A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO CURSO: Conservação do Solo e Água INSTRUTOR: Msc José Carlos Brancher TÍTULO: O Sistema Plantio Direto na Palha e em Campo Nativo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO CURSO: Conservação do Solo e Água INSTRUTOR: Msc José Carlos Brancher TÍTULO: O Sistema Plantio Direto na Palha e em Campo Nativo."— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO CURSO: Conservação do Solo e Água INSTRUTOR: Msc José Carlos Brancher TÍTULO: O Sistema Plantio Direto na Palha e em Campo Nativo

2 Resumo histórico do PD no Brasil * 1971 primeiras experiências com P.D. em Londrina/PR na cultura do trigo. * 1971 primeiras experiências com P.D. em Londrina/PR na cultura do trigo. PIONEIRISMO NO PLANTIO DIRETO BRASIL/AMÉRICA LATINA PIONEIRISMO NO PLANTIO DIRETO BRASIL/AMÉRICA LATINA HERBERT BARTZ, Rolândia/PR, fazenda Renânia primeira lavoura de plantio direto no início da década de 70 com supervisão de Rolf Derpsch. HERBERT BARTZ, Rolândia/PR, fazenda Renânia primeira lavoura de plantio direto no início da década de 70 com supervisão de Rolf Derpsch.

3

4 Definição de plantio direto (PD) (segundo Philips e Young) Operação de semeadura de culturas em solos não preparados mecanicamente, abre-se apenas um sulco suficiente para obter boa profundidade e cobertura do solo. Operação de semeadura de culturas em solos não preparados mecanicamente, abre-se apenas um sulco suficiente para obter boa profundidade e cobertura do solo. É o plantio direto permanente, não uma semeadura ocasional. É o plantio direto permanente, não uma semeadura ocasional. Semeadura ocasional chamamos de plantação direta, não plantio direto. Semeadura ocasional chamamos de plantação direta, não plantio direto.

5 Objetivo inicial do Plantio Direto * Contenção dos processos erosivos do solo; * HOJE... PD é visto como um Sistema de Exploração Agropecuário com práticas Agrícolas ordenadas e INTER- RELACIONADAS.

6 Dano causado pela erosão em lavoura paranaense - anos 70

7 Perdas de solo no RS, década de 70 Perdas médias de solo na década de 70 eram de 24 t/ha/ano. Perdas médias de solo na década de 70 eram de 24 t/ha/ano. Produção de trigo + soja chegava a 2.200 kg/ha, isto representava uma perda maio que 10 t de solo por tonelada de grão produzido. Produção de trigo + soja chegava a 2.200 kg/ha, isto representava uma perda maio que 10 t de solo por tonelada de grão produzido.

8 Processo erosivo lavoura de fumo Santa Rosa do Sul - 2002

9 Compactação do solo pelo uso excessivo do arado e grade

10 Perdas de solo no mundo Perdas de solo no mundo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente mostra que nos últimos 45 anos a atividade humana degradou de forma moderada ou grave cerca de 1,2 bilhão de hectares de terra (cerca de 12% da superfície terrestre coberta por vegetação) (Oldeman et al. apud Souza, 2000). Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente mostra que nos últimos 45 anos a atividade humana degradou de forma moderada ou grave cerca de 1,2 bilhão de hectares de terra (cerca de 12% da superfície terrestre coberta por vegetação) (Oldeman et al. apud Souza, 2000).

11 Plantio Direto hoje... Pesquisas no mundo por mais de 60 anos, concluíram que o Sistema Plantio Direto é capaz de conseguir a tão almejada sustentabilidade agrícola em áreas extensivas. Pesquisas no mundo por mais de 60 anos, concluíram que o Sistema Plantio Direto é capaz de conseguir a tão almejada sustentabilidade agrícola em áreas extensivas. É reconhecido por técnicos nacionais e estrangeiros com a maior conquista do século XX no manejo do solo e da agricultura sustentável (EMBRAPA, 2002)‏ É reconhecido por técnicos nacionais e estrangeiros com a maior conquista do século XX no manejo do solo e da agricultura sustentável (EMBRAPA, 2002)‏

12 Colheita seguida de semeadura Colhetadeiras seguidas pelas semeadeiras Colhetadeiras seguidas pelas semeadeiras

13 Princípios básicos norteadores do Plantio Direto A cobertura permanente do solo; A cobertura permanente do solo; A rotação de culturas. A rotação de culturas.

14 A cobertura permanente do solo

15 A rotação de culturas

16 Plantio Direto – etapas para implantação Sistematizar o terreno  eliminar sulcos ou valetas de erosão; Sistematizar o terreno  eliminar sulcos ou valetas de erosão; Fazer terraceamento, se necessário; Fazer terraceamento, se necessário; Coletar e analisar o solo; Coletar e analisar o solo; Espalhamento do calcário e dos adubos sobre o solo, adubação de correção; Espalhamento do calcário e dos adubos sobre o solo, adubação de correção; Descompactar o solo e incorporar os adubos e o calcário; Descompactar o solo e incorporar os adubos e o calcário; Semeadura de plantas de cobertura do solo; Semeadura de plantas de cobertura do solo; Manejo das plantas de cobertura do solo; Manejo das plantas de cobertura do solo; Plantio com plantadeira apropriada. Plantio com plantadeira apropriada.

17 Vantagens do Plantio Direto 1ª) Redução da erosão do solo – o sistema plantio direto pressupõe a existência de adequada quantidade de palha sobre a superfície do solo. 1ª) Redução da erosão do solo – o sistema plantio direto pressupõe a existência de adequada quantidade de palha sobre a superfície do solo. 2ª) Manutenção da umidade do solo – por apresentar maior taxa de infiltração de água da chuva, reduz consideravelmente as perdas por evaporação. 2ª) Manutenção da umidade do solo – por apresentar maior taxa de infiltração de água da chuva, reduz consideravelmente as perdas por evaporação. 3ª) Melhora o ambiente do solo – o solo estando protegido pela palha, apresenta menores temperaturas e amplitude térmica e melhor estrutura, havendo maior fluxo de oxigênio e de água. 3ª) Melhora o ambiente do solo – o solo estando protegido pela palha, apresenta menores temperaturas e amplitude térmica e melhor estrutura, havendo maior fluxo de oxigênio e de água. Aumenta a atividade biológica – o melhor aporte de material orgânico, aliado a boas condições de temperatura, aeração, umidade e de desenvolvimento radicular, Aumenta a atividade biológica – o melhor aporte de material orgânico, aliado a boas condições de temperatura, aeração, umidade e de desenvolvimento radicular,

18 Vantagens do Plantio Direto 5ª) Menor dependência do clima – o sistema plantio direto proporciona maior quantidade de água armazenada no solo. 5ª) Menor dependência do clima – o sistema plantio direto proporciona maior quantidade de água armazenada no solo. 6ª) Redução de máquinas e equipamentos – com a ausência de preparo do solo, não as (grades, arados, escarificadores) e de tratores de grande potência. 6ª) Redução de máquinas e equipamentos – com a ausência de preparo do solo, não as (grades, arados, escarificadores) e de tratores de grande potência. 7ª) Melhor utilização do tempo – no sistema plantio direto, a semeadura poderá ter início com as primeiras chuvas e/ou imediatamente após uma colheita. 7ª) Melhor utilização do tempo – no sistema plantio direto, a semeadura poderá ter início com as primeiras chuvas e/ou imediatamente após uma colheita. 8ª) Melhor competitividade e eficiência. 8ª) Melhor competitividade e eficiência. 9ª) Maior sustentabilidade ambiental – maior estabilidade e menor custo de produção. 9ª) Maior sustentabilidade ambiental – maior estabilidade e menor custo de produção. 10ª) Melhoria da qualidade de vida – com o sistema o homem do campo pode dedicar-se mais à família. 10ª) Melhoria da qualidade de vida – com o sistema o homem do campo pode dedicar-se mais à família.

19 Desvantagens do Plantio Direto - Maior custo de implantação do Sistema (descompactação do solo, aquisição de calcário e de adubos, compra de implementos...); - Maior custo de implantação do Sistema (descompactação do solo, aquisição de calcário e de adubos, compra de implementos...); - Normalmente há necessidade de maior uso de herbicidas, principalmente no início; - Normalmente há necessidade de maior uso de herbicidas, principalmente no início; - Poderá haver maior incidência de pragas (lesmas e lagarta rosca) e doenças do solo. - Poderá haver maior incidência de pragas (lesmas e lagarta rosca) e doenças do solo. - A produtividade inicial (primeiros 3 anos) é um pouco reduzida quando comparada ao Sistema Convencional, salvo exceções na cultura da soja. - A produtividade inicial (primeiros 3 anos) é um pouco reduzida quando comparada ao Sistema Convencional, salvo exceções na cultura da soja.

20 Máquinas para implantação do PD Tração animal: Tração animal: Fonte: Monegat (1991).

21 Máquinas para implantação do PD Tração animal: Tração animal:

22 Máquinas para implantação do PD Tração animal: Tração animal:

23 Quilometragem humana No sistema plantio direto o agricultor tem que caminhar em média 12 km para realizar o preparo e semeadura de um hectare de solo, ao passo que no sistema convencional o produtor terá que caminhar o equivalente a 40 km para igual tarefa. Nessa mesma perspectiva, Monegat sugeriu que em todo o ciclo de uma cultura anual podem ser percorridos até 150 km por hectare e, portanto, devem existir agricultores que deram em 40 anos de atividade, cultivando 10 hectares de milho solteiro, uma volta ao mundo. (Monegat,1996, p.15). No sistema plantio direto o agricultor tem que caminhar em média 12 km para realizar o preparo e semeadura de um hectare de solo, ao passo que no sistema convencional o produtor terá que caminhar o equivalente a 40 km para igual tarefa. Nessa mesma perspectiva, Monegat sugeriu que em todo o ciclo de uma cultura anual podem ser percorridos até 150 km por hectare e, portanto, devem existir agricultores que deram em 40 anos de atividade, cultivando 10 hectares de milho solteiro, uma volta ao mundo. (Monegat,1996, p.15).

24 Redução do trabalho humano Considerando que é possível realizar o plantio direto com tração animal, reduzindo 80% do esforço, é altamente desejável adotar essa prática nas pequenas propriedades (Gassen & Gassen, 1996). Considerando que é possível realizar o plantio direto com tração animal, reduzindo 80% do esforço, é altamente desejável adotar essa prática nas pequenas propriedades (Gassen & Gassen, 1996). Há necessidade de economizar tempo e mão-de-obra e aproveitá-la em outras atividades de renda ou mesmo laser. Há necessidade de economizar tempo e mão-de-obra e aproveitá-la em outras atividades de renda ou mesmo laser.

25 Semeadeira rotacaster no início do plantio direto

26 Máquinas para implantação do PD Motorizadas adaptadas Motorizadas adaptadas

27 Máquinas para implantação do PD Motorizadas antigas Motorizadas antigas

28 Máquinas para implantação do PD Motorizadas, última geração Motorizadas, última geração

29 Lançamento

30 Plantadeiras manuais - saraquá Plantio de feijão consorciado com palmeira real após milho Plantio de feijão consorciado com palmeira real após milho

31 Plantio direto – lavoura de milho com espaçamento reduzido

32 Plantio Direto em campo nativo Plantio direto e a integração lavoura pecuária Plantio direto e a integração lavoura pecuária A integração objetiva produzir grãos e proteína animal, opção para garantir a estabilidade da renda do produtor e necessária para viabilizar a rotação de culturas, visando o controle de doenças, plantas daninhas e pragas. A integração objetiva produzir grãos e proteína animal, opção para garantir a estabilidade da renda do produtor e necessária para viabilizar a rotação de culturas, visando o controle de doenças, plantas daninhas e pragas. Renda extra na propriedade sem perda de ganhos da agricultura; Renda extra na propriedade sem perda de ganhos da agricultura; Produção de carne e leite; Produção de carne e leite; - Aumento da lotação de cabeças/ha; Ex. Amantino P.F. 350 animais em 60 ha = 5,8 animais/ha. - Aumento da lotação de cabeças/ha; Ex. Amantino P.F. 350 animais em 60 ha = 5,8 animais/ha.

33 Campos de Cima da Serra – São José dos Ausentes Campos crestados pelas geadas Campos crestados pelas geadas

34 Alternativa para campo nativo crestado PD de aveia + azevém – Santa R. do Sul 15 dias germ. PD de aveia + azevém – Santa R. do Sul 15 dias germ.

35 Problemas no manejo da integração lav./pec. Falta de cobertura adequada, aveia e azevém guaxos, produtores esperam 90 dias de pastoreio; Falta de cobertura adequada, aveia e azevém guaxos, produtores esperam 90 dias de pastoreio; Década de 70 o problema era erosão dos solos (resolvido) hoje é a compactação dos solos que assusta os técnicos; Década de 70 o problema era erosão dos solos (resolvido) hoje é a compactação dos solos que assusta os técnicos; Pastoreio intermitente por 90 dias com chuva ou sol, pastoreio não resiste mais que 3 dias nestas condições; Pastoreio intermitente por 90 dias com chuva ou sol, pastoreio não resiste mais que 3 dias nestas condições;

36 Cuidados na integração lav./pecuária Efetuar boa correção e adubação dos solos; Efetuar uma eficiente semeadura de coberturas (aveia+azevém) preferencialmente; Efetuar uma eficiente semeadura de coberturas (aveia+azevém) preferencialmente; Efetuar um eficiente sistema de piqueteamento; Efetuar um eficiente sistema de piqueteamento; Correto é o gado entrar aos 30 – 60 e 90 dias; Correto é o gado entrar aos 30 – 60 e 90 dias; OBS. Realizar um eficiente programa de treinamento para técnicos e produtores, porque no Plantio Direto a matéria prima é a capacidade intelectual do homem (Herbert Bartz, 1997). OBS. Realizar um eficiente programa de treinamento para técnicos e produtores, porque no Plantio Direto a matéria prima é a capacidade intelectual do homem (Herbert Bartz, 1997).

37 Sulcos de semeadura Foto Cooplantio

38 Busca-se na melhoria dos campos e pastos

39 Prontos para abate e descartados abaixo

40 Plantio de soja em campo nativo

41 PD de soja em campo nativo

42 Plantio de sorgo em campo nativo

43 Sucesso na utilização do PD

44 Cultivo mínimo, operação de sulcamento na cobertura de ervilhaca comum (Vicia sativa)‏ Fonte: Monegat (1991).

45 Cultivo Mínimo Caracteriza-se pelo mínimo revolvimento do solo para o plantio. Caracteriza-se pelo mínimo revolvimento do solo para o plantio. Vantagens: Vantagens: menos gastos com máquinas, combustível e mão-de-obra menos gastos com máquinas, combustível e mão-de-obra menor pulverização da superfície do solo menor pulverização da superfície do solo maior rugosidade do solo maior rugosidade do solo maior capacidade de armazenamento da água superficial maior capacidade de armazenamento da água superficial a formação do ‘Pé-de-grade’ ou ‘Pé-de-arado’ é dificultada a formação do ‘Pé-de-grade’ ou ‘Pé-de-arado’ é dificultada

46 Cultivo Mínimo - Desvantagens: Leito de semeadura não é uniforme; Leito de semeadura não é uniforme; A erosão do solo é diminuída, mas ainda presente; A erosão do solo é diminuída, mas ainda presente; Pode ocorrer embuchamento do arado ao sulcar linhas de plantio; Pode ocorrer embuchamento do arado ao sulcar linhas de plantio;

47 Preparo Convencional Envolve uma ou mais arações e duas ou mais gradagens, trabalha com revolvimento da camada. Envolve uma ou mais arações e duas ou mais gradagens, trabalha com revolvimento da camada. Vantagens: Vantagens: Faz bom controle de inços; Faz bom controle de inços; Deixa o solo com boa aeração na camada arável; Deixa o solo com boa aeração na camada arável; Deixa o solo bem destorroado p/ o plantio das sementes; Deixa o solo bem destorroado p/ o plantio das sementes; Permite controlar melhor algumas pragas. Permite controlar melhor algumas pragas.

48 Preparo convencional - Desvantagens: O solo fica descoberto de palhas  aumenta a erosão; O solo fica descoberto de palhas  aumenta a erosão; Formação de camada superficial compactada (crosta superficial); Formação de camada superficial compactada (crosta superficial); Formação de camada subsuperficial compactada (‘Pé-de-grade’ ou ‘Pé-de-arado’)‏ Formação de camada subsuperficial compactada (‘Pé-de-grade’ ou ‘Pé-de-arado’)‏ Maior perda de água do solo; Maior perda de água do solo; Maior amplitude térmica no interior do solo; Maior amplitude térmica no interior do solo; Utiliza mais mão-de-obra; Utiliza mais mão-de-obra; Maior custo com máquinas e implementos; Maior custo com máquinas e implementos;

49 Solo desestruturado e erosão laminar

50 Preparo Convencional de Solo com Tração Animal


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO CURSO: Conservação do Solo e Água INSTRUTOR: Msc José Carlos Brancher TÍTULO: O Sistema Plantio Direto na Palha e em Campo Nativo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google