A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qual é a função de um texto literário?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qual é a função de um texto literário?"— Transcrição da apresentação:

1 Qual é a função de um texto literário?
FUNÇÕES DA LITERATURA Qual é a função de um texto literário?

2 Não tem uma natureza utilitária, ou seja, sua função não é especificamente informar, instruir, convencer.....mas, entreter.

3 A FUNÇÃO DA ARTE A arte tem como função nos ajudar a olhar o mundo, sua beleza, sua imensidão, a ver o que não se estampa de imediato, a desempoeirar nossa vista para enxergar melhor.

4 O DIEGO No texto A Função da Arte, o Diego representa todas as pessoas que são leigas em arte, especificamente em literatura

5 O MAR O mar está representando a imensidão que é o mundo da arte, o mundo da literatura.

6 O PAI O pai representa todos os recursos que nos possibilitam e orientam ver esse mundo, essa imensidão...

7 O LEITOR E O TEXTO LITERÁRIO
O leitor de um texto literário deve ter um papel ativo como espectador, leitor ou contemplador de obra de arte, dialogando, negociando e atribuindo sentidos, recriando na imaginação a realidade sugerida.

8 A LINGUAGEM LITERÁRIA Determinados gêneros de texto primam pela objetividade e pela clareza, procurando não deixar margem para múltiplas interpretações, pois, em certos casos, danos podem ser provocados.

9 Outros gêneros, ao contrário, se utilizam de linguagem figurada e de outros recursos expressivos, dando margem a múltiplas interpretações.

10 A CENSURA A censura é tão antiga quanto a sociedade humana. Mas para algumas pessoas ela representa a violação do direito de livre expressão; para outras representa um instrumento necessário à defesa dos princípios morais. A censura existe, de alguma forma, em todas as comunidades humanas, presentes ou passadas e em qualquer parte do mundo. De forma política, moral ou religiosa, a censura baseia-se em certos princípios reunidos em uma ideologia pré definida que orienta sua atividade fiscalizadora e/ou repressora. No entanto, em alguns casos, ela tem servido para encobrir interesses particulares de pessoas ou de grupos.

11 JULINHO DA ADELAIDE Julinho da Adelaide nasceu quando Chico Buarque passou a ser muito conhecido entre os censores do regime militar, na década de 70. Suas músicas eram proibidas somente porque levavam sua assinatura. A saída para burlar a censura foi a criação de um heterônimo. E deu certo. Acorda amor, Jorge maravilha e Milagre brasileiro passaram pela censura sem maiores problemas.

12 Na década de 1970, durante o regime militar – período difícil, marcado por autoritarismo, prisões, tortura, mortes e grande agitação cultural e social -, Chico Buarque e muitos outros artistas foram perseguidos pelos censores e muitas de suas músicas foram proibidas.

13 Para tentar driblar a censura, Chico criou pseudônimos, conseguindo, dessa forma, passar três músicas pelo crivo dos censores, entre elas Acorda, amor.No entanto, logo foi desmascarado.


Carregar ppt "Qual é a função de um texto literário?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google