A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CORTIÇO AUTOR: ALUÍSIO AZEVEDO OBRA LITERÁRIA DO REALISMO/NATURALISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CORTIÇO AUTOR: ALUÍSIO AZEVEDO OBRA LITERÁRIA DO REALISMO/NATURALISMO."— Transcrição da apresentação:

1 O CORTIÇO AUTOR: ALUÍSIO AZEVEDO OBRA LITERÁRIA DO REALISMO/NATURALISMO

2

3

4

5 PERSONAGENS JOÃO ROMÃO – PORTUGUÊS DONO DO CORTIÇO QUE ENGANA A NEGRA ESCRAVA BERTOLEZA MIRANDA – DONO DO CASARÃO AO LADO DO CORTIÇO RITA BAIANA, MULATA SENSUAL JERÔNIMO E PIEDADE – CASAL PORTUGUÊS QUE SE MUDA PARA O CORTIÇO

6 POR QUE REALISMO? A PARTIR DESSE MOVIMENTO LITERÁRIO, HÁ DE SE MOSTRAR A REALIDADE DOS FATOS, TUDO NU E CRU, SEM ESBARRAR EM CONCEITOS MORAIS

7 “... Servia de pedreiro, amassava e carregava barro, quebrava pedra; pedra, que o velhaco, fora de horas, junto com a amiga, furtavam à pedreira do fundo, da mesma forma que subtraíam o material das casas em obra que havia por ali perto. Estes furtos eram feitos com todas as cautelas e sempre coroados do melhor sucesso, graças à circunstância de que nesse tempo a polícia não se mostrava muito por aquelas alturas....”

8

9 POR QUE NATURALISMO? A CIÊNCIA ENTRA PARA APRESENTAR OS COMPORTAMENTOS HUMANOS, CONDICIONADOS BIOLOGICAMENTE, OU SEJA, SE TENHO UM CARÁTER HIPÓCRITA, É PORQUE ESTOU CONDICIONADA BIOLOGICAMENTE

10 EXPLORAR TEMAS COMO O HOMOSSEXUALISMO, O EROTISMO, OU O ADULTÉRIO, O DESEQUILÍBRIO QUE LEVA À LOUCURA, FOI DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA ESSA ESTÉTICA LITERÁRIA.

11 “... Jerônimo alheou-se de sua guitarra e ficou com as mãos esquecidas sobre as cordas, todo atento para aquela música estranha, que vinha dentro dele continuar uma revolução começada desde a primeira vez em que lhe bateu em cheio no rosto, como uma bofetada de desafio, a luz deste sol orgulhoso e selvagem, e lhe cantou no ouvido o estribilho da primeira cigarra, e lhe acidulou a garganta o suco da primeira fruta provada nestas terras de brasa,...”

12 ZOOMORFIZAÇÃO “...um tipão o velho Libório! Ocupava o pior canto do cortiço e andava sempre a fariscar os sobejos alheios, filando aqui, filando ali, pedindo a um e a outro, como um mendigo, chorando misérias eternamente, apanhando pontas de cigarro para fumar no cachimbo, cachimbo que o sumítico roubara de um pobre cego decrépito. Na estalagem diziam todavia que Libório tinha dinheiro aferrolhado, contra o que ele protestava ressentido, jurando a sua extrema penúria. E era tão feroz o demônio naquela fome de cão sem dono que as mães recomendavam às suas crianças todo o cuidado com ele,...”

13

14 O CORTIÇO GANHA VIDA PROSOPOPEIA OU PERSONIFICAÇÃO “... E, naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco....”

15 O que encontrar em O cortiço? Miséria Ganância Sensualidade de algumas personagens Disputas mesquinhas O homem se assemelhando a um animal

16 O cortiço no Vestibular 14/01/2009 - 17h46 www.terra.com.br Confira a lista de livros dos vestibulares 2010 da Fuvest e Unicamp; há três obras novas Da Redação - Em São Paulo A Fuvest, responsável pela seleção da USP (Universidade de São Paulo), e a Comvest, que organiza o vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), divulgaram a lista de livros para o processo seletivo de 2010. Três novas obras (em negrito) foram incluídas na lista. Confira: O Cortiço, de Aluísio Azevedo Capitães da Areia, de Jorge Amado Antologia Poética (com base na 2ª edição aumentada), de Vinícius de Moraes "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente; "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida; "Iracema", de José de Alencar; "Dom Casmurro", de Machado de Assis; "A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós; "Vidas Secas", de Graciliano Ramos;CortiçoAluísio AzevedoJorge AmadoVinícius de Moraes"Auto da Barca do Inferno""Memórias de um Sargento de Milícias""Iracema""Dom Casmurro""A Cidade e as Serras""Vidas Secas"

17 ATIVIDADE 1- PROCURE NO LIVRO UM TRECHO EM QUE APAREÇA ZOOMORFIZAÇÃO 2- OUTRO EXCERTO NO QUAL O CORTIÇO GANHA VIDA 3- MOSTRE PORQUE BERTOLEZA SE REVOLTA CONTRA SI PRÓPRIA. O QUE ACONTECE?


Carregar ppt "O CORTIÇO AUTOR: ALUÍSIO AZEVEDO OBRA LITERÁRIA DO REALISMO/NATURALISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google