A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

InduçãoIndução Prof. Luiz A M Palazzo Universidade Católica de Pelotas Centro Politécnico Pelotas, fevereiro de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "InduçãoIndução Prof. Luiz A M Palazzo Universidade Católica de Pelotas Centro Politécnico Pelotas, fevereiro de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 InduçãoIndução Prof. Luiz A M Palazzo Universidade Católica de Pelotas Centro Politécnico Pelotas, fevereiro de 2011

2 LFA-A05 - Indução2 Indução s.f. Ato de induzir; raciocínio em que, de fatos particulares, se tira uma conclusão genérica; (...) Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa

3 LFA-A05 - Indução3 Onde é aplicada a Indução? Filosofia, Lógica, Matemática, Estatística, Psicologia Cognitiva, Inteligência Artificial,...

4 LFA-A05 - Indução4 Raciocínio Indutivo É a forma de raciocínio onde a conclusão não é necessária, dadas as premissas. No raciocínio indutivo o que interessa é a probabilidade da conclusão, que corresponde à probabilidade indutiva do argumento.

5 LFA-A05 - Indução5 Silogismo Estatístico (1) 90% dos estudantes de informática são criativos, e José é estudante de informática, logo José é criativo.

6 LFA-A05 - Indução6 Silogismo Estatístico (2) A maior parte dos estudantes de informática é inteligente, e José é estudante de informática, logo José é inteligente.

7 LFA-A05 - Indução7 Generalização Estatística 63% de uma amostra de pessoas escolhidas ao acaso em todo país são presidencialistas, logo 63% dos brasileiros são presidencialistas

8 LFA-A05 - Indução8 Indução por Analogia O espécime x é uma planta de um só talo, dá flores azuis de cinco pétalas e tem 40 cm de altura, e O espécime y é uma planta de um só talo, dá flores azuis de cinco pétalas e tem 40 cm de altura, logo x e y são plantas da mesma família.

9 LFA-A05 - Indução9 Indução Matemática Aplica-se a conjuntos enumeráveis, Base de indução: Mostrar que P é verdadeira para X=0 ou X=1, Hipótese de Indução: Assumir que P é verdadeira para X=N, Passo de Indução: Mostrar que P é verdadeira para X=N+1.

10 LFA-A05 - Indução10 A questão da restrição C. S. Pierce e o problema da interpretação do censo (1931). As abordagens sintáticas: Carnap e as lógicas indutivas (1950). Hempel: Os corvos são pretos (1965). Goodman: As esmeraldas são verzuis. (1965).

11 LFA-A05 - Indução11 A Representação do Conhecimento Roteiros, frames e conceitos. Esquemas x modelos mentais: Uma cabra entra num restaurante, então... Regras: Se isto então aquilo. Modelo básico do raciocínio indutivo (Holland, 1986).

12 LFA-A05 - Indução12 O Sistema Indutivo de Holland Populações de regras condição-ação, Com processamento paralelo, Comunicando-se por meio de passagem de mensagens, Produzem raciocínio indutivo emergente, Tendendo a auto-organizar-se em uma hierarquia estável.

13 LFA-A05 - Indução13 Implementações Computacionais de Sistemas Indutivos Sistemas Classificadores, Algoritmos Genéticos, Sistemas de Aprendizado, Sistemas de Descoberta de Conhecimento, Sistemas de Descoberta Científica

14 LFA-A05 - Indução14 Sistemas Classificadores (SC) Um conjunto {C1, C2,... Cn} de classificadores (regras); Uma lista de mensagens; Uma interface de entrada; Uma interface de saída

15 LFA-A05 - Indução15 Ciclo de Execução de um SC 1As mensagens recebidas via interface de entrada são colocadas na lista de mensagens corrente (LMC), 2As mensagens na LMC são comparadas com a parte das condições de todos os classificadores no SC, 3Todos os classificadores cujas condições forem satisfeitas pelas mensagens em LMC emitem novas mensagens que são armazenadas na nova lista de mensagens (NLM), 4O processamento da NLM produz a saída corrente do sistema (via interface de saída) e um novo conjunto de mensagens é formado. 5Retorna ao passo 1

16 LFA-A05 - Indução16 Conclusão A indução, como método de raciocínio, se apresenta sob diversas formas e pode ser estudada sob diversos pontos de vista. Diversos métodos e técnicas indutivas tem sido empregados com sucesso em sistemas de computação. Novas aplicações da indução devem se tornar viáveis com o aumento da capacidade de processamento dos atuais sistemas.


Carregar ppt "InduçãoIndução Prof. Luiz A M Palazzo Universidade Católica de Pelotas Centro Politécnico Pelotas, fevereiro de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google