A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA Aplicações desenvolvidas no ITA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA Aplicações desenvolvidas no ITA."— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA Aplicações desenvolvidas no ITA

2 Tráfegos Aéreos Desconhecidos Problema: nem todo tráfego desconhecido pode ser interceptado (recursos limitados). Porém, são registrados em um banco de dados. O grande volume de informações dificulta a análise.

3 Mineração de dados aplicada ao estudo do perfil de tráfegos aéreos desconhecidos. Utilizou-se algoritmos genéticos para identificar padrões de vôo como altura, horário, rota e buscar possíveis relacionamentos. PRIMEIRA ABORDAGEM

4 Aplicação de algoritmos de agrupamento para análise de tráfegos em SIG. Utilizou-se algoritmos de agrupamento para a definição de padrões utilizando as informações do Banco de Dados Geográficos (INPE). Assim, é possível a identificação de pistas de pouso, decolagem e pontos de reabastecimento. SEGUNDA ABORDAGEM

5 Simulação - treinamento Problema: integrar simuladores de vôo independentes e em regiões geográficas distintas.

6 Abordagem Ambiente virtual distribuído – auxílio ao desenvolvimento de táticas da aviação de combate. Tecnologia que possibilita a simulação de um cenário completo e integrado, favorecendo o desenvolvimento de doutrinas e operações virtuais.

7 Simulação – Jogos de Guerra Problema: Ausência de ferramentas de treinamento e desenvolvimento de estratégias e tomada de decisões em ambientes complexos.

8 Abordagem Uso do processo unificado para o desenvolvimento de sistemas de jogos de guerra na Força Aérea Brasileira. Utilização de lógica fuzzy, modelos estatísticos e base de dados para aproximação do modelo simplificado ao cenário real, possibilitando simulação para ações de Comando e Controle e análise de estratégias.

9 Classificação de ameaças Problema: Como classificar as ameaças no ambiente marítimo, tendo informações imprecisas.

10 Abordagem Modelo para apoio à decisão no processo de classificação de unidades móveis no ambiente marítimo. Utilizando-se informações radar e a experiência de controladores na análise do comportamento das embarcações (movimentos, velocidade) possibilitando estimar-se o tipo de ameaça.

11 Segurança Orgânica Problema: Otimização de recursos de vigilância em áreas sensíveis.

12 Abordagem Determinação de pontos de observação para alocação de meios de segurança. Utilização de grafo de caminho mínimo para assegurar cobertura entre os meios e algoritmos genéticos para maximizar a cobertura.

13 Comando e Controle Problema: Como definir quais alvos devem ser neutralizados de forma a empregar a menor quantidade de recursos e tempo de operação.

14 Abordagem Emprego de redes bayesianas na seleção de alvos sob o enfoque de Operações Baseadas em Efeitos. O objetivo é fazer com que o ciclo decisório seja eficaz (acerto nas decisões) e eficiente (rapidez nas decisões), sempre buscando a relação causa-efeito.

15 RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE MODULAÇÃO DIGITAL DE SINAIS DE COMUNICAÇÕES Problema de processamento de sinais relacionado ao campo das comunicações. Passo intermediário entre a interceptação do sinal e a recuperação da informação. Ambiente de comunicações não-cooperativo. Objetivo: –Classificação dos Sinais Digitais (ASK2, ASK4, FSK2, FSK4, PSK2 e PSK4), para posterior demodulação

16 RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE MODULAÇÃO DIGITAL DE SINAIS DE COMUNICAÇÕES Classificação baseada em redes neurais MLP: –Conjunto de unidades computacionais; –Topologia da rede definida pelos pesos W; –Regra de aprendizagem para a modificação dos pesos.

17 RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE MODULAÇÃO DIGITAL DE SINAIS DE COMUNICAÇÕES Classificação baseada em Máquinas de Vetor de Suporte SVM: Utilização de hiperplanos ótimos para a classificação binária. Utilização do algoritmo One-Against-One para classificação multiclasse.

18 Comunicação Segura OBJETIVO: Substituição do Algoritmo do Data Link do SIVAM

19 TELECOMUNICAÇÃO SEGURA COMUNICAÇÃO SEGURA: COMSEC Proteção contra Interceptação CRIPTOGRAFIA CRIPTOGRAFIA TRANSMISSÃO SEGURA: COMSEC/TRANSEC Proteção contra Jamming ESPALHAMENTO PECTRAL ESPALHAMENTO PECTRAL

20 PRINCÍPIO DE COMUNICAÇÃO SEGURA

21 COMSEC CRIPTOGRAFIA – Cifragem de fluxo utilizando combinação de registradores de deslocamento lineares e não lineares (algoritmo).

22 COMSEC / TRANSEC Espalhamento espectral salto em freqüência utilizando combinação de registradores lineares e não lineares (algoritmo) No início da Segunda Grande Guerra a atriz Hedy Lamarr, patenteou um Sistema de Comunicação para controlar torpedos usando salto em freqüência;

23 COMSEC/TRANSEC – Salto em Freqüência

24 Estas são algumas de nossas pesquisas para o Comando da Aeronáutica Prof. Cairo L Nascimento Jr. Prof. Waldecir J. Perrella


Carregar ppt "INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA Aplicações desenvolvidas no ITA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google