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Simulação de Jogos Cooperativos Baseada em Decisões de Múltiplos Humanos e Agentes Aluno: Peter F. Dam Orientador: Prof. Marcos V. Villas.

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1 Simulação de Jogos Cooperativos Baseada em Decisões de Múltiplos Humanos e Agentes Aluno: Peter F. Dam Orientador: Prof. Marcos V. Villas

2 Roteiro 1. Introdução 2. Estado da Arte 3. Objetivos 4. Atividades Realizadas 5. Sistema 6. Ferramentas Auxiliares 7. Implementação 8. Considerações Finais

3 Introdução Simulação Inteligência Artificial Elementos dos jogos humanos Agôn Alea Mimesis Ilinx

4 Introdução Ambiente computacional – Java Adequação como Projeto Final Programação Distribuída e Concorrente Programação Orientada a Objetos Inteligência Artificial Álgebra Linear Simulação Física para Jogos

5 Estado da Arte Avaliação de outros softwares mostrou importância de: Atributos Decisões Softwares notáveis: Hattrick Pro Evolution Soccer Football Manager

6 Estado da Arte Atributos Força Resistência Salto Velocidade Criatividade Mentalidade Cabeceio Desarme Drible Finalização Passe Técnica Bola Parada Marcação Posicionamento

7 Objetivos Simulação por jogada Mesclar decisões de IA com decisões humanas Específicos: Desenvolver um sistema que sirva outros sistemas Executar simulações e produzir resultados para sistemas clientes

8 Atividades Realizadas Estudos preliminares: Linguagens úteis: Java, JSP, PHP, HTML Ferramentas úteis: Eclipse, Tomcat Estudos Conceituais e de Tecnologia Ferramentas: ArgoUML, NetBeans Conceitos: Sistemas Multi-Agentes, Webservices

9 Atividades Realizadas Criação de um Motor Estabelecimento de Parâmetros Definição dos Modos de Simulação Criação de Papéis Criação de Tabelas de Decisões

10 Sistema Arquitetura

11 Sistema Motor

12 Sistema Decisões Tabelas Geral Aleatórias Papéis

13 Sistema Entrada de Dados Parâmetros Interação humana Arquivo XML descrevendo ações Controle feito pelo sistema cliente Validação simples

14 Sistema Saída de Dados Informações Estado atual do sistema

15 Sistema Casos de Uso Inteligência Parcial com Intervalos Inteligência Total com Intervalos Inteligência Total sem Intervalos

16 Sistema Pacotes actions core decision geom io main roles

17 Ferramentas Auxiliares Gerador de Formação Tática

18 Ferramentas Auxiliares Visualizador de Estado da Simulação

19 Ferramentas Auxiliares Visualizador de Estado da Simulação

20 Ferramentas Auxiliares Exemplo de programa cliente do sistema

21 Implementação Dificuldades: Reformulação da API Regras Aprimoração das jogadas e inteligência

22 Considerações Finais Aprendizagem Aprofundamento em Java Motor de simulações contínuas O que faria de diferente Uso de C++ por familiaridade

23 Considerações Finais Trabalhos futuros Web Service Percepção Simulada Tabelas dinâmicas


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