A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Programação em C++ Universidade Federal do Ceará Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil Prof: Evandro Parente Junior Monitor:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Programação em C++ Universidade Federal do Ceará Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil Prof: Evandro Parente Junior Monitor:"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Programação em C++ Universidade Federal do Ceará Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil Prof: Evandro Parente Junior Monitor: Renato Peixoto Abril/2007

2 2 Arrays O que é um array? É um conjunto de variáveis do mesmo tipo, acessíveis com um único nome e armazenadas de forma contínua na memória. Nome de um array: É um identificador que obedece as mesmas regras de formação de identificadores de variáveis simples. A individualização dos elementos deste conjunto de variáveis é feita através da associação de índices.

3 3 Vetores e matrizes Os arrays podem ter de uma a muitas dimensões. Os mais comuns Vetor = 1 dimensão. Matriz = 2 dimensões. Exemplo de vetor de inteiros Exemplo de matriz 1 Linha 10 Colunas 2 Linhas 3 Colunas

4 4 Vetores e matrizes Utilização : Manter um grupo de valores de mesmo tipo em memória Reduzir a quantidade de variáveis. Exemplo: armazenamento de um ponto: double px,py,pz; // Usando variáveis independentes double p[3]; // Usando vetor Índice: Define a posição da variável dentro do vetor. É sempre um inteiro (int, short, long). O primeiro elemento fica na posição 0 (zero). Assim, se tomarmos dim" como sendo o tamanho do vetor, a última posição é a de índice dim-1

5 5 Vetores e matrizes Supondo que as notas de 10 alunos estejam armazenadas em um vetor identificado por notas, a representação seria a seguinte: Mesmo tipo Índice Notas Para referenciar o terceiro elemento desta variável devemos usar nota[2]. O conteúdo armazenado nesta posição é 6.

6 6 Vetores e matrizes Declaração : tipo identificador[tamanho]; tipo identificador[n] = {val0,..,valn-1 } // Armazenar os números de 1 a 5 em um vetor. int vet1[5]; for (int i = 0; i < 5; i++) vet[i] = i+1; double vet2[3] = {0.0, 1.0, -1.0}; for (int i = 0; i < 3; i++) cout << "vet2[" << i << "] = " << vet2[i] << "\n"; Declaração

7 7 Vetores e matrizes Cadeias de caracteres: Vetores de caracteres: char texto[100]; char palavra[] = Testando...; Caractere especial de terminação \0 Maneira mais simples de representar e manipular strings em C++. Biblioteca string.h (ANSI C). Uso superado pela classe string.


Carregar ppt "Curso de Programação em C++ Universidade Federal do Ceará Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil Prof: Evandro Parente Junior Monitor:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google