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Exercícios conjunto dos números naturais parte I

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Apresentação em tema: "Exercícios conjunto dos números naturais parte I"— Transcrição da apresentação:

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2 Exercícios conjunto dos números naturais parte I

3 1- Escreva os números pedidos no conjunto dos Inteiros:
a) Sucessor de 4 b) Antecessor de 0 c) Antecessor de -3 d) Sucessor de -6 e) Sucessor do dobro de 2 f) Dobro do antecessor de -3 g) Antecessor do dobro de -2 h) O simétrico de 10

4 Escreva os números pedidos no conjunto dos Inteiros:
a) Sucessor de 4: O sucessor de 4 é 5. b) Antecessor de 0: O antecessor de 0 é -1. c) Antecessor de -3: O antecessor de -3 é -4. d) Sucessor de -6: O sucessor de -6 é -5. e) Sucessor do dobro de 2: O sucessor do dobro de 2 é 5. f) Dobro do antecessor de -3: O dobro do antecessor de -3 é -4. g) Antecessor do dobro de -2: O antecessor do dobro de -2 é -5. h) O simétrico de 10: O simétrico de 10 é -10.

5 2- Represente, com chaves, os elementos dos conjuntos descritos:
a) A: naturais, menores do que 12 b) B: inteiros, menores do que 5 c) C: x inteiro, tal que, -3<x<5 d) D: x natural, tal que, x<7 e) E: x inteiros, par, tal que -9<x<9 f) divisores inteiros de 6

6 Represente, com chaves, os elementos dos conjuntos descritos:
A: naturais, menores do que 12 A = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11} b) B: inteiros, menor ou igual a 5 B = {... -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5} c) C: x inteiro, tal que, -3<x<5 C = {-3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5} d) D: x natural, tal que, x<7 D = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6} e) E: x inteiros, par, tal que -9<x<9 E = {-9, -8, -6, -4, -2, 0, 2, 4, 6, 8, 9}

7 3- Sendo n um número inteiro, indique, no conjunto dos inteiros:
a) o sucessor de n b) o antecessor de n c) o triplo de n d) o dobro do sucessor de n e) o antecessor do triplo de n f) o simétrico do dobro de n

8 Sendo n um número inteiro, indique, no conjunto dos inteiros:
a) o sucessor de n é n+1 b) o antecessor de n é n-1 c) o triplo de n é 3n d) o dobro do sucessor de n é 2(n+1) e) o antecessor do triplo de n é 3n – 1 f) o simétrico do dobro de n é -2n

9 4- Numa cidade, a meteorologia determinou a temperatura máxima e a mínima em alguns dias do ano, tanto no inverno como no verão. Calcule a variação de temperatura em cada dia, conforme o exemplo: a) Máx.: 10ºC   Mín.: -1ºC   Variação: 11 ºC (10) - (-1)= = 11 b) Máx.: 30ºC  Mín.: 24ºC c) Máx.: 5ºC    Mín.: -2ºC d) Máx.: 15ºC  Mín.: 12ºC e) Máx.:  -1ºC  Mín.: -10ºC

10 Numa cidade, a meteorologia determinou a temperatura máxima e a mínima em alguns dias do ano, tanto no inverno como no verão. Calcule a variação de temperatura em cada dia, conforme o exemplo: a) Máx.: 10ºC   Mín.: -1ºC   Variação: 11 ºC (10) - (-1)= = 11 b) Máx.: 30ºC  Mín.: 24ºC  Variação: 6 ºC (30) - (24) = 6 c) Máx.: 5ºC    Mín.: -2ºC  Variação: 7 ºC (5) - (-2) = 5+ 2= 7 d) Máx.: 15ºC  Mín.: 12ºC  Variação: 3 ºC (15) – (12) = 3 e) Máx.: -1ºC   Mín.: -10ºC  Variação: 9 ºC (-1) – (-10) = 9

11 5- Qual é a distância entre:
b) 123 e 187? c) -45 e 78? d) 89 e 1258?

12 Qual é a distância entre:
-12 -(-134) = = 122 b) 123 e 187? 187 - 123 = 64 c) -45 e 78? 78 - (-45) = = 123 d) 89 e 1258? = 1.169

13 6- João tem um saldo bancário de R$ 487,00
6- João tem um saldo bancário de R$ 487,00. Com esse dinheiro, ela pretendia pagar as seguintes contas: Dentista ? R$ 123,00 Faxineira ? R$ 65,00 Cantina da escola ? R$ 87,00 Telefone celular ? R$ 35,00 Posto de gasolina ? R$ 180,00 O saldo bancário de João é suficiente para o pagamento dessas despesas? Por quê?

14 O saldo bancário de João é suficiente para o pagamento dessas despesas
O saldo bancário de João é suficiente para o pagamento dessas despesas? Por quê? Despesas: = 490 reais Saldo insuficiente: = -3 O saldo vai ser insuficiente pois irá faltar 3 reais.

15 7- Qual é o oposto do oposto de [7 – (-8)]?

16 Qual é o oposto do oposto de [7 – (-8)]?
[7-(- 8)] = [7 + 8] = 15 Oposto de 15 é -15 Oposto do oposto de 15 é o oposto de -15, que é igual a 15.

17 8- Compare os resultados das operações abaixo:

18 Compare os resultados das operações abaixo:
(9 – = 12) menor (12 – = 14) b) 12 – (– 23) _____ 25 + (–13) – (-9) ( = 35 ) maior ( 25 – = 21) c) 2 + (–3)  + (–4) _____ 9 - (–1) + (–3) ( = -5 ) menor ( – 3 = 7)

19 Resolva as multiplicações a seguir:
-3 ( -4) = 2 ( -2) + (-4)= 7 ( -5 ) =

20 Resolva as multiplicações a seguir:
-3 ( -4) = +12 b) 2 ( -2) + (-4)= -4 – 4 c) 7 ( -5 ) = -35

21 2- Resolva as divisões a seguir:
(15): (-3 )= (- 20) : (-4)= (60): (6 )=

22 2- Resolva as divisões a seguir:
(15): (-3 )= -5 (- 20) : (-4)= + 5 (60): (6 )= +10

23 3-Calcule as expressões, indicando os cálculos
3-Calcule as expressões, indicando os cálculos. Atenção à ordem em que as operações devem ser efetuadas: (+ 10) – (2) (4) (-24) : (6) + (-3) -3 -3 (-7): (4) 6 (2) – (3) : (3)

24 3-Calcule as expressões, indicando os cálculos
3-Calcule as expressões, indicando os cálculos. Atenção à ordem em que as operações devem ser efetuadas: a) (+ 10) – (2) (4) 10 – 8 2 b) (-24) : (6) + (-3) -4 – 3 -7 c) (-7): (2) : (2) -3 + 7 +4 d) 6 (2) – (3) : (3) 12 - 1 11

25 4- Maria comprou uma caixa de chocolates.
Desses chocolates, comeu dois e distribuiu os restantes pelos seus 5 primos, tendo cada um recebido 4 chocolates. Quantos chocolates tinha a caixa que a Maria comprou?

26 Maria comprou uma caixa de chocolates.
Desses chocolates, comeu dois e distribuiu os restantes pelos seus 5 primos, tendo cada um recebido 4 chocolates. Quantos chocolates tinha a caixa que a Maria comprou? 2 + 5 ( 4) 2 + 20 22 Tinha na caixa 22 chocolates nesta caixa.

27 5- O Pedro decidiu distribuir igualmente o tempo livre que tem entre as 15:30 e as 18:00 para fazer os trabalhos de casa de três disciplinas. a. Quantos minutos tem livres para estudar? b. Quantos minutos vai reservar para cada disciplina? c. A mãe do Pedro informou-o que deve concluir as tarefas 45 minutos mais cedo, porque tem uma consulta médica. Quantos minutos terá para estudar para cada disciplina?

28 a) Quantos minutos tem livres para estudar?
15:30 até 18:00 são 2:30 Se a cada hora tem 60 minutos então em 2:30 tem 210 minutos. b) Quantos minutos vai reservar para cada disciplina? 210 : 3= 70 São 70 minutos para cada matéria. c) A mãe do Pedro informou-o que deve concluir as tarefas 45 minutos mais cedo, porque tem uma consulta médica. Quantos minutos terá para estudar para cada disciplina? 210 – 45 = 165 165:3= Ele terá 55 minutos para cada disciplina.

29 1- É verdade que (–3) ²é igual a –3²? Por quê?

30 Não porque (–3)² = (–3) · (–3) = 9 e –3² = – (3 · 3) = –9
Não porque (–3)² = (–3) ·  (–3) = 9 e –3² = – (3 ·  3) = –9. Note que na primeira potência, a base é (–3) e na segunda a base é 3. Na segunda potência, estamos calculando o oposto de 3 ao quadrado.

31 2- Resolva as potências a seguir :
b) 2³= c) 24= d) 3³= e) 34= f) 35= g) 4³= h) 55=

32 2- Resolva as potências a seguir :
b) 2³= (2)(2)(2)=8 c) 24= (2)(2)(2)(2)= 16 d) 3³= (3)(3)(3)= 27 e) 34= (3)(3)(3)(3)= 81 f) 35= (3)(3)(3)(3)(3) = 243 g) 4³= (4)(4)(4)= 64 h) 55= (5)(5)(5)(5)(5) =3.125

33 3- Quais os números que elevados ao quadrado são iguais a:
b) 49? c) 100? d) 169?

34 Quais os números que elevados ao quadrado são iguais a:
a) 81? 8 e - 8 b) 49? 7 e -7 c) 100? 10 e -10 d) 169? 13 e -13

35 Faça o mesmo com o número: 9.826.514
4- Veja a decomposição do número decomposto em potências de 10: = = 3 × × × × × × = 3 × ×   4 × × × × Faça o mesmo com o número:

36 = = 9 × × × × × × = 9 × × × × × ×

37 5- Represente matematicamente as expressões descritas e calcule seus resultados:
a) A diferença entre o dobro de (+4) e o número (+8). b) A soma de (–7) com o triplo de (–2). c) O produto da soma de (–3) com (+5) com a diferença entre (–3) e (+5). d) A metade da diferença entre +10 e (–8). e) A diferença entre a metade de +10 e o número (–8). f) A divisão do quadrado de (–4) pelo cubo de (–2).

38 A diferença entre o dobro de (+4) e o número (+8).
2 (+4) – (+8) = +8 – 8 = 0 b) A soma de (–7) com o triplo de (–2). –7 + 3(–2) = –7 + (–6) = –13 c) O produto da soma de (–3) com (+5) com a diferença entre (–3) e (+5). (–3 + 5)[ –3 – (+5)] = (+2) (–8) = –16 d) A metade da diferença entre +10 e (–8). [+10 – (–8)] : 2 = (10 + 8) : 2 = 18 : 2 = +9 e) A diferença entre a metade de +10 e o número (–8). (+10) : 2 – (–8) = (+5) + 8 = +13 f) A divisão do quadrado de (–4) pelo cubo de (–2). (4) 2 : (–2) 3 = (+16) : (–8) = –2


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