A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópicos Avançados em Sistemas de Informação Qualidade de Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópicos Avançados em Sistemas de Informação Qualidade de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos Avançados em Sistemas de Informação Qualidade de Software
Raimundo Sales Neto e Azevedo

2 AGENDA Introdução a Qualidade O que é Qualidade? Breve Histórico
O que é Qualidade de Software Qualidade do Produto x Qualidade do Processo Medição e Qualidade

3 AGENDA Introdução a Qualidade O que é Qualidade? Breve Histórico
O que é Qualidade de Software Qualidade do Produto x Qualidade do Processo Medição e Qualidade 3

4 Introdução à Qualidade
Se consideramos um determinado produto, como vamos saber se ele possui qualidade? Por exemplo: transporte interestadual.

5 Introdução a Qualidade
O conceito de qualidade é aparentemente fácil, intuitivo; O que é qualidade para uma pessoa pode ser falta de qualidade para outra pessoa. Por exemplo: se você fosse comprar um carro. Quais os seus critérios de qualidade?

6 Introdução a Qualidade
Qualidade diz respeito à satisfação do cliente. A qualidade pode ser medida através do grau de satisfação em que as pessoas avaliam determinado produto ou serviço. Grau x Qualidade Produto de grau inferior (limitação de funcionalidade) pode ter alta qualidade (sem defeitos).

7 Introdução a Qualidade
Qualidade é um conceito relativo. Para a empresa de ônibus os pilares da qualidade são: POLÍTICA DE QUALIDADE CONF I AB L IDADE P O N T U A L I D A D E COMUNICAÇÃO A T ENDIMENTO S E GURANÇA H I G E N CONFORTO PREÇO

8 Introdução a Qualidade
Um produto é considerado com qualidade quando satisfaz um conjunto de objetivos predefinidos. No caso da empresa de ônibus... Aumentar o índice de satisfação do cliente; Desenvolver e capacitar a equipe de colaboradores; Reduzir o índice de rotatividade de pessoal; Reduzir o número de problemas mecânicos; Aumentar o rendimento de óleo diesel.

9 Qualidade – Definições Formais
Aperfeiçoamento contínuo e firmeza no propósito [Deming]; Adequado ao uso [Juran]; Conformidade com os requisitos, fazer certo da primeira vez [Crosby]; Atendimento às exigências dos clientes [Oakland]; Fabricar produtos mais econômicos, mais úteis e sempre satisfatórios aos consumidores [Ishikawa];

10 Qualidade – Definições Formais (cont.)
Aquele que atende, perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura, e no tempo certo às necessidades dos clientes. O verdadeiro critério da qualidade é a preferência do consumidor.

11 O que é Qualidade? Diante das inúmeras definições de Qualidade, David Garvin, identificou 5 abordagens principais para identificar a qualidade. Transcendente Baseada no Produto Baseada na Produção Baseada no Consumidor Baseada no Valor

12 O que é Qualidade? Sinônimo de beleza, atratividade e excelência nata.
Transcendente Sinônimo de beleza, atratividade e excelência nata. Ex: marca, criação do design do produto para atender determinado mercado.

13 Qualidade é a adequação ao uso [JURAN]
O que é Qualidade? Baseada no Produto Se o produto realiza aquilo que se espera, ele tem qualidade; Vê a qualidade como uma variável precisa e mensurável e também na diversidade de algumas características adicionais que agregam valor ao produto. Qualidade é a adequação ao uso [JURAN]

14 Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações. [CROSBY]
O que é Qualidade? Baseada na Produção Se o produto está dentro das normas e especificações do projeto do produto/serviço na sua fase de produção, o produto tem qualidade. Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações. [CROSBY]

15 Atendimento às exigências dos clientes [Oakland];
O que é Qualidade? Baseada no Consumidor É o reflexo das preferências do consumidor. Se o consumidor estiver satisfeito o produto tem qualidade. Atendimento às exigências dos clientes [Oakland];

16 O que é Qualidade? Baseada no Preço
Desempenho ou conformidade a um preço aceitável. Qualidade quer dizer o melhor para certas condições do cliente. Essas condições são o uso e o preço de venda do produto. [FEIGENBAUM, 1961]

17 Dimensões da Qualidade
Baseado nas 5 abordagens, David Garvin, criou as 8 dimensões da Qualidade. Desempenho Características Confiabilidade Conformidade Durabilidade Atendimento Estética Qualidade Percebida

18 1 - Desempenho Refere-se às características operacionais básicas do produto. Ex: Eficiência do carro, Funcionamento perfeito do eletrodoméstico.

19 2 - Características São as funções secundárias do produto que suplementam seu funcionamento básico. Ex: Os acessórios do Carro.

20 3 - Confiabilidade Reflete a probabilidade do produto falhar ou funcionar mal. A medida mais difundida de confiabilidade é o MTBF (tempo médio entre falhas). Um produto é considerado confiável quando a probabilidade de dar defeito durante o seu ciclo de vida é baixo. Ex: trinca, empenamento, rachadura, descolamento.

21 4 - Conformidade Grau em que um produto (serviço) e suas características operacionais atendem aos padrões pré-estabelecidos;

22 5 - Durabilidade Refere-se a vida útil de um produto, ou seja, o uso proporcionado por um produto até que ele possa ser substituído por outro ou reparado. Para produtos que acabam, como lâmpadas, canetas, a interpretação é simples. O conceito é mais complexo quando o reparo é possível, porque o fator econômico passa a influir.

23 6 - Atendimento É a capacidade de responder rapidamente à solicitação do cliente; Refere-se a rapidez, cortesia, facilidade de reparo, substituição. Ex.: SAC – serviço de atendimento ao consumidor que seja eficiente.

24 7 - Estética Refere-se à aparência, gosto, cheiro. É uma questão de julgamento pessoal e reflete as preferências individuais. Ex: sabor, cor, cheiro, aparência, som, tato.

25 8 – Qualidade Percebida Baseada na opinião do cliente.
Imagens, marcas, países de origem do produto são percepções de qualidade, muitas vezes sem ligação direta com a qualidade, mas com influências críticas para alguns clientes. Ex: Preferência por alguma marca.

26 Breve Histórico Relatos Históricos de 4.000 anos atrás no Egito.
Marco Importante: Revolução Industrial 1920: Controle Estatístico da Produção 1940: Surgimento de vários organismos ligados à qualidade ASQC (American Society for Quality Control) ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ISO (International Standardization Organization) Os egípcios estabeleceram um padrão de medida de comprimento: o cúbito. Essa medida correspondia ao comprimento do braço do faraó reinante. Para cada mudança de faraó, o responsável pela construção teria que media tudo novamente e adequar aos novos padrões. Posteriormente, com a revolução industrial, o crescimento das industrias, levou, rapidamente à concorrência entre elas, o que levou a um processo de melhoria contínua que dura até hoje. Com as linhas de produção das industrias, surgiu a necessidade do controle individual de cada peça. Surgiram os primeiros diagramas de controle

27 Breve Histórico Ainda década de 1940: Japão destaca-se. Acidentes de
Trabalho Trabalhadores Distração por Cansaço Antiquadas Máquinas Métodos Treinamento Falta de Luvas Materiais Em cima, as categorias, cenários. Em baixo, as causas. Diagrama de Ishikawa

28 Breve Histórico Na década de 70, já haviam relados de problemas no desenvolvimento de software. São eles: Cronogramas não observados; Projetos com tantas dificuldades que são abandonados; Módulos que não operam corretamente quando combinados; Programas que não fazem exatamente o que era esperado; Programas tão difíceis de usar que são descartados; Programas que simplesmente param de funcionar.

29 Breve Histórico Depois de quase 40 anos o que mudou?

30 Breve Histórico Na década de 90, qualidade era um diferencial nas empresas. A partir do ano 2000, qualidade já não é mais considerada um diferencial, é uma exigência!

31 Breve Histórico - Resumo
1920 1940 1960 1980 Inspeção do Produto Controle da Qualidade Melhoria do Processo 2000 Melhoria da Qualidade

32 Breve Histórico - Resumo
Inspeção do Produto (final e intermediário) Iniciou-se com as linhas de montagem Filtragem. Controle da Qualidade Monitoração de taxas de defeitos e custos associados. Eventualmente, ações corretivas sob as causas. Melhoria do Processo Visão Sistêmica que engloba as anteriores. Ação Corretiva, preventiva e melhoria.

33 Breve Histórico - Resumo
A Qualidade como foco das atenções (ISO 9000:2000)

34 Qualidade de Software Como a qualidade se manifesta no software?
Qualidade de Software é uma área da Engenharia de Software; Objetiva garantir a qualidade a partir da definição e normatização do processo de desenvolvimento; Disponibilizar um produto ou serviço de acordo com suas especificações e sem apresentar defeitos.

35 Qualidade de Software O aspecto não repetitivo do desenvolvimento de software torna essa atividade difícil e em boa medida imprevisível. Delimitar o escopo de um sistema não é trivial. A volatilidade dos requisitos é lugar comum no desenvolvimento de software.

36 Visões da Qualidade Visão do Usuário
Os usuários em sua grande maioria estão preocupados em questões como desempenho, ergonometria e nos efeitos do uso do software, e não chegam a avaliar os aspectos internos dos softwares como a portabilidade, eficiência, confiabilidade, usabilidade.

37 Visões da Qualidade Visão da Equipe de Desenvolvimento
As equipes de desenvolvimento geralmente se preocupam com os mesmos aspectos de qualidade que seus usuários têm e mais as questões ligadas à qualidade interna do software, das quais o usuário não se preocupa como a portabilidade, eficiência, confiabilidade, usabilidade, muitas vezes não se preocupando com o processo de desenvolvimento.

38 Visões da Qualidade Visão do Gerente
Tem a preocupação com o processo de desenvolvimento, e busca atender as visões dos usuários e desenvolvedores através do planejamento do ciclo de vida do software.

39 Qualidade de Software Fatores que afetam o desenvolvimento e que influenciam no julgamento dos usuários: Tamanho e complexidade do software; Número de pessoas envolvidas no projeto; Métodos, técnicas e ferramentas utilizadas; Custo x benefício do sistema; Custos associados à existência de erros; Custos associados à detecção e remoção de erros;

40 As Necessidades do Software
Para que um software atenda todos seus requisitos de qualidade, é necessário que o mesmo satisfaça as necessidades explícitas e implícitas dos requisitos desejados. Necessidades Explícitas; Necessidades Implícitas;

41 Necessidades Explícitas
As necessidades explícitas são aquelas descritas nas definições dos requisitos pelo cliente. Estes requisitos identificam o objetivo proposto, funções de desempenho esperado e as condições em que o produto deverá ser utilizado.

42 Necessidades Implícitas
As necessidades implícitas são aquelas necessárias para o usuário, mas não são expressadas por eles. Por exemplo, definição do software de desenvolvimento ou da metodologia a ser utilizada.

43 Planejamento da Qualidade
O planejamento da qualidade envolve identificar quais padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar como satisfazê-los. Ele é um dos processos-chave facilitadores durante o planejamento do projeto e deve ser executado regular e paralelamente aos outros processo do planejamento do projeto. Por exemplo, mudanças no produto do projeto, necessárias para atender os padrões de qualidade identificados, podem exigir ajustes no prazo ou no custo ou, ainda, a qualidade desejada do produto pode exigir uma análise detalhada do risco de um problema identificado. Entradas    .1 políticas de qualidade    .2 declaração do escopo    .3 descrição do produto    .4 padrões e regulamentações    .5 saídas de outros processos Saídas    .1 Plano de gerência da qualidade    .2 Definições operacionais    .3 Checklists    .4 Entradas para outros processos Técnicas e Ferramentas    .1 Análise de custo/benefício    .2 Benchmarking    .3 Fluxogramação    .4 Projeto de experimentos

44 Garantia ou Controle da Qualidade?
          Quality Assurance Quality Control 1. Garantia da qualidade garante que o processo é definido e apropriado. 2. Metodologia e padrões de desenvolvimento são exemplos de garantia da qualidade. 3. Garantia da qualidade é orientada a processo. 4. Garantia da qualidade é orientada a prevenção. 5. Foco em monitoração e melhoria de processo. 6. As atividades são focadas no inicio das fases no ciclo de vida de desenvolvimento de software. 7. Garantia da qualidade garante que você está fazendo certo as coisas e da maneira correta. 1. As atividades de controle da qualidade focam na descoberta de defeitos em itens específicos. 2. Um exemplo de controle da qualidade poderia ser: "Os requisitos definidos são os requisitos certos?". 3. Controle da qualidade é orientado a produto. 4. Controle da qualidade é orientado a detecção. 5. Inspeções e garantia de que o produto de trabalho atenda aos requisitos especificados. 6. As atividades são focadas no final das fases no ciclo de vida de desenvolvimento de software. 7. Controle da qualidade garante que os resultados do seu trabalho são os esperados conforme requisitos.

45 Qualidade do Produto x Qualidade do Processo
O problema não está no software em si, mas na forma como as pessoas tem desenvolvido software até hoje. “Se os engenheiros construíssem prédios como os analistas constroem software, um único pica-pau destruiria a humanidade”

46 Qualidade do Produto x Qualidade do Processo
Qualidade do Produto de software não se atinge de forma espontânea. A Qualidade do Produto depende fortemente da qualidade do processo de desenvolvimento.

47 Qualidade do Processo de Software
Um bom processo não garante que os produtos produzidos são de boa qualidade, mas é um indicativo de que a organização é capaz de produzir bons produtos.

48 Qualidade do Processo de Software
Motivação para a busca da Qualidade do Processo de Software: Aumento da qualidade do produto. Diminuição do retrabalho. Maior produtividade. Redução do tempo para atender o mercado (time to market). Maior competitividade. Maior precisão nas estimativas.

49 Qualidade do Processo de Software
A implantação de um Programa de Qualidade começa pela definição e implantação de um processo de software. O processo de software deve estar documentado, ser compreendido e seguido.

50 O que é Processo de Software?
Atividades a serem realizadas durante o processo, sua estrutura e organização (decomposição e precedência), incluindo a definição de um modelo de ciclo de vida quando pertinente (ex.: processo de desenvolvimento); Artefatos requeridos e produzidos por cada uma das atividades do processo; Procedimentos (métodos, técnicas, roteiros e padrões) a serem adotados na realização das atividades; Recursos necessários (humanos, hardware e software) para a realização das atividades.

51 O que é Processo de Software
Sub-processos (Desenvolvimento, Manutenção, etc) Atividades Tarefas Pré-atividades Artefatos Entrada/Saída Recursos Humanos/Software/Hardware Procedimentos Métodos/Técnicas/Roteiros e Padrões

52 O que é Processo de Software
Processo de Desenvolvimento Requisitos Análise e Projeto Definir Arquitetura Pré-atividade: Detalhar Requisitos Entrada: Documento de Especificação de Requisitos Saída: Documento de Arquitetura do Sistema Recurso Humano: Projetista de Software Ferramenta de Software: Ferramenta de Modelagem UML Técnica: Modelagem de Objetos Projetar Componentes Implementação Testes Implantação

53 Como definir um Processo?
Processos têm de ser definidos caso a caso, levando-se em consideração as características específicas do projeto em questão: equipe, domínio de aplicação, tipo de software, tecnologias a serem adotadas, restrições de negócio (cronograma, custo, qualidade) etc. Apoio de Normas e Modelos de Qualidade de Processos de Software. A medição do processo e dos produtos é essencial para a garantia da qualidade.

54 Por que medir? Se você não mede, você não pode entender o processo.
Se você não entende o processo, você não o controla. Se você não o controla, você não pode aperfeiçoá-lo.

55 Por que medir? Visão dos processos
Identificação e gerenciamento de risco Identificação e resolução de problemas (antes que se tornem críticos) Comunicação (na equipe e na organização) Avaliação do desempenho da organização Justificativas objetivas para as decisões

56 Por que medir? Com medições, as tendências (boas ou más) podem ser detectadas, melhores estimativas podem ser feitas e melhorias reais podem ser conseguidas. Números permitem análises, comparações e combinações que são impossíveis de fazer com outros tipos de informação.

57 Por que medir?

58 Conceitos Básicos

59 Exemplo 1 Usamos 4000 horas para produzir o produto X sendo que 200 horas foram usadas para corrigir defeitos encontrados durante a execução de testes.

60 Exemplo 2 Saber se uma pessoa está com o peso ideal ou se suas medidas são importantes: altura (H) e peso (P). Ao medir essas dimensões, está-se efetuando uma medição. A métrica “índice de massa corporal (IMC)” é calculada segundo a seguinte fórmula: IMC = P / H2. A partir dessa métrica, são estabelecidos indicadores que apontam se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A meta é ficar entre os valores.

61 Exemplo 2 – Indicadores da Organização Mundial da Saúde
acima de 30 obeso entre 25 e 30 acima do peso entre 18,5 e 25 no peso normal abaixo de 18,5 abaixo do peso IMC em adultos Condição

62 Medidas, Métricas e Indicadores
Processo Projeto Avaliar Métricas Calcular Métricas Coletar Dados Produto Métricas Indicadores

63 Medição e Estimativas Base importante para estimativas: dados históricos. Mas só é possível chegar a boas estimativas com base em dados históricos se os dados forem coletados criteriosamente. Portanto, quando se pretende utilizar dados de projetos anteriores para estimar, dados de métricas são muito importantes.

64 Por que é tão difícil estimar?
É difícil conhecer o produto desejado pelo cliente antes de conhecer os detalhes do projeto.

65 Medição e Acompanhamento de Projetos
O Gerente de posse dos indicadores pode: Avaliar o status de um projeto; Controlar os riscos; Ajustar as atividades; Avaliar a capacidade da equipe de controlar a qualidade do produto de trabalho; Medidas coletadas dão visibilidade ao estado do projeto, permitindo verificar se o rumo está correto e fornecendo a base para a tomada de ações corretivas, quando necessário.

66 Medição e Qualidade A única maneira de avaliar e melhorar a qualidade de uma entidade é medir atributos específicos dessa entidade, obter um conjunto de métricas significativas baseadas nesses atributos e usar os valores das métricas para fornecer indicadores que nortearão um processo de melhoria.

67 Medição e Melhoria do Processo
Coletar dados que meçam o desempenho de cada processo. Analisar o desempenho de cada processo. Reter e utilizar os dados para: Avaliar a estabilidade processo; Interpretar os resultados das observações e análises; Traçar tendências; Identificar oportunidades de melhorias

68 Tópicos Avançados em Sistemas de Informação Qualidade de Software
Raimundo Sales Neto e Azevedo


Carregar ppt "Tópicos Avançados em Sistemas de Informação Qualidade de Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google