A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empregabilidade e Empreendedorismo em Tecnologia da Informação prof. dr. Roberto Ferrari UFSCar SECOMP 2002.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empregabilidade e Empreendedorismo em Tecnologia da Informação prof. dr. Roberto Ferrari UFSCar SECOMP 2002."— Transcrição da apresentação:

1

2 Empregabilidade e Empreendedorismo em Tecnologia da Informação prof. dr. Roberto Ferrari UFSCar SECOMP 2002

3 Fonte dos dados Pesquisa A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos, de dezembro de 2001. Aplicada por meio da Internet e por e- mail, com 9.174 respondentes, entre executivos e profissionais especializados de todo o Brasil.

4 Quem estuda mais, ganha mais Cada novo grau de escolaridade vale, em média, R$ 677,00 a mais por mês

5 O QUE É MAIS IMPORTANTE DESENVOLVER (na opinião de 9.174 profissionais entrevistados pelo Grupo Catho em dezembro de 2001) Habilidades técnicas visando a um trabalho futuro.............................................. 40,1% Habilidades técnicas visando ao trabalho atual.............................................. 31,0% Habilidades em idiomas................ 20,6% Informática (para usuários).............. 8,17%

6 O que o mercado procura nos profissionais Saúde - cada 0,5 ponto a menos no índice de obesidade vale R$ 32,00 por mês Empresas sem domínio familiar - vale R$ 69,60 Capital estrangeiro - trabalhar nelas vale R$ 98,00 Fé - no crescimento da empresa vale R$ 99,00 Ter trabalhado no exterior - vale R$ 120,00 Motivação por desafios - vale R$ 171,00 Experiência - cada ano na função vale R$ 308,57 Remuneração variável - cada 10% valem R$ 225,30

7 Pós-graduação 7% dos executivos brasileiros têm mestrado ou doutorado 26,5% dos executivos estrangeiros no Brasil têm mestrado ou doutorado profissional com MBA ganha em média 71% mais

8 O que o mercado procura nos diretores Subordinados - maior número vale R$ 189,88 Atualização - cada 10 horas valem R$ 275,80 Horas trabalhadas - cada 5 além das 40 valem R$ 300,10 Participação acionária - vale R$ 412,70 Idade - cada 5 anos de vida valem R$ 558, 65 Grande São Paulo - trabalhar na região vale R$ 597,80 Cada grau de escolaridade - vale R$ 677,00 Fluência em inglês - vale R$ 1.058,35

9 O que chefes rejeitam nos profissionais Fumantes - 48,5% Obesos - 11,7% Instáveis - 14,7% Negócio paralelo - 26,4% 45 anos e acima - 50,9%

10 Onde estão os empregos A grande massa de empregos está disponível nas 3.800.000 empresas brasileiras, de médio, pequeno e micro porte (14 milhões de empregos).

11 A eficácia do networking Nível hierárquico Indicações internas e externas Presidentes 61,8% Diretores e vice-presidentes 55,3% Gerentes 33,5% Supervisores 33,1% Profissionais especializados 30,6%

12 A importância da aparência Homens baixos ganham 10% menos que os altos Mulheres gordas ganham 5% menos que as esbeltas Pessoas feias ganham em média 15% menos

13 O que prejudica a aparência (na opinião dos empregadores) Cabelo comprido homem - 92,7% mulher - 90,9% Tatuagem homem - 97,8% mulher - 96,9% Homens usando tênis - 50,3% Mulheres usando tênis - 41,5% Homens com brincos - 37,8%

14 As características mais decisivas na carreira Negativas Preguiça Falsidade Descontrole emocional Má educação Grosseria Positivas Espírito de equipe Dinamismo Iniciativa Comunicabilidade Eficácia

15 Grupo Catho na Internet www.catho.com.br 115.000 vagas para profissionais 82.000 currículos de profissionais 20.000 vagas para estagiários 10.000 currículos de estagiários

16 INFO ABRIL/2001 2001: 100.000 novas vagas (IDC) CATHO: 5.000 vagas em aberto

17 França (2001) – 35 mil vagas não preenchidas Alemanha (2001) – 75 mil US (2001) – 346 mil; 250 mil novas ao ano UK (2003) – déficit de 80.000 Mundo (2002) – déficit de 1,5 milhão de profissionais (IDC)

18 INFO ABRIL/2001

19 Veja, 13-9-2000, OESP 23-10-2000, Info fev 2000, abril 2001

20 M ERCADO

21

22

23

24 Usuários de internet (2000, Industry Standards - IS) Brasil: 1995 - 250 mil; 2000: 10 milhões AL: 1999 - 5 mi; 2003 - 19 mi Mundo: 1999 - 300 mi; 2001 - 1 bi (MIT) % da população...

25 Crescimento da internet (2000, Industry Standards - IS) Número de páginas web: 2,7 bilhões Novas páginas por dia: 5 milhões Novos domínios por semana: 368.200

26 Aceleração da história ( Anthropos ) Fotografia: 112 anos Telefone: 56 anos Rádio: 35 anos TV: 12 anos Transistor: 5 anos AT 286: 1 ano

27

28 IdéiaPlano de Negócios Start Up crescimento Protótipo $ IPO Initial Public Offer Maturidade tempo Processo de Desenvolvimento de Negócios $ venture capital $ seed money

29 Fundos Governamentais Fundos setoriais – CT Info Finep R$12mi x 3 Prosoft – R$80 mi Projeto Inovar – R$184 mi Outros: fapesp (pipe, pite), cnpq (bolsas), recursos provindos de outros fundos setoriais (ex. agro)

30 Capital para Investimento Empresas de internet - Brasil - próximos 3 anos

31 $$$ Venture Capital $$$ GP Investimentos –www. submarino.com.br, www. lokau.com.br, www. webmotors.com.br Credit Suisse/First Boston/Garantia –UOL, El Sitio Globo Cabo

32 Aportes em Empresas 15% do capital por U$ 100 mi U$ 85 mi

33 Conclusões Empregabilidade e Empreendedorismo em Tecnologia da Informação

34

35

36

37 ferrari@dc.ufscar.br


Carregar ppt "Empregabilidade e Empreendedorismo em Tecnologia da Informação prof. dr. Roberto Ferrari UFSCar SECOMP 2002."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google