A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dados dois números m e n naturais e não nulos, chama-se matriz m por n ( indica-se m x n) toda tabela M formada por números reais distribuídos em m linhas.

Cópias: 1
Dados dois números m e n naturais e não nulos, chama-se matriz m por n ( indica-se m x n) toda tabela M formada por números reais distribuídos em m linhas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dados dois números m e n naturais e não nulos, chama-se matriz m por n ( indica-se m x n) toda tabela M formada por números reais distribuídos em m linhas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Dados dois números m e n naturais e não nulos, chama-se matriz m por n ( indica-se m x n) toda tabela M formada por números reais distribuídos em m linhas e n colunas.

3 Se o número de linhas(m) for igual ao número de colunas (n), dizemos que esta matriz é de ordem n ou chamamos matriz n x n ( n por n). Se o número de linhas for m e o número de colunas for n, dizemos que esta matriz é de ordem m x n (lê-se: m por n) ou simplesmente m x n. Usamos letras maiúsculas para denotar matrizes e quando quisermos especificar a ordem de uma matriz A (o número de linhas e colunas) escreveremos A m x n. Para localizar um elemento de uma matriz, dizemos a linha e a coluna (nesta ordem) em que ele está.

4 Os elementos da matriz A são indicados por em que:

5 Consideramos uma matriz com m linhas e n colunas que denotamos por A m x n :

6 É aquela que possui uma única coluna (n=1).

7 É aquela que possui uma única linha (m = 1) É aquela cujo número de linhas é igual ao número de colunas (m=n ).

8 Numa matriz quadrada, os elementos em que i = j, constituem a diagonal principal. Numa matriz quadrada, os elementos em que a soma dos índices igual a n+1, constituem a diagonal secundária. Diagonal principal Diagonal secundária

9 É aquela em que a i j = 0, para todo i e j.

10 É uma matriz quadrada (m = n) onde os elementos que não estão na diagonal principal são nulos, isto é, a i j = 0, para

11 Matriz Identidade ou Unidade de ordem n é toda matriz diagonal em que os elementos da diagonal principal são iguais a 1.

12 É a matriz diagonal que tem os elementos a i j iguais para i = j.

13

14

15 Uma matriz quadrada é simétrica se, e somente se ela é igual a sua transposta, ou seja se, e somente se A=A t

16 Seja uma matriz quadrada de ordem n. Dizemos que A é matriz inversível se existir B tal que : Se A não é inversível,dizemos que A é uma matriz singular.

17 Uma matriz quadrada é anti- simétrica se, e somente se, A t = - A

18

19 Duas matrizes são iguais se elas têm o mesmo número de linhas e colunas e todos os elementos estão dispostos na mesma posição são iguais.

20

21

22

23

24

25 REFERÊNCIA. IEZZI, G. e HAZZAN, S. Fundamentos da Matemática Elementar.v. 4.Ed.Atual.6ed.


Carregar ppt "Dados dois números m e n naturais e não nulos, chama-se matriz m por n ( indica-se m x n) toda tabela M formada por números reais distribuídos em m linhas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google