A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2.2. Distâncias para além do Sistema Solar e ano-luz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2.2. Distâncias para além do Sistema Solar e ano-luz."— Transcrição da apresentação:

1 2.2. Distâncias para além do Sistema Solar e ano-luz

2 Distâncias aos planetas e às estrelas
Os planetas têm, quando vistos da Terra, um movimento percetível relativamente à esfera celeste uma vez que se encontram relativamente próximos da Terra. As estrelas encontram-se tão afastadas da Terra e do Sistema Solar que o seu movimento não é percetível.

3 Distâncias aos planetas e às estrelas
Como as estrelas encontram-se tão afastadas da Terra, a unidade astronómica não é a mais apropriada para medir distâncias para além do Sistema Solar.

4 Distâncias aos planetas e às estrelas
As estrelas de uma constelação, são representadas em mapas celestes no plano do papel. Contudo, umas estrelas estão mais próximas da Terra, enquanto outras estão mais afastadas.

5 O ano-luz, a.l. Para expressar distâncias para além do Sistema Solar, é usual utilizar-se, como unidade de comprimento, a distância que a luz percorre durante um ano.

6 O ano-luz, a.l. Essa Unidade designa-se por ano-luz, cuja abreviatura é a.l., e corresponde a: km.

7 O ano-luz, a.l. Por exemplo, a estrela Alfa de Centauro é a terceira estrela mais brilhante do céu e uma das mais próximas do Sistema Solar. Esta estrela encontra-se a uma distância de cerca de 4,4 a.l. do Sol.

8 O ano-luz, a.l. Agora, talvez já possas ter uma melhor noção do tamanho da Via Láctea. A Via Láctea tem um diâmetro de anos-luz.

9 Síntese de conteúdos A distância da Terra às estrelas é muito maior do que a distância da Terra aos planetas do Sistema Solar. Apesar de veres as estrelas projetadas na esfera celestes, as estrelas encontram-se a diferentes distâncias da Terra.

10 Síntese de conteúdos Como a distância da Terra às estrelas é muito grande, a unidade astronómica não é uma unidade de medida adequada para exprimir estas distâncias. Para exprimir as distâncias a que se encontram objetos celestes fora do Sistema Solar pode utilizar-se o ano-luz. O ano-luz, cuja abreviatura é a.l., corresponde à distância percorrida pela luz, no vazio, durante um ano.

11 Noémia Maciel Carlos Alberto Duarte


Carregar ppt "2.2. Distâncias para além do Sistema Solar e ano-luz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google