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INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA Aplicações desenvolvidas no ITA

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Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA Aplicações desenvolvidas no ITA"— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA Aplicações desenvolvidas no ITA

2 Tráfegos Aéreos Desconhecidos
Problema: nem todo tráfego desconhecido pode ser interceptado (recursos limitados). Porém, são registrados em um banco de dados. O grande volume de informações dificulta a análise. Problema: Nem todo tráfego desconhecido é interceptado. Porém, são registrados junto a um banco de dados. Os dois trabalhos de pesquisa tinham como objetivo identificar padrão de operação desses tráfegos, sendo que o segundo aliou as informações do banco de dados a um sistema de informações geográficas. O primeiro utilizou algoritmos genéticos com o intuito de identificar padrões de altura, horário, rota. O segundo utilizou algoritmos de agrupamento (K-means) e confrontava essas informações com um Banco de Dados Geográfico (INPE). Possibilitava identificar pistas de pouso, decolagem, pontos de reabastecimento.

3 PRIMEIRA ABORDAGEM Mineração de dados aplicada ao estudo do perfil de tráfegos aéreos desconhecidos. Utilizou-se algoritmos genéticos para identificar padrões de vôo como altura, horário, rota e buscar possíveis relacionamentos. Problema: Nem todo tráfego desconhecido é interceptado. Porém, são registrados junto a um banco de dados. Os dois trabalhos de pesquisa tinham como objetivo identificar padrão de operação desses tráfegos, sendo que o segundo aliou as informações do banco de dados a um sistema de informações geográficas. O primeiro utilizou algoritmos genéticos com o intuito de identificar padrões de altura, horário, rota. O segundo utilizou algoritmos de agrupamento (K-means) e confrontava essas informações com um Banco de Dados Geográfico (INPE). Possibilitava identificar pistas de pouso, decolagem, pontos de reabastecimento.

4 SEGUNDA ABORDAGEM Aplicação de algoritmos de agrupamento para análise de tráfegos em SIG. Utilizou-se algoritmos de agrupamento para a definição de padrões utilizando as informações do Banco de Dados Geográficos (INPE). Assim, é possível a identificação de pistas de pouso, decolagem e pontos de reabastecimento. Problema: Nem todo tráfego desconhecido é interceptado. Porém, são registrados junto a um banco de dados. Os dois trabalhos de pesquisa tinham como objetivo identificar padrão de operação desses tráfegos, sendo que o segundo aliou as informações do banco de dados a um sistema de informações geográficas. O primeiro utilizou algoritmos genéticos com o intuito de identificar padrões de altura, horário, rota. O segundo utilizou algoritmos de agrupamento (K-means) e confrontava essas informações com um Banco de Dados Geográfico (INPE). Possibilitava identificar pistas de pouso, decolagem, pontos de reabastecimento.

5 Simulação - treinamento
Problema: integrar simuladores de vôo independentes e em regiões geográficas distintas. Tecnologia que busca a integração de simuladores locais num ambiente completo, onde seria possível que os pilotos treinassem nos seus simuladores locais, cada um num ambiente geográfico diferente, e esse treinamento pudesse ser utilizado dentro de um cenário de comando: operação virtual. Além disso, técnicas envolvendo diversas aviações (caça e reabastecimento, por exemplo) poderiam ser testadas previamente nos simuladores.

6 Abordagem Ambiente virtual distribuído – auxílio ao desenvolvimento de táticas da aviação de combate. Tecnologia que possibilita a simulação de um cenário completo e integrado, favorecendo o desenvolvimento de doutrinas e operações virtuais. Tecnologia que busca a integração de simuladores locais num ambiente completo, onde seria possível que os pilotos treinassem nos seus simuladores locais, cada um num ambiente geográfico diferente, e esse treinamento pudesse ser utilizado dentro de um cenário de comando: operação virtual. Além disso, técnicas envolvendo diversas aviações (caça e reabastecimento, por exemplo) poderiam ser testadas previamente nos simuladores.

7 Simulação – Jogos de Guerra
Problema: Ausência de ferramentas de treinamento e desenvolvimento de estratégias e tomada de decisões em ambientes complexos. Simulação para ações de Comando e Controle e análise de estratégias.

8 Abordagem Uso do processo unificado para o desenvolvimento de sistemas de jogos de guerra na Força Aérea Brasileira. Utilização de lógica fuzzy, modelos estatísticos e base de dados para aproximação do modelo simplificado ao cenário real, possibilitando simulação para ações de Comando e Controle e análise de estratégias. Simulação para ações de Comando e Controle e análise de estratégias. A maior dificuldade é aproximar o modelo de simulação ao cenário real.

9 Classificação de ameaças
Problema: Como classificar as ameaças no ambiente marítimo, tendo informações imprecisas. A força da Lógica Fuzzy deriva da sua habilidade em inferir conclusões e gerar respostas baseadas em informações vagas, ambíguas e qualitativamente incompletas e imprecisas. Por isso, a Lógica Fuzzy provêm a base para a geração de técnicas poderosas para a solução de problemas, com uma vasta aplicabilidade, especialmente, nas áreas de controle e tomada de decisão.

10 Abordagem Modelo para apoio à decisão no processo de classificação de unidades móveis no ambiente marítimo. Utilizando-se informações radar e a experiência de controladores na análise do comportamento das embarcações (movimentos, velocidade) possibilitando estimar-se o tipo de ameaça. A força da Lógica Fuzzy deriva da sua habilidade em inferir conclusões e gerar respostas baseadas em informações vagas, ambíguas e qualitativamente incompletas e imprecisas. Por isso, a Lógica Fuzzy provêm a base para a geração de técnicas poderosas para a solução de problemas, com uma vasta aplicabilidade, especialmente, nas áreas de controle e tomada de decisão.

11 Problema: Otimização de recursos de vigilância em áreas sensíveis.
Segurança Orgânica Problema: Otimização de recursos de vigilância em áreas sensíveis. Otimização de meios de vigilância para cobertura de áreas sensíveis. Possível aplicação de Algoritmos Genéticos.

12 Abordagem Determinação de pontos de observação para alocação de meios de segurança. Utilização de grafo de caminho mínimo para assegurar cobertura entre os meios e algoritmos genéticos para maximizar a cobertura. Otimização de meios de vigilância para cobertura de áreas sensíveis. Possível aplicação de Algoritmos Genéticos.

13 Comando e Controle Problema: Como definir quais alvos devem ser neutralizados de forma a empregar a menor quantidade de recursos e tempo de operação. As estruturas de Comando e Controle buscam a análise das várias informações para tomadas de decisão e o acompanhamento das ações emanadas. O objetivo é fazer com que o ciclo decisório seja eficaz (acerto nas decisões) e eficiente (rapidez nas decisões).

14 Abordagem Emprego de redes bayesianas na seleção de alvos sob o enfoque de Operações Baseadas em Efeitos. O objetivo é fazer com que o ciclo decisório seja eficaz (acerto nas decisões) e eficiente (rapidez nas decisões), sempre buscando a relação causa-efeito. As estruturas de Comando e Controle buscam a análise das várias informações para tomadas de decisão e o acompanhamento das ações emanadas. O objetivo é fazer com que o ciclo decisório seja eficaz (acerto nas decisões) e eficiente (rapidez nas decisões).

15 RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE MODULAÇÃO DIGITAL DE SINAIS DE COMUNICAÇÕES
Problema de processamento de sinais relacionado ao campo das comunicações. Passo intermediário entre a interceptação do sinal e a recuperação da informação. Ambiente de comunicações não-cooperativo. Objetivo: Classificação dos Sinais Digitais (ASK2, ASK4, FSK2, FSK4, PSK2 e PSK4), para posterior demodulação As estruturas de Comando e Controle buscam a análise das várias informações para tomadas de decisão e o acompanhamento das ações emanadas. O objetivo é fazer com que o ciclo decisório seja eficaz (acerto nas decisões) e eficiente (rapidez nas decisões).

16 Classificação baseada em redes neurais MLP:
RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE MODULAÇÃO DIGITAL DE SINAIS DE COMUNICAÇÕES Classificação baseada em redes neurais MLP: Conjunto de unidades computacionais; Topologia da rede definida pelos pesos W; Regra de aprendizagem para a modificação dos pesos. Multilayer Perceptron

17 RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE MODULAÇÃO DIGITAL DE SINAIS DE COMUNICAÇÕES
Classificação baseada em Máquinas de Vetor de Suporte SVM: Utilização de hiperplanos ótimos para a classificação binária. Utilização do algoritmo One-Against-One para classificação multiclasse. Aplicação SVN é recente em reconhecimento de padrões

18 Comunicação Segura OBJETIVO: Substituição do Algoritmo do Data Link do SIVAM
As estruturas de Comando e Controle buscam a análise das várias informações para tomadas de decisão e o acompanhamento das ações emanadas. O objetivo é fazer com que o ciclo decisório seja eficaz (acerto nas decisões) e eficiente (rapidez nas decisões).

19 TELECOMUNICAÇÃO SEGURA
COMUNICAÇÃO SEGURA: COMSEC Proteção contra Interceptação CRIPTOGRAFIA TRANSMISSÃO SEGURA: COMSEC/TRANSEC Proteção contra Jamming ESPALHAMENTO PECTRAL As estruturas de Comando e Controle buscam a análise das várias informações para tomadas de decisão e o acompanhamento das ações emanadas. O objetivo é fazer com que o ciclo decisório seja eficaz (acerto nas decisões) e eficiente (rapidez nas decisões).

20 PRINCÍPIO DE COMUNICAÇÃO SEGURA

21 COMSEC CRIPTOGRAFIA – Cifragem de fluxo utilizando combinação de registradores de deslocamento lineares e não lineares (algoritmo).

22 COMSEC / TRANSEC Espalhamento espectral salto em freqüência utilizando combinação de registradores lineares e não lineares (algoritmo) No início da Segunda Grande Guerra a atriz Hedy Lamarr, patenteou um Sistema de Comunicação para controlar torpedos usando salto em freqüência;

23 COMSEC/TRANSEC – Salto em Freqüência

24 Estas são algumas de nossas pesquisas para o Comando da Aeronáutica
Prof. Cairo L Nascimento Jr. Prof. Waldecir J. Perrella


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