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Finalização 1º Semestre 2010 > PUCPR > Pós Jogos Bruno C. de Paula.

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Apresentação em tema: "Finalização 1º Semestre 2010 > PUCPR > Pós Jogos Bruno C. de Paula."— Transcrição da apresentação:

1 Finalização 1º Semestre 2010 > PUCPR > Pós Jogos Bruno C. de Paula

2 Sumário Comentar sobre detalhes de desenvolvimento que não tiveram espaço neste curso; Responder a dúvidas comuns e dar dicas em geral para seus projetos; Fornecer material gratuito e fácil de usar para a prototipação rápida de seus jogos. Lembre-se: O Diabo está nos detalhes! Ou seja, a diferença entre um bom e um mau jogo pode ser mínima!

3 1) Como trabalhar com som? Componente Audio Listener: Funciona como microfone; Recebe o som de um ou mais componenetes do tipo Audio Source; Associado, geralmente, à Main Camera. Cada cena só pode ter 1 audio listener; Componente Audio Source: Toca um audio clip (3d ou não); Arquivos do tipo.aif,.wav,.mp3 e.ogg. 3 13/1/2014

4 Propriedade Audio Source Audio Clip: arquivo; Play On Awake: roda quando a cena inicia; Volume; Pitch: velocidade; Max / Min Volume: volume mínimo e máximo não importando a distância; Rolloff Factor: quanto maior, mas perto tem que se estar para ouvir o sim; Loop: repete ao chegar no fim. 4 13/1/2014

5 Scripts para som audio.Play(): toca um som; audio.Stop(): interrompe; audio.isPlaying: verifica se está tocando // Tocar som específico: var som : AudioClip; audio.clip = som; audio.Play(); Dica: ferramenta para criação de efeitos sonoros.ferramenta para criação de efeitos sonoros 5 13/1/2014

6 2) Multiplayer com o Unity? Sim, cliente-servidor construído em Unity Ver: mple-projects/networking-example mple-projects/networking-example iPhone Multiplayer Tutorial; iPhone Multiplayer Tutorial ** Excelente tutorial **. ** Excelente tutorial ** 6 13/1/2014

7 Servidor não precisa ser escrito no Unity Também pode usar outras infraestruturas como servidor: SmartFox; SmartFox Tutorial criação de ambientes multiusuário no Unity usando o SmartFox;Tutorial criação de ambientes multiusuário no Unity usando o SmartFox; Raknet: Raknet Interação com servidor C++; Outros: Photon, RedDwarf, NetDog,...PhotonRedDwarfNetDog 7 13/1/2014

8 Dicas para projeto Multiplayer Difícil de depurar, use duas instâncias do Unity ou o Web Player; Se o Unity for o servidor, garanta que ele rode em background (Edit > Project Settings > Player > Run in Background); Pode usar NAT (Network Address Translation); Projeto de jogo multiplayer não é simples! 8 13/1/2014

9 Abordagens para jogos em rede Authorative Server X Non-Authorative Server Maior processamento no servidor X confiança no cliente; Client Side Prediction X Sem predição 9 13/1/2014

10 Scripts para Conexão Network.InitializeServer: Cria o servidor; Pode ser uma máquina dedicada ou que também está jogando. Network.Connect: Conecta com um servidor existente; Precisa do ip e da porta (senha opcional); 10 13/1/2014

11 Eventos de conexão Chamados automaticamente quando acontece algo com a conexão; OnConnectedToServer, OnDisconnectedFromServer, OnFailedToConnect, OnPlayerConnected, OnPlayerDisconnected /1/2014

12 Componente Network View Útil para sincronizar o estado de componentes pela rede ou enviar mensagens; State Synchronization indica o tipo de sincronização; Controle fino usando o evento OnSerializeNetworkView; 12 13/1/2014

13 RPC Remote Procedure Calls Permitem que sejam chamadas funções em máquinas remotas; 13 function ExibirMsg (txt : String) { Debug.Log(txt); } networkView.RPC ("ExibirMsg", RPCMode.All, "Oi");

14 3) Posso abrir mais de uma instância do Unity ao mesmo tempo? Sim! Cuidado! Evite abrir o mesmo projeto! Crie um bat com: "C:\...\Unity.exe" –projectPath "C:\...\Projeto" 14 13/1/2014

15 4) Como fazer pathfinding? Ótima solução do Aron Granberg; Ótima solução Usa algoritmo A*;algoritmo A* Navegação em um grid de nós; Outras sugestões de implementação: Campos potenciais; Waypoints /1/2014

16 5) E comportamentos emergentes / flocking? Fácil implementação ver Programming GameAI By Example;Programming GameAI By Example Se quiser uma abordagem pronta, use a Biblioteca UnitySteer (licença MIT);UnitySteer 16 13/1/ Separação: Evitar os vizinhos que estão muito próximos Alinhamento: acompanhar a velocidade média do grupo Coesão: acompanhar a posição média do grupo (centro de gravidade) Evitar obstáculos: procurar desviar os obstáculos pelo caminho.

17 6) Quais os principais tutoriais / exemplos disponíveis no site do Unity? Os que podem ajudar na criação de seus jogos: Plataforma de 3ª Pessoa; Plataforma de 3ª Pessoa Tiro de 3ª Pessoa; Tiro de 3ª Pessoa Plataforma em 2D; Plataforma em 2D Jogo de carro (realista) ; Jogo de carro (realista) FPS. FPS 17 13/1/2014

18 7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar? A seguir, uma lista de ferramentas e recursos fáceis de usar e rápidas de aprender! TurboSquid: TurboSquid Mercado de modelos 3d /1/2014

19 7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar? Mixamo: Mixamo Serviço on line para criação de animações em 3D; Integração perfeita com Unity, download do FBX otimizado para o Unity; 19 13/1/2014

20 7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar? Você pode fazer o upload do esqueleto, download da animação ou criação do personagem via Web. Fiquem de olho (!): Pessoal da Stanford; Modelo de negócios inovador; Integração com OpenSim /1/2014

21 7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar / construir? Make Human: modelagem de humanóide; Make Human UniHuman: versão lowpoly do MakeHuman, roda no Blender; UniHuman 21 13/1/2014

22 7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar / construir? Spore (!) – Você pode exportar suas criaturas / veículos e construções para o formato Collada (.dae). Spore 22 13/1/2014

23 7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar / construir? Sculptris; Sculptris Ferramenta de escultura digital; Alternativa gratuita ao Zbrush; Zbrush Fácil de usar; Gera modelos hi poly (necessitam de tratamento posterior para poder ser usado em um jogo; 23 13/1/2014

24 7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar / construir? ShapeShop: ShapeShop Ferramenta de modelagem 3D com interface baseada em rascunhos; Exporta Collada e obj /1/2014

25 7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar / construir? Google Sketchup: Google Sketchup Possui um armazém 3D; Arquivo.kmz é um.zip com.dae dentro /1/2014

26 7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar / construir? Arquivos BVH (e similares) (Biovision Hierarchy - mocap) gratuitos:Biovision Hierarchy 2500 movimentos; 2500 movimentos Free Motion Capture Data; Free Motion Capture Data Mocaps CMU Open Source. Mocaps CMU Open Source Ferramentas gratuitas para visualização / edição de mocap: Animeeple – integrado com Unity (ver), importa do Evolver. AnimeepleverEvolver BVHHacker; BVHHacker 26 13/1/2014


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