A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação

2 Comunicar Tornar comum

3 A comunicação é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim.

4 Pode ser verbal e não-verbal.
LINGUAGEM: é todo sistema de sinais convencionais que nos permite realizar atos de comunicação. Pode ser verbal e não-verbal. a) verbal: aquela cujos sinais são as palavras linguagem escrita linguagem falada

5 b). não-verbal: aquela que utiliza outros sinais que não as palavras.
Exemplos: LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais O conjunto dos sinais de trânsito, mímica etc. Todos eles constituem tipos de linguagem não-verbal.

6 Língua é o sistema de códigos lingüísticos utilizados por um grupo social.
Os indivíduos do grupo devem decodificar os signos para obterem a mensagem e efetivar a comunicação. Fala é o uso particular que o indivíduo pertencente a um grupo social faz da língua.

7 Elementos da comunicação Humana

8 PROCESSO COMUNICACIONAL
B A RECEPTOR EMISSOR

9 PROCESSO COMUNICACIONAL
B A EMISSOR RECEPTOR

10 PROCESSO COMUNICACIONAL
B RECEPTOR EMISSOR

11 PROCESSO COMUNICACIONAL
B RECEPTOR EMISSOR

12 PROCESSO COMUNICACIONAL
B EMISSOR RECEPTOR

13 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR REFERENTE CANAL CÓDIGO

14 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
EMISSOR  RECEPTOR REFERENTE RUÍDO CANAL CÓDIGO

15 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR REFERENTE ?????? RUÍDO CANAL CÓDIGO

16 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR REFERENTE RUÍDO CÓDIGO

17 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR REFERENTE RUÍDO CANAL CODE

18 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR RUÍDO REFERENTE CANAL REDUNDÂNCIA CÓDIGO

19 Emissor – o que emite a mensagem.  Receptor – o que recebe a mensagem. 
Mensagem – o conjunto de informações transmitidas.  Código – a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem. 

20 Canal de Comunicação – por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar...  Contexto – a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente.  Ruído – qualquer perturbação na comunicação. 

21 REDUNDÂNCIA Para combater o ruído utiliza-se o mecanismo da redundância. Consiste na reiteração de determinadas frases, explicações ou esclarecimentos adicionais. A redundância nem sempre se confunde com repetição. Ela é necessária à clareza, compreensão e assimilação da mensagem.

22 COMUNICAÇÃO A comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade de nos comunicar. (Bordenave, p.17-9)

23 Funções da Linguagem

24 Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação. Um texto pode apresentar mais de uma função enfatizada. O modelo a seguir foi proposto por Roman Jakobson no livro Lingüística e Comunicação (1970).

25 Modelo de Roman Jakobson
1 Função emotiva ou expressiva 2 Função referencial ou denotativa 3 Função apelativa ou conativa 4 Função fática 5 Função poética ou estética 6 Função metalingüística

26 Função emotiva ou expressiva
A mensagem é centrada nas opiniões e emoções do emissor. Geralmente usa-se a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. O texto é pessoal, subjetivo. Exemplos: autobiografias, memórias, poesia lírica e cartas de amor.

27 Função referencial ou denotativa
A mensagem é centrada no referente (contexto relacionado a emissor e receptor). O emissor procura fornecer informações da realidade, sem a opinião pessoal, de forma objetiva, direta, denotativa. A ênfase é dada ao conteúdo, às informações. Geralmente usa-se a 3ª pessoa do singular. Exemplos: textos jornalísticos, científicos, etc.

28 Função apelativa ou conativa
A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo. Geralmente usa-se a 2ª e 3ª pessoa, vocativos e imperativo. Exemplos: discursos, sermões, textos de publicidade e propaganda.

29 Função fática O canal é posto em destaque. O interesse do emissor é emitir e simplesmente testar ou chamar a atenção para o canal. Exemplos típicos da função fática são: "alô", "pronto", "oi", "tudo bem?" "boa tarde", "sentem-se", etc. Ou na propaganda, de forma a chamar a atenção, a tipografia, layout, etc.

30 Função poética ou estética
É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em "como dizer" do que com "o que dizer". A mensagem é posta em destaque, chamando a atenção para o modo como foi organizada. É afetiva, sugestiva, conotativa, metafórica. Valorizam-se as palavras e suas combinações. Exemplos: obras literárias, letras de música, em algumas propagandas. Características: Subjetividade Figuras de linguagem Brincadeiras com o código

31 Função metalingüística
O código lingüístico é posto em destaque. Usa-se o código para falar dele mesmo. Exemplos: dicionários, gramáticas, textos que analisam textos, poemas que abordam o assunto da poesia.

32

33


Carregar ppt "Comunicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google