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Tópicos Especiais I: Engines Apresentação da Disciplina 1º Semestre 2010 > PUCPR > Pós Jogos Bruno C. de Paula.

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1 Tópicos Especiais I: Engines Apresentação da Disciplina 1º Semestre 2010 > PUCPR > Pós Jogos Bruno C. de Paula

2 Resumo da disciplina Vamos apresentar conceitos de engines utilizando a Engine Unity 3d

3 Objetivo 1 Introduzir os conceitos de arquitetura para desenvolver e/ou utilizar um engine 3D

4 Objetivo 2 Suporte aos trabalhos de conclusão de curso

5 O que É uma game engine? 5 13/1/2014 Conjunto de programas e / ou bibliotecas cujo objetivo é facilitar o desenvolvimento de mais de um jogo;

6 6 Quem sou eu? Bruno Campagnolo de Paula / /

7 7 13/1/2014 Por que estou aqui? Desenvolvo para Web desde 1998; Aulas na PUCPR desde 2003; Atuo na área de jogos desde 2004;

8 8 13/1/2014 Formação tradicional Engenheiro de Computação (PUCPR) ; Especialista em Jogos de Computador (Positivo) – 2003/2004; Mestre em Informática Aplicada (PUCPR) ; Desde 2006, Pesquisador do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) na divisão de Inteligência Artificial. Divisão de Inteligência Artificial

9 9 13/1/2014 Desenvolvimento para Web e Plataformas Sociais Inteligência Artificial Jogos e Simulações

10 Alguns jogos que participei Galaxis Farm (2010) / Galaxis Dream (2010) / Galaxis ? (2011): – versão BETA /1/2014

11 Alguns jogos que participei Eu, Robô Poeta SBIE 2009; Mostra de Artes SBGames 2009; Gerador de poesias /1/2014

12 Alguns jogos que participei Babel Promisance (2006/2007) Mestrado; Jogo Social de Estratégia usando planejamento baseado em casos; 12 13/1/2014

13 Evento de jogos que organizei: Global Game Jam 2010 (Curitiba) Global Game JamCuritiba 13 13/1/2014

14 Alguns jogos que participei Inferno (2004-5) na ContinuumContinuum 14 13/1/2014

15 15 13/1/2014 Quem são vocês? E qual é o motivo de estarem aqui? *

16 Formato da disciplina Aulas no laboratório (práticas); Material disponível em: 6 encontros / 5 sábados: 22/5/ Semana = 29/5/ Semanas = 12/6/ Semanas = 26/6/ Semana = 3/7/ horas aula por semana = 30 horas; 16 13/1/2014

17 17 13/1/2014 Cronograma sugerido Aula 01 – 22/5: Apresentação da Disciplina; Conceitos básicos sobre engines; Unity: Visão Geral; Proposta: Desenvolvimento de minigame; Aula 02 – 29/5: Definição do Ambiente e Técnicas de Colisão Aula 03 – 12/6: Animação, Física e Partículas Aula 04 – 26/6: Menu, Som e Detalhes Aula 05 – 3/7: Desenvolvimento do Projeto; Aula 06 – 3/7: Apresentação do Projeto.

18 18 Avaliação Proposta para cada parcial (pode mudar!) TrabalhosPesos Exercícios práticos propostos em Laboratório50% Projeto Final da Disciplina50%

19 19 Bibliografia básica Unity Game Development Essentials Unity Game Development Essentials Will Goldstone 2009

20 Bibliografia básica Tutorial de Unity no SBGames 2009: Tutorial de Unity no SBGames 2009 Erick Baptista Passos; José Ricardo da Silva Jr.; Fernando Emiliano Cardoso Ribeiro; Pedro Thiago Mourão /1/2014

21 21 Bibliografia básica Documentação do Unity Muito rica! Básico: Interface, Scripting e Videos BásicoInterface ScriptingVideos Tutoriais: Tutoriais Jogo de carro, Plataforma 3D, Plataforma 2D, FPS, Animação.Jogo de carroPlataforma 3DPlataforma 2D FPSAnimação Projetos Exemplo: Projetos Exemplo FPS, Customização de PersonagensFPSCustomização de Personagens Referência / Manual / Scripting Referência ManualScripting

22 Bibliografia complementar Andrew Glassner e outros, série Graphic Gems (I-V), EUA; Morgan Kaufmann, 1990 Mark DeLoura e outros, série Game Programming Gems (I-VI), EUA; Charles River Media, /1/2014


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