A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dicas práticas para o uso do FEMM Problema Eletrostático Por: Vicente Pagliaro Referência: Instruções para o FEMM pelo Prof. A. Suaide.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dicas práticas para o uso do FEMM Problema Eletrostático Por: Vicente Pagliaro Referência: Instruções para o FEMM pelo Prof. A. Suaide."— Transcrição da apresentação:

1 Dicas práticas para o uso do FEMM Problema Eletrostático Por: Vicente Pagliaro Referência: Instruções para o FEMM pelo Prof. A. Suaide

2 Página Inicial do Femm: - Clique em Branco

3 Escolha um modelo de: Electrostatics Problem

4 Clique em Problem: - Defina Length Units como Centimetros

5 Clique no ícone Grid size: Defina o valor para o grid

6 Utilizando os pontos e segmentos faça o desenho da cuba. Dica: Utilize a tecla TAB para definir pontos

7 Clique no circulo verde e clique um ponto em qualquer lugar dentro da cuba

8 Vá em Properties e defina uma condição de contorno Boundary, Add Property. Dê um nome e ponha metade do valor da voltagem

9 Properties > Materials Library > Air Repita isso para a

10 Properties > Conductor > Add Property > Faça duas propriedades, Placa positiva e Placade Referência.

11

12 Coloque na opção de segmento e com o segundo botão do mouse clique nas placas e vá em Operation > Open Selected

13 Repita isso para para a placa negativa

14 Repita o procedimento para a condição de contorno porém definindo o valor de Boundary Após a condição de contorno, clique no círculo verde, selecione o ponto no centro da cuba com o botão direito

15 Clique no círculo verde e com o segundo botão do mouse clique no círculo definido Anteriormente. Operation > Open Selected > desative o botão de tamanho de mesh automático e entre um valor de 0.5 a 1.0. Veja o tamanho dos triângulos na tela. Quanto menor o tamanho do mesh mais elementos você vai ter e maior a precisão da resposta... E mais tempo demora pra fazer a conta! Reduza o tamanho até um valor adequado: vai depender do seu computador e da precisão que você quer na resposta.

16 Faça mais dois pontos de referência no centro das placas para ajudar posteriormente

17 Clique em Mash(amarelo), Depois na Manivela, e depois nos Óculos Clique com a linha vermelha nos pontos de referência e Botão com um gráfico Plot type |E|, e clique em write data to text file para exportar. Se não clicar pode ver o gráfico ao vivo.

18 É possível exportar uma matriz com os valores do mapa do potencial elétrico. Para isso, é preciso executar um script que recupera os valores em um espaçamento regular, a partir dos valores que o FEMM calculou nos triângulos (mesh). Este script deve ser escrito na linguagem LUA, que também é usada em outros softwares científicos. Um script pronto está disponível em:


Carregar ppt "Dicas práticas para o uso do FEMM Problema Eletrostático Por: Vicente Pagliaro Referência: Instruções para o FEMM pelo Prof. A. Suaide."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google