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Mario H. Marins Natália Fialho

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Apresentação em tema: "Mario H. Marins Natália Fialho"— Transcrição da apresentação:

1 Mario H. Marins 981774 Natália Fialho 981844
Refeições Coletivas Revista: Cozinha Industrial nº78 Entrevista: Wagner Sturion com Rogério da Costa Silveira (presidente da Aberc) Mario H. Marins Natália Fialho

2 Aberc O que é? Qual o objetivo? Quando foi criada?
Associação Brasileira das Empresas de refeições coletivas; Qual o objetivo? Reunir os empresários do setor e defender seus interesses; Quando foi criada? Em 1988.

3 Associados à Aberc Crescimento do número de associados em 460%
O segmento ultrapassa o número de clientes no Brasil.

4 Divisão do Mercado 93% do mercado é dominado pelas empresas associadas à Abec 7% do mercado é disputado pelas outras empresas; as não associadas à Aberc

5 Mercado de Refeições Coletivas
Merenda escolar ainda é um grande mercado pouco explorado, representando apenas 11% de participação no mercado;

6 Novos Nichos do Mercado
Mercado dentro das universidades; Praças de alimentação dos Shoppings; Cantinas e comercialização de pratos prontos; Eventos de cunho esportivo, social ou religioso.

7 Defendendo a Atividade
Nos últimos 2 anos- crescimento de 55% das matérias-primas; Necessidade de busca de melhores índices de produtividade, além de renegociação de preços com os parceiros tomadores de serviços.

8 Mercado em Constante Movimento
ANTIGAMENTE Mão de obra intensiva; - cozinhar - “delivery” dos alimentos HOJE Capital intensivo; - alta taxa de investimentos para se fazer a negociação de contrato;

9 Dificuldades do Setor No Brasil: uma empresa chega a reduzir o nº de funcionários em 50% em 2 mês; O primeiro faturamento da empresa: empregado como investimento inicial, antes da prestação do serviço; Nascimento já deficitário do negócio: equilíbrio após anos de boa rentabilidade

10 Superando as Dificuldades
Descobrir quais são os mercados futuros – os portadores de desenvolvimento; Focar as contas nestes segmentos; SAQ – Selo Aberc de Qualidade Empresarial

11 SAQ Origem: PNQ (Prêmio Nacional de Qualidade);
Objetivo: Fomentar autodesenvolvimento das prestadoras de serviços de alimentação. Satisfação dos usuários e Satisfação dos tomadores de serviços; Expansão do mercado de coletividades – “solidificação” dos serviços.

12 Expectativas para o Futuro
Crescimento de 10,6% em 2003 : 5,2 milhões de refeições/dia Em momentos de crise a solução é terceirizar; Crescimento da receita em 19%: R$ 5 bilhões Problema: barganha por preços muito baixos (a competitividade está no número de refeições).

13 Impostos Atividade impossibilitada de pagar 6-8% de impostos;
O ideal, para a situação brasileira, está em torno de 2,8-3,6%; fazendo o segmento sobreviver de maneira que todos paguem impostos.


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