A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acessibilidade e Inclusão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acessibilidade e Inclusão"— Transcrição da apresentação:

1 Acessibilidade e Inclusão
Esta página é a capa Maristela Gutz

2 Aqui você pode colocar uma imagem (se quiser)
Simbologia Braille Conceitos Cegueira Cegueira é uma deficiência física que envolve a perda total ou parcial do sentido da visão.Há vários tipos de cegueira parcial, dependendo do grau e tipo de perda de visão. É considerado cego ou de visão baixa, aquele que apresenta desde ausência total de visão até alguma percepção luminosa da visão. Baixa Visão Uma pessoa com Baixa Visão é aquela que possui um descomprometi mento de seu funcionamento visual, mesmo após tratamento e(ou) correção de erros comuns e tem uma visual inferior a 20/60 (6/18, 0.3) até percepção de luz ou campo visual inferior a 10 graus do seu ponto de fixação. Mas que utiliza ou é potencialmente capaz de utilizar a visão para planejamento e execução de uma tarefa. Simbologia Braille O Sistema Braille, utilizado universalmente na leitura e na escrita por pessoas cegas O sistema Braille é composto por seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas, formando 63 símbolos empregados nos textos, sinais matemáticos, músicas e informática. Aqui você pode colocar uma imagem (se quiser)

3 Aqui você pode colocar uma imagem (se quiser)
Simbologia Braille Dicas Como se relacionar e comunicar com pessoas com Deficiência Visual Evite comportamentos inadequados e atitudes antiestéticas sob o pretexto de que o cego não as percebe. A falta de visão e de qualquer outro sentido não dispensa ninguém da reverência e da consideração amistosa. As atitudes humanas criam no ambiente uma atmosfera correspondente ao caráter moral do conteúdo da ação.  Em cumprimentos, identifique-se. Brincadeiras sem sentido do tipo: Quem sou eu? (ou) adivinha quem é? podendo causar constrangimentos e aborrecimentos. Fale diretamente aquilo que deseja dizer à pessoa cega, sem usar interlocutores.  Ao se afastar, avise-a, para que não fique falando sozinha.  Quando for orientá-la a sentar, coloque sua mão sobre o braço ou encosto da cadeira. Ela é capaz de acomodar-se por si.  - Em encontros sociais, apresente a pessoa cega aos circunstantes mais próximos para que não fique isolada do convívio. Aqui você pode colocar uma imagem (se quiser)

4 Aqui você pode colocar uma imagem (se quiser)
LIBRAS Conceitos Bilingüismo Situação lingüística que envolve o uso de duas línguas distintas na comunicação de surdos. A Língua Natural - Libras e a Língua Portuguesa.Entre tantas possíveis definições, podemos considerar que: é o uso que as pessoas fazem de diferentes línguas, em diferentes contextos sociais. A abordagem bilíngüe visa ou (busca) remover a atenção da fala e se concentra nos sinais. Surdez O conceito mais usualmente empregado para designar as pessoas com deficiência auditiva é a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala através do ouvido. As pessoas que são surdas ficam em desvantagens na língua, como muitos bilíngües que são ouvintes. Como muitos bilíngües ouvintes, as pessoas surdas tendem a usar suas duas línguas para diferentes funções e propósitos. Libras A Língua de Sinais é vista como uma língua plena, complexa e capaz de expressar tanto quanto língua a falada. A língua de sinais pode ser a principal característica que define um senso de identidade e um estilo de vida.( os surdos). A LS possui alfabeto manual e os sinais. Aqui você pode colocar uma imagem (se quiser)

5 Aqui você pode colocar uma imagem (se quiser)
LIBRAS Dicas Como se relacionar e comunicar com pessoas com Deficiência Auditiva Olhe para a pessoa enquanto estiver falando; Falar naturalmente, devagar sem alterar o tom de voz; Seja expressivo, pois a expressão fisionômica auxilia na comunicação; Se deseja falar com uma pessoa surda, gentilmente encoste em seu braço, ou faço sinal que chame atenção dela; Se você tiver dificuldades em entender a pessoa, peça gentilmente para escrever para você; Aqui você pode colocar uma imagem (se quiser)

6 REFERÊNCIAS Schmitt, Deonisio. Língua brasileira de sinais: caderno pedagógico / Deonisio Schmitt, Rose Clér Estivalete Beche ; Fabíola Sucupira Ferreira Sell (Org.) ; [designer instrucional: Daniela Viviani]. – 1ª ed. – Florianópolis : DIOESC : UDESC/ CEAD, p. : il. ; 28 cm – (Cadernos pedagógicos). Inclui Bibliografia. ISBN: Bock, Geisa Letícia Kempfer Simbologia braille / Geisa Letícia Kempfer Bock, Solange Cristina da Silva ; [design instrucional: Carla Peres Souza] – 1ª ed.– Florianópolis : DIOESC : UDESC/CEAD/UAB, p. : il. ; 28 cm – (Cadernos pedagógicos). Inclui Bibliografia. ISBN: Portal da Educação. O Bilingüismo. O que é? Disponível em: Acesso em: 20 de agosto Educação. Comissão Brasileira do Braille. O que é? Disponível em: Acesso em: 21 de agosto Educação Bilíngue de Surdos: Grupos de Familiares. Disponível em: Acesso em: 22 de agosto EDUCAÇÃO BILÍNGÜE: ADAPTAÇÕES CURRICULARES, METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO. Disponível em: Acesso em: 22 de agosto Referência das figuras: Fonte Disponível em: Acesso em: 20 de agosto 2014.


Carregar ppt "Acessibilidade e Inclusão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google