A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS REVOLUÇÕES INGLESAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS REVOLUÇÕES INGLESAS"— Transcrição da apresentação:

1 AS REVOLUÇÕES INGLESAS

2 DINASTIA TUDOR ELIZABETH I DAVA-SE BEM COM O PARLAMENTO, MAS NÃO DEIXOU HERDEIROS. SEU PRIMO, JAIME I, ASSUMIU O TRONO APÓS SUA MORTE E, DEPOIS, SEU FILHO, CARLOS I TORNOU-SE REI DA INGLATERRA.

3 JAIME I DISSOLVEU O PARLAMENTO VÁRIAS VEZES E TENTOU IMPLANTAR O ABSOLUTISMO. PERSEGUIU VÁRIAS RELIGIÕES, INCLUSIVE CATÓLICOS E PURITANOS. DURANTE O SEU GOVERNO, MUITOS INGLESES FORAM PARA A AMÉRICA DO NORTE.

4 JAIME I

5 CARLOS I COM A MORTE DE JAIME I, SEU FILHO, CARLOS I, ASSUMIU O TRONO.
EM 1628 O PARLAMENTO IMPÔS A CARLOS I A "PETIÇÃO DE DIREITOS", DETERMINANDO QUE IMPOSTOS, PRISÕES, JULGAMENTOS E CONVOCAÇÕES DO EXÉRCITO SOMENTE PODERIAM SER EXECUTADOS APÓS APRECIAÇÃO E AUTORIZAÇÃO PARLAMENTAR. CARLOS I REAGIU, DISSOLVENDO O PARLAMENTO E GOVERNANDO DE FORMA ABSOLUTISTA.

6 GUERRA CIVIL CABEÇAS-REDONDAS:
LIDERADOS POR OLIVER CROMWELL, ERAM CONTRÁRIOS AO REI. ERAM PURITANOS. CAVALEIROS: GRUPO FORMADO PELA NOBREZA, PELO CLERO ANGLICANO E PELA RICA BURGUESIA LONDRINA, PARTIDÁRIOS DO REI. ERAM ANGLICANOS.

7 REVOLUÇÃO PURITANA OLIVER CROMWELL LIDERA OS CABEÇAS-REDONDAS QUE PRENDEM E JULGAM O REI CARLOS I.

8 OS PURITANOS

9 REALEZA INGLESA

10 REI CARLOS I É DECAPITADO

11 REPÚBLICA PURITANA OLIVER CROMWELL GOVERNOU DE 1649 A 1658.
BURGUESIA PASSOU A TER MAIS INFLUÊNCIA SOBRE AS DECISÕES POLÍTICAS. CRIOU OS ATOS DE NAVEGAÇÃO (1651). LORDE PROTETOR DA INGLATERRA.

12 QUEM FOI OLIVER CROMWELL
Estadista inglês (25/4/1599-3/9/1658). Nasce em Huntingdon, filho de um proprietário rural, e recebe educação muito religiosa. Elege-se para o Parlamento em Em1629, o rei Carlos I dissolve o Parlamento e implanta um governo absolutista que dura 11 anos. Em 1645 marcha sobre Londres para persuadir Carlos I a aceitar um governo regido pela Constituição. Não há acordo e uma guerra civil acontece, terminando com a execução do rei em A Inglaterra torna-se uma república e Cromwell, presidente do Conselho de Estado, braço executivo do Parlamento. Morre em Londres e é enterrado na Abadia de Westminster. É sucedido pelo filho Richard, que governa até Depois da restauração da monarquia, em 1660, seus restos são transferidos para Tyburn, onde eram executados os criminosos.

13 OS CROMWELL OLIVER RICARDO

14 RICARDO CROMWELL NÃO FICA MAIS DE OITE MESES NO PODER.
NÃO TINHA A MESMA HABILIDADE POLÍTICA DO PAI. O PARLAMENTO DECIDO PELO RETORNO DOS STUART.

15 O RETORNO DOS STUART JAIME II CARLOS II

16 OS GOVERNOS DE CARLOS II E JAIME II
Tendo seus poderes limitados pela ação parlamentar, o rei Carlos II mantinha relações políticas com o rei francês Luis XIV, um dos mais poderosos reis absolutistas da Europa. Em 1685, o rei Carlos II faleceu e seu irmão, Jaime II, chegou ao trono. Sendo fiel ao catolicismo, Jaime II tentou ampliar seus poderes e beneficiar a população católica da Inglaterra. Maria Stuart, filha de Jaime II, foi convocada a comparecer ao Parlamento. Nessa reunião, os parlamentares tramaram a ascensão de Guilherme de Orange, governador das Províncias Unidas (Holanda) e marido de Maria Stuart, para assumir o trono inglês. Acuado com o golpe do parlamento, o rei Jaime II buscou refúgio na França.. 

17 A REVOLUÇÃO GLORIOSA

18 GUILHERME DE ORANGE DESEMBARCA NA INGLATERRA(1688)

19 COROAÇÃO DE GUILHERME DE ORANGE

20 DECLARAÇÃO DE DIREITOS
LIMITAÇÃO DO PODER REAL. A LEI PASSA A ESTAR ACIMA DO REI. MONARQUIA CONSTITUCIONAL.

21 ILUMINISMO

22 IDEIAS ILUMINISTAS Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé. 

23 DIDEROT E D’ALEMBERT: A PRIMEIRA ENCICLOPÉDIA
"A simplicidade é a consequência natural da elevação dos sentimentos.“ (D’ALEMBERT)

24 JOHN LOCKE Onde não há lei, não há liberdade. John Locke
As novas opiniões são sempre suspeitas e geralmente opostas, por nenhum outro motivo além do fato de ainda não serem comuns.

25 MONTESQUIEU Liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite.
Barão de Montesquieu A amizade é um contrato segundo o qual nos comprometemos a prestar pequenos favores para que no-los retribuam com grandes.

26 ROUSSEAU A fingida caridade do rico não passa, da sua parte de mais um luxo; ele alimenta os pobres como cães e cavalos. Jean Jacques Rousseau A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.

27 VOLTAIRE Deus me defende dos amigos, que dos inimigos me defendo eu.
Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

28 ADAM SMITH A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes. Adam Smith O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção.

29 QUESTÕES DE VESTIBULAR

30 UNITAU Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa correta: DECLARAÇÃO DOS DIREITOS (1689) 1. Que o pretenso direito da autoridade real de suspender as leis ou a sua execução... é ilegal; 2. Que o pretenso direito da autoridade real de se dispensar das leis ou da sua execução... é ilegal;... 4. Que qualquer levantamento de dinheiro para a Coroa ou para seu uso... sem o consentimento do Parlamento... é ilegal;... 6. Que o recrutamento e a manutenção de um exército no reino, em tempo de paz, sem o consentimento do Parlamento, é ilegal;... 8. Que as eleições dos membros do Parlamento devem ser livres;... 13. Que para remediar todos os agravos, e para a alteração, ratificação e observação das leis, o Parlamento deve ser freqüentemente reunido...

31 Ocorrida na Inglaterra, entre 1688 e 1689, a Revolução Gloriosa teve como conseqüência:
a) a restauração da dinastia Stuart e a vitória da burguesia liderada por Oliver Cromwell, que proclamou a República Puritana na Inglaterra. b) a implantação de um regime de governo monárquico que submetia o soberano inglês ao Parlamento, em substituição ao Absolutismo Monárquico. c) a supremacia política e administrativa da aristocracia senhorial e feudal inglesa, com o advento dos Atos de Navegação. d) a declaração dos direitos universais do homem e do cidadão, bem como a proibição da escravidão em todas as possessões inglesas. e) o confronto entre o absolutismo da dinastia Stuart e as idéias do Parlamento, dando início ao único período republicano da história da Inglaterra.

32 PUC-RIO (2002) Analise as afirmativas abaixo referentes ao Iluminismo:
I - Muitas das idéias propostas pelos filósofos iluministas são, hoje, elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental. II - O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase conferida à razão, entendida como inerente à condição humana. III - Diversos pensadores iluministas conferiram uma importância central à educação enquanto instrumento promotor da civilização. IV - A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito incontestável de todo ser humano. Assinale: (A) se apenas a afirmativa II estiver correta. (B) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.  (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.


Carregar ppt "AS REVOLUÇÕES INGLESAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google