A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha."— Transcrição da apresentação:

1 Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha

2 Introdução BIOFILIA – Amor pela vida, e pelas demais formas de vida que habitam o planeta. (Edward Wilson, 1984) Onde você preferiria passar suas férias?

3 Aqui?

4 Ou aqui?

5 O ser humano tem uma tendência espontânea a gostar de elementos relacionados à natureza. Entretanto, essa tendência pode ser perdida, e a pessoa torna-se insensível à natureza. Os pais têm um papel fundamental para evitar que os filhos percam esse amor.

6 Objetivo: verificar a tendência à biofilia em crianças de 5 a 10 anos, expostas a um elemento natural.

7 Métodos Cinco gatinhos foram levados à escola e colocados dentro da sala de aula, em exposição controlada. As crianças estavam realizando alguma atividade escolar, e foram observadas enquanto preferiam continuar suas atividades ou ir brincar com os gatinhos. Foram contabilizadas as reações (+), (0) e (-) no momento inicial e após 2 minutos de exposição aos animais.

8 Resultados A tabela abaixo resume os resultados obtidos: TurmaMédia (+) Média (+) 2 Média (0) Média (0) 2 Média (-) Média (-) 2 Pré III ª série22, ,66 2ª série2518,528,50,5 3ª série Tabela 1: Resumo dos resultados obtidos com a observação dos alunos de diferentes faixas etárias, frente à exposição aos gatinhos. Reações positivas, neutras e negativas no momento inicial e após 2 minutos, em número de alunos.

9 Fig. 1: Médias dos resultados obtidos com a observação das crianças expostas controladamente aos gatinhos, em cada uma das séries visitadas, em número de alunos.

10 Fig. 2: Médias das reações neutras das crianças divididas por séries, após 2 minutos de observação e interação controlada com os gatinhos. A tendência crescente da linha parece indicar que crianças mais velhas tornam-se mais indiferentes do que as crianças mais novas, embora na última série tenha ocorrido uma exceção.

11 Discussão Parece que a tendência observada confirma a hipótese da Biofilia. Gatinhos seriam os animais mais adequados para conduzir este experimento? Por que os resultados da 3ª série fogem à projeção inicial dos dados? A Biofilia é uma área de estudos que merece ser explorada.

12 Conclusão Este estudo, apesar de suas modestas proporções, verificou uma tendência à aceitação da hipótese da Biofilia. Entretanto, poderiam ser feitos mais estudos, envolvendo faixa etária mais abrangente de crianças, e com outros tipos de elementos naturais.

13 Que tal com estes animais?

14 Obrigada!


Carregar ppt "Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google