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PublicouFilipe Savedra Alterado mais de 9 anos atrás
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Exercícios conjunto dos números naturais parte I
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1- Escreva os números pedidos no conjunto dos Inteiros:
a) Sucessor de 4 b) Antecessor de 0 c) Antecessor de -3 d) Sucessor de -6 e) Sucessor do dobro de 2 f) Dobro do antecessor de -3 g) Antecessor do dobro de -2 h) O simétrico de 10
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Escreva os números pedidos no conjunto dos Inteiros:
a) Sucessor de 4: O sucessor de 4 é 5. b) Antecessor de 0: O antecessor de 0 é -1. c) Antecessor de -3: O antecessor de -3 é -4. d) Sucessor de -6: O sucessor de -6 é -5. e) Sucessor do dobro de 2: O sucessor do dobro de 2 é 5. f) Dobro do antecessor de -3: O dobro do antecessor de -3 é -4. g) Antecessor do dobro de -2: O antecessor do dobro de -2 é -5. h) O simétrico de 10: O simétrico de 10 é -10.
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2- Represente, com chaves, os elementos dos conjuntos descritos:
a) A: naturais, menores do que 12 b) B: inteiros, menores do que 5 c) C: x inteiro, tal que, -3<x<5 d) D: x natural, tal que, x<7 e) E: x inteiros, par, tal que -9<x<9 f) divisores inteiros de 6
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Represente, com chaves, os elementos dos conjuntos descritos:
A: naturais, menores do que 12 A = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11} b) B: inteiros, menor ou igual a 5 B = {... -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5} c) C: x inteiro, tal que, -3<x<5 C = {-3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5} d) D: x natural, tal que, x<7 D = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6} e) E: x inteiros, par, tal que -9<x<9 E = {-9, -8, -6, -4, -2, 0, 2, 4, 6, 8, 9}
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3- Sendo n um número inteiro, indique, no conjunto dos inteiros:
a) o sucessor de n b) o antecessor de n c) o triplo de n d) o dobro do sucessor de n e) o antecessor do triplo de n f) o simétrico do dobro de n
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Sendo n um número inteiro, indique, no conjunto dos inteiros:
a) o sucessor de n é n+1 b) o antecessor de n é n-1 c) o triplo de n é 3n d) o dobro do sucessor de n é 2(n+1) e) o antecessor do triplo de n é 3n – 1 f) o simétrico do dobro de n é -2n
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4- Numa cidade, a meteorologia determinou a temperatura máxima e a mínima em alguns dias do ano, tanto no inverno como no verão. Calcule a variação de temperatura em cada dia, conforme o exemplo: a) Máx.: 10ºC Mín.: -1ºC Variação: 11 ºC (10) - (-1)= = 11 b) Máx.: 30ºC Mín.: 24ºC c) Máx.: 5ºC Mín.: -2ºC d) Máx.: 15ºC Mín.: 12ºC e) Máx.: -1ºC Mín.: -10ºC
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Numa cidade, a meteorologia determinou a temperatura máxima e a mínima em alguns dias do ano, tanto no inverno como no verão. Calcule a variação de temperatura em cada dia, conforme o exemplo: a) Máx.: 10ºC Mín.: -1ºC Variação: 11 ºC (10) - (-1)= = 11 b) Máx.: 30ºC Mín.: 24ºC Variação: 6 ºC (30) - (24) = 6 c) Máx.: 5ºC Mín.: -2ºC Variação: 7 ºC (5) - (-2) = 5+ 2= 7 d) Máx.: 15ºC Mín.: 12ºC Variação: 3 ºC (15) – (12) = 3 e) Máx.: -1ºC Mín.: -10ºC Variação: 9 ºC (-1) – (-10) = 9
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5- Qual é a distância entre:
b) 123 e 187? c) -45 e 78? d) 89 e 1258?
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Qual é a distância entre:
-12 -(-134) = = 122 b) 123 e 187? 187 - 123 = 64 c) -45 e 78? 78 - (-45) = = 123 d) 89 e 1258? = 1.169
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6- João tem um saldo bancário de R$ 487,00
6- João tem um saldo bancário de R$ 487,00. Com esse dinheiro, ela pretendia pagar as seguintes contas: Dentista ? R$ 123,00 Faxineira ? R$ 65,00 Cantina da escola ? R$ 87,00 Telefone celular ? R$ 35,00 Posto de gasolina ? R$ 180,00 O saldo bancário de João é suficiente para o pagamento dessas despesas? Por quê?
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O saldo bancário de João é suficiente para o pagamento dessas despesas
O saldo bancário de João é suficiente para o pagamento dessas despesas? Por quê? Despesas: = 490 reais Saldo insuficiente: = -3 O saldo vai ser insuficiente pois irá faltar 3 reais.
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7- Qual é o oposto do oposto de [7 – (-8)]?
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Qual é o oposto do oposto de [7 – (-8)]?
[7-(- 8)] = [7 + 8] = 15 Oposto de 15 é -15 Oposto do oposto de 15 é o oposto de -15, que é igual a 15.
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8- Compare os resultados das operações abaixo:
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Compare os resultados das operações abaixo:
(9 – = 12) menor (12 – = 14) b) 12 – (– 23) _____ 25 + (–13) – (-9) ( = 35 ) maior ( 25 – = 21) c) 2 + (–3) + (–4) _____ 9 - (–1) + (–3) ( = -5 ) menor ( – 3 = 7)
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Resolva as multiplicações a seguir:
-3 ( -4) = 2 ( -2) + (-4)= 7 ( -5 ) =
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Resolva as multiplicações a seguir:
-3 ( -4) = +12 b) 2 ( -2) + (-4)= -4 – 4 c) 7 ( -5 ) = -35
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2- Resolva as divisões a seguir:
(15): (-3 )= (- 20) : (-4)= (60): (6 )=
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2- Resolva as divisões a seguir:
(15): (-3 )= -5 (- 20) : (-4)= + 5 (60): (6 )= +10
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3-Calcule as expressões, indicando os cálculos
3-Calcule as expressões, indicando os cálculos. Atenção à ordem em que as operações devem ser efetuadas: (+ 10) – (2) (4) (-24) : (6) + (-3) -3 -3 (-7): (4) 6 (2) – (3) : (3)
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3-Calcule as expressões, indicando os cálculos
3-Calcule as expressões, indicando os cálculos. Atenção à ordem em que as operações devem ser efetuadas: a) (+ 10) – (2) (4) 10 – 8 2 b) (-24) : (6) + (-3) -4 – 3 -7 c) (-7): (2) : (2) -3 + 7 +4 d) 6 (2) – (3) : (3) 12 - 1 11
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4- Maria comprou uma caixa de chocolates.
Desses chocolates, comeu dois e distribuiu os restantes pelos seus 5 primos, tendo cada um recebido 4 chocolates. Quantos chocolates tinha a caixa que a Maria comprou?
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Maria comprou uma caixa de chocolates.
Desses chocolates, comeu dois e distribuiu os restantes pelos seus 5 primos, tendo cada um recebido 4 chocolates. Quantos chocolates tinha a caixa que a Maria comprou? 2 + 5 ( 4) 2 + 20 22 Tinha na caixa 22 chocolates nesta caixa.
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5- O Pedro decidiu distribuir igualmente o tempo livre que tem entre as 15:30 e as 18:00 para fazer os trabalhos de casa de três disciplinas. a. Quantos minutos tem livres para estudar? b. Quantos minutos vai reservar para cada disciplina? c. A mãe do Pedro informou-o que deve concluir as tarefas 45 minutos mais cedo, porque tem uma consulta médica. Quantos minutos terá para estudar para cada disciplina?
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a) Quantos minutos tem livres para estudar?
15:30 até 18:00 são 2:30 Se a cada hora tem 60 minutos então em 2:30 tem 210 minutos. b) Quantos minutos vai reservar para cada disciplina? 210 : 3= 70 São 70 minutos para cada matéria. c) A mãe do Pedro informou-o que deve concluir as tarefas 45 minutos mais cedo, porque tem uma consulta médica. Quantos minutos terá para estudar para cada disciplina? 210 – 45 = 165 165:3= Ele terá 55 minutos para cada disciplina.
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1- É verdade que (–3) ²é igual a –3²? Por quê?
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Não porque (–3)² = (–3) · (–3) = 9 e –3² = – (3 · 3) = –9
Não porque (–3)² = (–3) · (–3) = 9 e –3² = – (3 · 3) = –9. Note que na primeira potência, a base é (–3) e na segunda a base é 3. Na segunda potência, estamos calculando o oposto de 3 ao quadrado.
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2- Resolva as potências a seguir :
b) 2³= c) 24= d) 3³= e) 34= f) 35= g) 4³= h) 55=
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2- Resolva as potências a seguir :
b) 2³= (2)(2)(2)=8 c) 24= (2)(2)(2)(2)= 16 d) 3³= (3)(3)(3)= 27 e) 34= (3)(3)(3)(3)= 81 f) 35= (3)(3)(3)(3)(3) = 243 g) 4³= (4)(4)(4)= 64 h) 55= (5)(5)(5)(5)(5) =3.125
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3- Quais os números que elevados ao quadrado são iguais a:
b) 49? c) 100? d) 169?
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Quais os números que elevados ao quadrado são iguais a:
a) 81? 8 e - 8 b) 49? 7 e -7 c) 100? 10 e -10 d) 169? 13 e -13
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Faça o mesmo com o número: 9.826.514
4- Veja a decomposição do número decomposto em potências de 10: = = 3 × × × × × × = 3 × × 4 × × × × Faça o mesmo com o número:
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= = 9 × × × × × × = 9 × × × × × ×
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5- Represente matematicamente as expressões descritas e calcule seus resultados:
a) A diferença entre o dobro de (+4) e o número (+8). b) A soma de (–7) com o triplo de (–2). c) O produto da soma de (–3) com (+5) com a diferença entre (–3) e (+5). d) A metade da diferença entre +10 e (–8). e) A diferença entre a metade de +10 e o número (–8). f) A divisão do quadrado de (–4) pelo cubo de (–2).
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A diferença entre o dobro de (+4) e o número (+8).
2 (+4) – (+8) = +8 – 8 = 0 b) A soma de (–7) com o triplo de (–2). –7 + 3(–2) = –7 + (–6) = –13 c) O produto da soma de (–3) com (+5) com a diferença entre (–3) e (+5). (–3 + 5)[ –3 – (+5)] = (+2) (–8) = –16 d) A metade da diferença entre +10 e (–8). [+10 – (–8)] : 2 = (10 + 8) : 2 = 18 : 2 = +9 e) A diferença entre a metade de +10 e o número (–8). (+10) : 2 – (–8) = (+5) + 8 = +13 f) A divisão do quadrado de (–4) pelo cubo de (–2). (4) 2 : (–2) 3 = (+16) : (–8) = –2
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