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Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática Luiz A M Palazzo UCPEL/CPOLI/BCC Março de 2010.

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Apresentação em tema: "Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática Luiz A M Palazzo UCPEL/CPOLI/BCC Março de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática Luiz A M Palazzo UCPEL/CPOLI/BCC Março de 2010

2 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 2 Agenda Por que este assunto é importante? Qual a diferença entre Ciência e Tecnologia? O que é exatamente Inovação? Qual é a posição brasileira com respeito a CT&I? O que é CT&I para a Informática? Quais são os Grandes Desafios da Informática? Como o BCC se insere neste cenário? Que princípios podem ser adotados? Que ações irão fazer diferença? Mensagem final

3 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 3 A Evolução do Universo

4 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 4 O Calendário Cósmico Carl Sagan em Dragões do Éden Cada mês corresponde a aproximadamente um bilhão de anos.

5 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 5 Quantos segundos há em um ano? 365 x 24 x 60 x 60 = segundos. No modelo: 1 segundo 500 anos. O último segundo da história do universo condensada em um ano corresponde aos últimos 500 anos da história da humanidade. 10 segundos para pensar nisto...

6 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 6 A Evolução do Homem

7 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 7 A Evolução Social SOCIEDADE INDUSTRIAL Acesso a bens produzidos por outros SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL Acesso a serviços prestados por outros SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Acesso a informações geradas por outros

8 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 8 A Evolução Tecnológica Telégrafo Luz Elétrica Automóvel Rádio Televisão Computador Redes Internet Celular Web Banda Larga Computação Pervasiva Anos atrás Tecnologia

9 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 9 O Mundo do Século 21 Revolução Cognitiva Força de Trabalho Diversificada Investimento em Segurança Explosão da Informação Desigualdades Geográficas Sustentabilidade Ambiental Recursos Finitos Competição Internacional Economia Global Uso Dual Bem-estar Compartilhado

10 Ciência x Tecnologia Ciência: É onde tudo se sabe... e nada funciona. Tecnologia: É onde tudo funciona, mas não se sabe o porquê. Então aqui nós unimos a Ciência à Tecnologia!... Nada funciona e não se sabe o porquê.... Nada funciona e não se sabe o porquê. (Desculpem, não resisti ) Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 10

11 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 11 Definição de Ciência A Ciência (do latim scientia, conhecimento) é o conjunto de informações sobre a realidade acumuladas por várias gerações de investigadores depois de devidamente validadas pelo método científico. Também se designa por ciência o processo de coleta e validação de informações sobre a realidade. (Wikipédia, 2010)

12 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 12 Definição de Tecnologia Termo usado para atividades de domínio humano, embasada no conhecimento, manuseio de um processo e ou ferramentas e que tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais a competência natural. Etimologia: Do grego. tekhno (de tékhné - arte) (Wikipédia, 2010)

13 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 13 Uma Visão Histórica Ciência Tecnologia Aplicação

14 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 14 Uma Visão Mais Realista Ciência Tecnologia Nova Ciência

15 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 15 Tendências da Última Década Ciência e tecnologia estão cada vez mais próximas. Todos os campos da ciência são agora claramente interdependentes. Não existe mais uma ciência unidisciplinar. A tecnologia está dirigindo a ciência mais do que o inverso.

16 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 16 A Lei de Moore Escala Exponencial Cálculos por Segundo por US$ Eletromecânica Relé Tubo a Vácuo Transistor Circuito Integrado

17 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 17 Em Processadores

18 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 18 O Ciclo do Exagero Trough of Disillusionment Slope of Enlightenment Plateau of Productivity Maturity Technology Trigger Peak of Inflated Expectations Positive Hype Negative Hype Gartner, 2004

19 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 19 Tecnologias Emergentes Technology Trigger Peak of Inflated Expectations Trough of Disillusionment Slope of Enlightenment Plateau of Productivity Visibility Less than two years Two to five years Five to 10 years More than 10 years Key: Time to Plateau As of May 2003 Instant messaging, retail Instant messaging, corporate Mobile applications, retail Mobile applications, corporate Mobile payments Speech and voice technologies Grid computing Data mining Web services Artificial intelligence Intelligent agents/push technology Sales planning and pricing tools Partner relationship management (PRM) Biometrics Chip-based cards, corporate Contact chip cards, Europe Contact chip cards, U.S. E-tag Network identity services E-signatures Document imaging Document management/archive Business rules engine

20 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 20 TI nas Organizações Era do Silício Era Nano & Quantum ? Era do Conhecimento Mainframes PCs Conectividade Física Conectividade Lógica Conectividade Embutida Importância Relativa

21 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 21 Inovação Há uma maneira melhor de fazer isto... Thomas Edison

22 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 22 Inovação Eu não estou falando sobre processos para fazer melhorias em produtos e serviços existentes. Eu não estou falando sobre invenção puramente técnica. Inovação significa perseguir as oportunidades de novas idéias radicais, explorando novas tecnologias - potencialmente de ruptura - e introduzindo mudanças no conceito principal de cada atividade. John D. Wolpert

23 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 23 O Brasil e a Inovação

24 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 24 O Brasil Tecnológico

25 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 25 Lei da Inovação https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato /2004/Lei/L htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato /2004/Lei/L htm Permite o investimento de recursos públicos diretamente nas empresas de tecnologia. Constituição de ambiente propicio às parcerias estratégicas entre as universidades, institutos tecnológicos e empresas. Estimulo à participação de instituições de ciência e tecnologia no processo de inovação. Incentivo à inovação nas empresas.

26 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 26 Obstáculos para a Inovação Planejamento de curto-prazo. Falta de tempo, recursos ou equipe. A organização espera retorno muito rápido do investimento. Não há recompensa à inovação. Falta de um processo sistemático de inovação. Crença de que a inovação é uma atividade de risco.

27 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 27 A Visão da Organização

28 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 28 Inovação em Informática Área privilegiada no campo da CT: presente em TODAS as demais áreas. Amplo escopo de possibilidades. Grande impacto possível a curto prazo. Estratégica em qualquer política tecnológica. Alto valor agregado. Continuidade assegurada.

29 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 29 Megatendências Sociedade Conectada Wireless Wearables WiMax Smart phones Location-based services Ultra-wide band Smart Objects Embedded computing RFID MEMS Smart dust Digital ink Semantic Web Information extraction XBRL Conectividade Semântica Affinity profiles Automatic tagging

30 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 30 Os Grandes Desafios da SBC Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos. Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio culturais e da interação homem-natureza. Impactos para a área da computação da transição do silício para novas tecnologias. Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento. Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos.

31 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 31 O BCC e a Inovação Manter um ambiente aberto e propício à inovação. Pesquisar na fronteira do conhecimento. Incentivar multi e trans-disciplinaridade. Introduzir processos sistemáticos e criativos para a geração de novas idéias (seminários, brainstorming...). Divulgar e compartilhar novos conhecimentos. Intensificar o relacionamento com parceiros externos. Dominar o mecanismo de registro de patentes.... Etc.

32 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 32 Inovação Sistemática Processos e Ferramentas Equipe e Talentos Cultura e Valores Liderança e Organização Inovação Efetiva

33 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 33 O Leão e a Gazela Toda manhã a gazela acorda… Ela sabe que deve correr mais rápido do que o mais rápido dos leões para não ser devorada. Toda manhã o leão acorda… Ele sabe que deve correr mais rápido do que a mais lenta das gazelas para não ficar com fome. Não importa se você é um leão ou uma gazela. O negócio é começar a correr. (Provérbio Africano)

34 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 34 Inovação... OU NÃO. E não adianta queimar na largada!

35 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 35 CT&I Tenho ótimas respostas, só preciso das perguntas certas. (Douglas Adams em O Guia do Mochileiro das Galáxias)

36 Em Resumo Vamos criar a NOSSA realidade Vamos viver a NOSSA formação profissional Vamos vencer os NOSSOS desafios Uma pessoa só é uma pessoa por causa das outras pessoas - (Provérbio Chinês) Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática 36


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