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Tópicos Especiais I: Engines Engines 3D 1º Semestre 2010 > PUCPR > Pós Jogos Bruno C. de Paula.

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1 Tópicos Especiais I: Engines Engines 3D 1º Semestre 2010 > PUCPR > Pós Jogos Bruno C. de Paula

2 Resumo Vamos conhecer os componentes de uma engine 3D e algumas opções de engine

3 O que É uma game engine? 3 2/11/2013 Conjunto de programas e / ou bibliotecas cujo objetivo é facilitar o desenvolvimento de mais de um jogo

4 Principais componentes de uma engine 4 2/11/2013

5 Engine Core Núcleo da engine; Complexidade alta; Interface com o Sistema Operacional, OpenGL, DirectX; Renderização dos itens gráficos; Implementação dos algoritmos e técnicas de: Visibilidade (culling); Detecção de colisão; Movimentação de Camera; Sistemas de Partículas; Iluminação; Física /11/2013

6 SDK Software Developers Kit Biblioteca associada ao engine core; Complexidade média; Altera o comportamento da engine; O SDK é o portão de acesso à engine; Cada engine possui um SDK diferente; 6 2/11/2013

7 Linguagens de Script Complexidade deve ser média ou baixa; A lógica do jogo e suas regras devem ser representadas de maneira independente do core; Linguagens comuns: Lua; Lua JavaScript; Python; Python UnrealScript. UnrealScript 7 2/11/2013

8 Editor de Níveis Permite o posicionamento dos modelos 3D em uma cena; Criação de gatilhos (triggers); Associação entre scripts e triggers; Idealmente deve permitir alterações em runtime; Cada vez mais importante em uma engine; 8 2/11/2013

9 Builders Operações de pré- processamento de cena: Lightmap; Heightmap; Pathfinding;... Geralmente integrado ao level editor. 9 2/11/2013

10 Importadores / Exportadores Integração com ferramentas de: Som; Video; Texturas: Photoshop; GIMP; Modelos 3D e animação: Maya; 3DS; Blender; 10 2/11/2013

11 Engine Core/SDK > Level Editor 11 2/11/2013 Tendência das engines atuais! Engine Core / SDK < Level Editor

12 Exemplos de Engines Lista com 300 opções! Open Source: OGRE; OGRE Irrlicht; Irrlicht Panda3D; Panda3D Comerciais: Torque Game Engine; Torque Game Engine UDK; UDK Unity 3D. 12 2/11/2013

13 OGRE: Object-oriented Graphics Rendering Engine C++; Open Source; É, principalmente, um motor de renderização!; Grande Comunidade. 13 2/11/2013 Mulver TorchlightTorchlight – Runic Games

14 Irrlicht C++; Open Source; Scripting em Lua; Engine de Renderização; irrKLang: Excelente Motor sonoro; irrKLang irrEdit: Editor de níveis; irrEdit 14 2/11/2013 Lexventure Lexventure - Interama Shards Shards (iPhone) - Couchworld

15 Panda3D Disney / CMU; Scripting em Python; Open Source; C++ / Python; Bons conversores; Ótima documentação; Execução também no navegador; 15 2/11/2013 ToonTown ToonTown – Disney / Terra Pirates of Caribbean Online Pirates of Caribbean Online - Disney

16 Torque US$ 1000; Jogos para console; Editor de mundos bastante poderoso; Infraestrutura de rede; TorqueScript. 16 2/11/2013 And Yet Moves And Yet Moves (Steam) Broken Rules Penny Arcade Adventures

17 UDK Unreal Development Kit Solução completa e integrada; Engine mais usada no mundo; Gratuito para usos não comerciais; Paga (25% das vendas) para demais usos; Leia a licença!licença 17 2/11/2013

18 Por que é importante conhecermos algumas engines? Algumas engines são mais adaptadas para gêneros específicos: PopCap framework: puzzle; PopCap framework Se você for implementar uma engine é essencial conhecer os recursos de outras engines: Não reinvente a roda (som no World of Goo)! A troca de uma engine no meio de um projeto pode ser traumática. 18 2/11/2013

19 Conclusões A escolha de sua engine é um fator decisivo para o sucesso de seu jogo; Se você escolher fazer em casa não há nada de errado em conhecer seusconcorrentes; Apenas uma engine gráfica não é suficiente para criar seu jogo; Leia a licença antes de escolher sua engine; 19 2/11/2013 *


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