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Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos

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Apresentação em tema: "Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos"— Transcrição da apresentação:

1 Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos

2 Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos Características do Blender – Blender Foundation oficialmente criada em 2002 (em 1988 quando Ton Roosendaal co-fundou o estúdio de animação holandês NeoGeo). – Sem dúvidas, um dos maiores e mais reconhecidos projeto Open Source existentes. – Altamente modulável (scripts python) – Um concorrente de peso para ferramentas de alto nível como Maya e 3DMax quando à modelagem/rigging/uvmap e nas últimas versões ganhou o modo sculpt para fazer frente até mesmo ao poderoso ZBrush

3 Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos Características do Blender – Possui uma enorme variedade de scripts para exportação cobrindo vários formatos de arquivo padrões do mercado e até mesmo formatos proprietários (quase no mesmo nível do Milk Shape) – Estamos vivendo um momento crítico na história do Blender, devido a mudança brutal na organização da ferramenta (toda a interface gráfica está sendo alterada), por isso temos basicamente duas versões 2.49 e 2.5*

4 Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos Interface do Blender 2.49

5 Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos Interface do Blender 2.5*

6 Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos Opções de integração Blender x Unity – Trabalhar diretamente no arquivo.blend (formato padrão do Blender), ele reconhece praticamente tudo: meshes, câmeras, lâmpadas, emptys, materiais e animações – Exportar o arquivo no padrão FBX (reconhecendo praticamente as mesmas coisas do formato.blend). – Unity fica o tempo todo monitorando o diretório de trabalho em busca de sincronia dos objetos, e isso torna o processo com o Blender mais pesado, por isso o ideal é trabalhar com o formato.fbx sendo exportado a partir de um arquivo de origem

7 Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos Exportar para fbx é fácil !

8 Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos Unity não interpreta Shape Keys...

9 Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos E sim bones (Blender Armatures)

10 Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos A composição de um objeto – Um dos principais conceitos para se aprender é a maneira de trabalhar da Unity. Nela tudo é um objeto que pode ser composto por componentes. – Inspector Window deixa claro através da representação de que cada objeto contém componentes

11 Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos Programando para Unity using UnityEngine; using System.Collections; public class MeshColorPingPong : MonoBehaviour { private GameObject targetObject = null; public float duration = 1f; public String targetName = ; public bool Locked = false; public Color color1 = Color.grey; public Color color2 = Color.white; void Start() void Update() void FixedUpdate() void OnCollisionStay() void OnGUI() IEnumerator EmitirSom() public static int getPassoAtual() }

12 Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos O fluxo de criação

13 Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos Dicas importantes – Evite ao máximo perde a sincronia com o objeto de origem, manipule ele de forma a não ter parentesco entre objeto e script (cada situação deve ser bem estudada). – Cuide sempre com o polycount de seus objetos, principalmente quando rodar aplicações para plugin via WEB – Partículas são tentadoras, use-as com disciplina pois requerem grande poder de processamento – Terrenos na Unity geram uma quantidade grande de polígonos, se puder construa o terreno fora da ferramenta.

14 Global Game Jam – 2011 Criado por : Mauricio Cunha Integrando Blender e Unity na criação de jogos Por hoje é só !


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