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Construindo Mundos em. Construindo Mundos em X3D.

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Apresentação em tema: "Construindo Mundos em. Construindo Mundos em X3D."— Transcrição da apresentação:

1 Construindo Mundos em

2 Construindo Mundos em X3D

3 Objetivos Desenho Modelo Montagem Otimização X3D Edit Caso Prático Integração com novas tecnologias

4 Construindo Mundos em X3D Objetivos –Entender os passos básicos para a construção de mundos em X3D –Descrever a sequência de instalação dos softwares necessários para a edição de arquivos X3D –Manipular mundos X3D através do X3D-Edit –Sugerir formas alternativas de armazenamento de arquivos X3D para ambientes distribuídos/GRID

5 Construindo Mundos em X3D Desenho –Características de Performance Sistema Operacional Tamanho de Download Browser Necessário

6 Construindo Mundos em X3D Desenho –Desenho do Mundo Todo o grupo deve possuir uma visão única do objetivo Papel e Caneta, CAD, Desenhos Eletrônicos...

7 Construindo Mundos em X3D Desenho –Incluir Dimensões Principais A escala entre as dimensões principais deve ser definida inicialmente

8 Construindo Mundos em X3D Desenho –Fazer Storyboard das Animações Complexas –Refinar e Adicionar Detalhes –Identificar os componentes do mundo

9 Construindo Mundos em X3D Montagem –Traduzir os Modelos para um formato em comum –Incluir e Posicionar os Componentes –Desenvolver demais animações –Ferramentas Disponíveis X3D-Edit Spazz3D –www.spazz3d.com Internet Scene Assembler –www.parallelGraphics.com

10 Construindo Mundos em X3D Otimização –Medir as características de Performance Frame Rate Tamanho de transferência Qualidade de renderização –Fazer as alterações necessárias Textura da Imagem Modelagem Animação Layout do Mundo Montagem

11 Construindo Mundos em X3D Otimização –Repita até que a performance desejada seja atingida

12 Construindo Mundos em X3D X3D-Edit –X3D-Edit é um editor gráfico de arquivos para Extensible 3D (X3D) que permite edição livre de erro, autorização e validação de arquivos de cena X3D ou VRMLExtensible 3D (X3D) –X3D-Edit usa o conjunto de construções XML definidos pelo X3D Compact Document Type Definition (DTD) juntamente com o Java da Sun Microsystems, com o editor de XML Xeena da IBM e arquivos de configuraçãoX3D Compact Document Type Definition (DTD) JavaXeena

13 Construindo Mundos em X3D

14

15 ... stExhibit\_new_result. wrl

16 Construindo Mundos em X3D Caso Prático

17 Construindo Mundos em X3D Integração com Novas Tecnologias

18 Construindo Mundos em X3D XML em Bases Relacionais –Armazenar/Retornar documentos XML Armazenados em uma Coluna Única Armazenados em arquivos locais externos –Compor ou Decompor e armazenar/retornar porções Estaticamente ou dinamicamente mapeados para tabelas relacionais Busca: rápida e poderosa busca/indexação em XML –Busca por campo e busca por intervalos em elementos/atributos XML

19 Construindo Mundos em X3D XML em Bases Relacionais

20 Construindo Mundos em X3D XML em Bases Relacionais – Vantagens –Armazenamento e gerenciamento de dados tradicionais e não tradicionais –Integração do poder do banco de dados com a flexibilidade do XML/X3D –Prover tipos de dados, funções e procedimentos armazenados para gerenciar XML armazenado em bases relacionais –Principais Sistemas Operacionais Suportados: Windows AIX Sun Solaris HP-UX LINUX

21 Construindo Mundos em X3D Métodos de Armazenamento –Coluna XML Permite armazenar documentos XML intactos em bases relacionais Mais indicado para o armazenamento de documentos Documentos são inseridos em colunas e podem ser –Atualizados –Retornados –Procurados Elementos e Atributos podem ser mapeados para tabelas adicionais, que podem ser indexadas para uma busca estrutural mais rápida

22 Construindo Mundos em X3D Métodos de Armazenamento –Coleção XML Permite mapear estruturas de documentos XML para tabelas relacinais Documentos XML podem ser compostos a partir de dados relacionais Documentos XML podem ser decompostos em bases relacionais

23 Construindo Mundos em X3D Exemplo: –Uma companhia que publica jornais disponibiliza os artigos na Web e quer manter um arquivo de artigos publicados. Neste cenário, você pode armazenar o documento completo ou partes do documento em uma coluna de um banco de dados relacional. Este tipo de armazenamento de documento XML é chamado de COLUNA XML

24 Construindo Mundos em X3D Exemplo: –O valor da ação de uma empresa de informática é alterada a cada 1 minuto, e o valor pode ser consultado a partir de um documento XML. Para este cenário a utilização de COLEÇÃO XML é a mais indicada.

25 Construindo Mundos em X3D Revisão dos Tópicos –Desenho –Modelo –Montagem –Otimização –X3D Edit –Caso Prático –Integração com novas tecnologias

26 Construindo Mundos em X3D Referência –www.web3d.orgwww.web3d.org –www.vrml.org/news/x3dwww.vrml.org/news/x3d –www.x3d.netwww.x3d.net –www.realism.com/Web3D/x3d/s2002/ –www.alphaworks.ibm.com/tech/xeenawww.alphaworks.ibm.com/tech/xeena –www.ibm.com/software/data –www.javasoft.com –ovrt.nist.gov –www.agc.fhg.de/campfire

27 Construindo Mundos em X3D

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