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REvolution AI Engine Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco.

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1 REvolution AI Engine Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco

2 Roteiro Introdução Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

3 Motivação Atraso em relação às demais áreas Gráfica, Física, Áudio... IA é fator crítico para sucesso de um jogo Propósitos Acadêmicos Pesquisa pioneira Identificar padrões e requisitos Projetar arquitetura

4 IA versus Game IA IA Tradicional Programas que emulam ações e comportamentos humanos. IA para Jogos Código dentro de um jogo que controla de forma computacional os agentes para que esses aparentem tomar decisões inteligentes.

5 Roteiro Introdução Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

6 Gêneros de Jogos São os vários estilos de jogos existentes Problemas Identificar padrões Generalizar Abordagem Pesquisar gêneros para identificar técnicas mais comuns RPG Adventure Estratégia FTPS Plataforma Esportes Simulação Corrida Luta

7 Gêneros de Jogos Máquina de Estados Lógica Nebulosa Sistema de Mensagens Sistema de Script Data-Driven Systems Planejamento IA Hierárquica Algoritmos Genéticos Sistema de Informação Baseado na Localização Rede Bayesiana Rede Neural Técnicas Associadas

8 Gêneros de Jogos Outras técnicas Sistema de Navegação Blackboard Aprendizagem

9 Roteiro Introdução Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

10 Não existem motores específicos de IA para jogos Evolução Gráfica Física Áudio.... IA Motores de IA Motor de Jogos

11 Motores de IA Pesquisa dos motores existentes Motores de Jogos Análise Comparativa Abrangência Custo Unreal Engine 3 Source Engine Reality Engine CryEngine Torque Game Engine

12 Sistema de Mensagens Máquina de Estados Finitos Análise Comparativa Abrangência Unreal Engine 3 Source Engine Reality Engine CryEngine Torque Game Engine Data-Driven System Sistema de Script Máquina de Estados Finitos Sistema de Navegação Data-Driven System Sistema de Mensagens Máquina de Estados Finitos Sistema de Navegação Sistema de Script Máquina de Estados Finitos Sistema de Navegação Sistema de Script

13 Análise Comparativa Abrangência Unreal Engine 335,3% Source Engine35,3% Reality Engine23,5% CryEngine11,7% Torque Game Engine5,8% Média22,3%

14 Custo Todos são proprietários! Impossibilidade de adquirir e publicar valores Disponíveis somente através de NDA Análise Comparativa

15 Roteiro Introdução Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

16 REvolution AI Engine Propósito de reunir as técnicas pesquisadas em um único lugar. Abordar todos os gêneros.

17 Requisitos Escopo Máquina de Estados Sistema de Navegação Sistema de Mensagens IA Hierárquica Blackboard Sistema de Informação Baseado na Localização Algoritmos Genéticos Redes Neurais Aprendizagem Escopo Negativo Lógica Nebulosa Data-Driven Systems Sistema de Script Planejamento Rede Bayesiana

18 Projeto da Arquitetura Características Estrutura Modular Responsabilidades bem-definidas Extensibilidade Modelagem Regra KISS Projeto Distribuído da IA

19 Modelagem do Agente Ambiente Sensores Atuadores Camada de Percepção / Eventos Camada de Comportamento Camada de decisão de curto prazo Camada de decisão de longo prazo Camada de Animação Camada de Movimentação Agente

20 Modelagem do Motor Ambiente Escalonador Sistema de Informação Baseado na Localização Agente 1 Agente 2 Agente 3

21 Arquitetura Arquitetura em módulos Sistema Multiagentes Agente Comportamento Sistema de Tempo Real

22 Sistema Multiagentes Fundamentado na Arquitetura do JADE

23 Agente

24 Comportamentos

25 Sistema de Tempo Real Abordagem de Melhor Esforço

26 Roteiro Introdução Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

27 Conclusões Importância da utilização de motores Contribuições Pesquisa na área Modelagem e Arquitetura (Abordagem de 70,95%) Dificuldades Área pouco explorada Diversidade Multidisciplinaridade

28 Trabalhos Futuros Modelagem e arquitetura dos demais requisitos Finalizar implementação Analisar performance União com motor gráfico

29 Considerações Finais Propósito desse trabalho Primeiro passo no desenvolvimento de um motor Comprovar a viabilidade do desenvolvimento de um motor de IA

30 Perguntas

31 REvolution AI Engine Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco


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