A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITURA DE IMAGENS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITURA DE IMAGENS."— Transcrição da apresentação:

1 LEITURA DE IMAGENS

2 Quando se olha para uma obra de arte, vê-se um filme, lê-se um livro, observa-se uma pintura ou escultura, cria-se na mente uma série de pensamentos que podem ser diferentes a cada vez que se repete a mesma atividade de ver e observar a obra de Arte. Ao ato de observar e produzir pensamentos novos pode ser chamado de Leitura de Imagem. A Leitura de Imagem de uma obra de Arte pode ser desenvolvida e incrementada permitindo que o observador consiga uma série de informações e significados enriquecendo seus conhecimentos.

3 Percebe-se também que cada pessoa, de acordo com seu repertório e seu modo de vida consegue ver o mesmo filme por exemplo, e interpretá-lo de forma totalmente diferente de uma outra pessoa. Além disso, essa mesma pessoa assistindo o mesmo filme no dia seguinte ou em outro momento, produz uma descrição com idéias bem diferentes das que produziu quando o viu pela primeira vez.

4 Afinal, o que é uma leitura de Imagem
Afinal, o que é uma leitura de Imagem? Superficialmente é a observação e análise visual, auditiva, táctil, sensorial com a posterior produção de uma análise descritiva. Em síntese: Perceber a obra finalizada, como o resultado do trabalho produzido pelo artista. No momento seguinte iniciar uma investigação sobre os meios utilizados pelo artista para produzí-la, por último buscar saber a vida do artista, seu contexto social e sua realidade.

5 Leitura de imagem– Identificação do tema,das cores predominantes, do suporte utilizado(madeira, tela, papel, pedra etc.), dos movimentos,da luminosidade, das linhas e dos volumes. Contextualização histórica – Estabelecimento de relações entre a obra e seu contexto de produção (dados biográficos do artista e sua relação com movimentos ou estilos artísticos, patrocinadores etc.). Produção artística – Proposta de trabalhos de releitura das obras analisadas, com destaque para o tema abordado ou para as técnicas de produção utilizadas pelo artista.

6 Roda de criança, de Hans Thoma, 1884.

7 Leitura Que personagens aparecem na pintura? Como eles estão vestidos?
Onde eles estão? O que estão fazendo? Há diferenças entre eles? Quais? Que cores predominam na representação das figuras e construções?

8 Meninos, de Belmiro de Almeida, 1892.

9 Contextualização o nome das pinturas e dos pintores o ano em que foram realizadas. a época de produção: vestimentas, atividades e locais retratados.

10 Temática abordada: Que brincadeiras as crianças estavam realizando? Vocês também realizaram essas brincadeiras? Que outras brincadeiras realizaram? Vocês usaram o mesmo tipo de roupa das crianças representadas nas pinturas?

11 Morro de favela, obra de Tarsila do Amaral, de 1924.

12 Responda: Que elementos da paisagem e personagens foram representados? Em que suporte eles foram representados? Eles foram representados de forma realista, isto é, buscando semelhança com o mundo “real”? Quais as cores predominantes? Que tipos de linhas e figuras geométricas podem ser identificados? Como foi o trabalho com a luz? É muito ou pouco iluminado E com o movimento? Tem movimento na obra como se precebe?

13 Na Arte figurativa, em geral, a preocupação na organização e disposição dos elementos ultiliza- se dos mesmos princípios posteriormente estudados pela Gestalt, desde os estudos de Leonardo DaVinci e Alberti sobre a perspectiva e a hierarquização dos componentes, podendo os valorizar, dar-lhes destaque ou relegando-os a segundo plano, tendo como resultado na obra final um papel principal e destacado, logo percebido pelo espectador, ou secundário no entendimento da cena. Em Gestalt, explicamos esse “fenômeno da percepção” através da decomposição e imediata recomposição das partes em relação ao todo.

14

15

16 Imagem comunicativa: Os mesmos elementos da figura artística se aplicam à comunicação visual. Uma imagem é capaz de ter a mesma eloquência que um discurso falado ou mesmo que um livro. Tudo depende da ordem e da intensidade em que são organizados: a sua configuração ou Gestalt. Seja texto ou imagem, estamos lidando com discursos da propaganda, e daí devemos perseguir sempre os elementos fundamentais desses objetos de análise.

17

18

19

20

21

22


Carregar ppt "LEITURA DE IMAGENS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google