resultado Gerenciais – DRE, valorização do negócio, variações de ativos, etc; Falar sobre previsão e acompanhamento e que isso pode ser amplamente facilitado com sistemas integrados, onde cada venda reflete diretamente nesses sistemas.

35 Cuidados necessários na aquisição de:
Software Hardware Serviços

36 Fornecedor de Software
Conhecimento do negócio - Especialista Atualizações tecnológicas constantes; Atualizado com a legislação em todos os estados; Parceria nas soluções (implementações de necessidades coletivas); Suporte em todos os níveis; Equipe de treinamento; Falar sobre as caracteristicas do fornecedor... De preferência ser um especialista do segmento, com equipe de desenvolvimento atuante; com facilidades para a implementação de rotinas para atender as necessidades do seu negócio e de preferência de forma genérica para garantir continuidade da solução. Falar também da necessidade de boas equipes de suporte e treinamento.

37 Fornecedores de Hardware
Domínio Tecnológico; Uso de tecnologias consagradas e preferencialmente não proprietárias; Robustez de equipamentos (alto MTBF); Rede de assistência técnica ágil e confiável Preferência para atendimento “on site” para o período de garantia; Que seja também um especialista do segmento, mas que sempre que possível se utilize tecnologias standards de mercado para minimizar custos e facilitar a manutenção. Falar também sobre a necessidade de alto MTBF e redes de assistência técnica bastante ramificadas, ágeis e confiáveis. Finalizar falando de garantias “on site”, garantias estendidas, etc

38 Consulte relação de associados Afrac

39 Vamos conversar um pouco...
Perguntas e Respostas Vamos conversar um pouco...

40 Muito Obrigado! Edgard de Castro
Abrir a apresentação falando que o foco da palestra é a utilização da automação do varejo como ferramenta fundamental para uma solução eficiente de gestão. Edgard de Castro


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