A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abertura do Setor de Astronomia - CDCC. Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abertura do Setor de Astronomia - CDCC. Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro."— Transcrição da apresentação:

1 Abertura do Setor de Astronomia - CDCC

2 Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo - USP http://www.cdcc.sc.usp.br/cda Endereço: Av. Trabalhador São-Carlense, n.400 Tel: 0-xx-16-273-9191 (Observatório) Tel: 0-xx-16-273-9772 (CDCC) e-mail: cda@cdcc.sc.usp.br Localização: Latitude: 22° 00' 39,5"S Longitude: 47° 53' 47,5"W Crédito do logo: Setor de Astronomia, CDCC-USP/SC, criado por Andre Fonseca da Silva.

3 Sessão Astronomia

4 O Que é a Sessão Astronomia? As Sessões Astronomia são palestras proferidas por monitores do Setor de Astronomia todos os sábados às 21h00. Iniciadas em 1992, foram criadas com o objetivo de falar sobre Astronomia ao nosso público em uma linguagem simples e acessível a todas as faixas etárias. Estas palestras se tornaram uma opção de diversão e informação para a comunidade local e também para visitantes de nossa cidade. Os temas abordados são os mais variados possíveis. O material multimidia contido aqui consiste numa opção áudiovisual complementar que o proferssor do Sistema de Ensino pode utilizar como auxílio a suas aulas. O conteúdo das Sessões Astronomia podem ser acessados no seguinte endereço: http://educar.sc.usp.br/ciencias/astro/cda/sessao-astronomia/ Crédito do logo: Sessão Astronomia, CDCC-USP/SC, criado por Andre Fonseca da Silva

5 A história das Constelações

6 Identificação do Tema: Título : “A História das Constelações” Autor :Fernando Henrique e Paula da Luz Data da Apresentação:25/10/2003 Apresentador :Fernando Henrique e Paula da Luz Resumo/ABSTRACT: Uma idéia da origem do termo constelação, o seu significado e o que representa hoje em dia para a sociedade em geral. Crédito da Imagem: Autor. Titulo da página. Outros detalhes de adaptação. Nome do Arqivo. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

7 O Termo Constelação Constelação - Palavra derivada de constelar, que vem do latin, Con - grupo Stellar - estrela Constelações são agrupamentos aparentes de estrelas os quais os astrônomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos.

8 Conteúdo do Diapositivo Visual Comentário:Explicação da origem da palavra constelação, além da explixação do termo não atual, mas correta para a antiguidade. Autor. Titulo da página. Outros detalhes de adaptação. Nome do Arqivo. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa. Au.-Fernando Henrique e Paula da Luz Ti. - O termo constelação Oudet.- Busca na internet. No.-sem nome. Disponível em:. Acesso em: 13. 10. 2003.

9 Um Pouco da História As mais antigas constelações surgiram entre os povos da Mesopotâmia, há 4.000 anos. Tudo indica que eram utilizadas como orientação nas atividades agrícolas e náuticas. Cada povo ou tribo tinha as suas próprias constelações e, para memorizá-las criavam mitos.

10 Conteúdo do Diapositivo Visual Comentário:Um pouco da história das constelações, onde podemos perceber alguns detalhes da criação do termo constelação. Au.-Fernando Henrique e Paula da Luz Ti. - Um pouco de história Oudet.- recortes de textos e criação própria. No.-sem nome. Disponível em:. Acesso em: 13. 10. 2003.

11 Um Pouco da História Na cultura Egipcia, as cheias do Rio Nilo eram provocadas pelo deus Aquário, que anualmente despejava seu gigantesco jarro d’agua nas nascentes do mesmo. Já a Constelação de Virgem, foi assim batizada pois quando o Sol estava nesta região do céu, era época da colheita do trigo, tarefa reservada às moças virgens.

12 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Influencia das constelações na cultura egipcia, onde é citado o exemplo com as constelações de aquario e virgem. Au.-Fernando Henrique e Paula da Luz Ti. - Um pouco de história Oudet.- recortes de textos e criação própria. No.-trigo.jpg e piramides.jpg Disponível em:. Acesso em: 13. 10. 2003.

13 Um Pouco da História Já na cultura chinesa, temos mais de duzentas constelações, pois os chineses utilizavam poucas estrelas para formar um desenho.

14 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Influencia das constelações na cultura chinesa, onde é citado o temos a criação das formas do Tigre e do Dragão. Au.-Fernando Henrique e Paula da Luz Ti. - Um pouco de história Oudet.- recortes de textos e criação própria. No.-dragão.jpg, ge01.jpg e tigrexdragao.gif Disponível em:. Acesso em: 13. 10. 2003.

15 Um Pouco da História Já na cultura grega, temos muitos dos nomes associados as constelações associados a Mitologia. Vale ressaltar que a maioria dos nomes das constelações ocidentais vem desta cultura.

16 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Influencia das constelações na cultura grega, onde é colocado as constelações do zodiaco. Au.-Fernando Henrique e Paula da Luz Ti. - Um pouco de história Oudet.- recortes de textos e criação própria. No.- grecia.jpg Disponível em:. Acesso em: 13. 10. 2003.

17 Um Pouco da História Claudio Ptolomeu (127-145 d.C.) fez um dos mais importantes catálogos estelares, o Almagesto, onde relacionou 1022 estrelas de 48 constelações, sendo as 12 zodiacais, 21 ao Norte e 15 ao Sul, incluindo as quatro estrelas principais do Cruzeiro do Sul, que pertenciam na época a constelação do Centauro.

18 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Conta um pouco a respeito do almagesto, uma das principais cartas estrelares feitas na antiguidade. Au.-Fernando Henrique e Paula da Luz Ti. - Um pouco de história Oudet.- recortes de textos e criação própria. No.- alamgesto.jpg Disponível em:. Acesso em: 13. 10. 2003.

19 Um Pouco da História A época das Grandes Navegações impulsionou um conhecimento mais amplo das partes do céu ao Sul, pois as estrelas eram uma grande forma de se localizar. Nesta periodo temos a adição de inúmeras constelações as cartas celestes.

20 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Fala um pouco da importancia do descobrimentos, e catalogação dos ceus para as navegações. Onde é relatado que muitas estrelas são adicionadas nas cartas celestes. Au.-Fernando Henrique e Paula da Luz Ti. - Um pouco de história Oudet.- recortes de textos e criação própria. No.- mapamundi.jpg Disponível em:. Acesso em: 13. 10. 2003.

21 Um Pouco da História Como responsável pela criação das constelações mais modernas podemos citar o abade francês Nicolas-Louis Lacaille (1713- 1762). Onde em 1751 ele viajou até o Cabo da Boa Esperança, no sul da África, onde permaneceu por alguns anos a fim de estudar o firmamento austral. Resultando na introdução de 14 novas constelações, homenageando as ciências e algumas obras do gênio humano.

22 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: temos neste slide a contribuição de Lacaille para a adição das constelações mais ao sul, onde ele foi no cabo da boa esperança para poder obter mais informações. Au.-Fernando Henrique e Paula da Luz Ti. - Um pouco de história Oudet.- recortes de textos e criação própria. No.- argos.jpg Disponível em:. Acesso em: 13. 10. 2003.

23 Problemas Conforme foi dito, diversas culturas criavam as suas constelações e isso logo começou a criar ambiguidades referentes as estrelas e as constelações, ou seja, faltava um padrão. Em outras palavras, tinha estrela que fazia parte de 2 ou mais constelações, e constelações tinham diferentes nomes em locais diferentes. Podemos citar como exemplo, um asterismo muito significativo que fica na constelação da Ursa Maior.

24 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Relata um pouco das adversidades de varias culturas darem nomes paras as constelações, criando um pouco de ambiguidade nos nomes dados as contelações e estrelas. Au.-Fernando Henrique e Paula da Luz Ti. - Problemas Oudet.- recortes de textos e criação própria. No.- Disponível em:. Acesso em: 13. 10. 2003.

25 Asterismo na constelação da Ursa Maior Imaginando como se uma parte de um Urso. Imaginando como se fosse um arado medieval. Imaginando como se fosse uma carruagem. Imaginando como se fosse uma grande concha.

26 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Comentamos as diversas formas que uma constelação pode ter para as diferentes sociedades que as veem. Au.-Fernando Henrique e Paula da Luz Ti. - Asterismo na constelação da Ursa Maior Oudet.- Criação própria. No.- Disponível em:. Acesso em: 13. 10. 2003.

27 Diapositivo Visual

28 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

29 Diapositivo Visual

30 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

31 Diapositivo Visual

32 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

33 Diapositivo Visual

34 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

35 Diapositivo Visual

36 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

37 Diapositivo Visual

38 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

39 Diapositivo Visual

40 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

41 Diapositivo Visual

42 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

43 Diapositivo Visual

44 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

45 Diapositivo Visual

46 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

47 Diapositivo Visual

48 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

49 Diapositivo Visual

50 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

51 Diapositivo Visual

52 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

53 Diapositivo Visual

54 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

55 Diapositivo Visual

56 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

57 Diapositivo Visual

58 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

59 Diapositivo Visual

60 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

61 Diapositivo Visual

62 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

63 Diapositivo Visual

64 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

65 Diapositivo Visual

66 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

67 Diapositivo Visual

68 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

69 Diapositivo Visual

70 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

71 Diapositivo Visual

72 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

73 Diapositivo Visual

74 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

75 Diapositivo Visual

76 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

77 Diapositivo Visual

78 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

79 Diapositivo Visual

80 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

81 Diapositivo Visual

82 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

83 Diapositivo Visual

84 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

85 Diapositivo Visual

86 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

87 Diapositivo Visual

88 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

89 Diapositivo Visual

90 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

91 Diapositivo Visual

92 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

93 Diapositivo Visual

94 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

95 Diapositivo Visual

96 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

97 Diapositivo Visual

98 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

99 Diapositivo Visual

100 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

101 Diapositivo Visual

102 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

103 Diapositivo Visual

104 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

105 Diapositivo Visual

106 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

107 Diapositivo Visual

108 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

109 Diapositivo Visual

110 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

111 Diapositivo Visual

112 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

113 Diapositivo Visual

114 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

115 Diapositivo Visual

116 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:... Au. Ti. Oudet. No. Disponível em:. Acesso em: dd. mm. aaaa.

117 Fim da Apresentação

118 Resumo Final e outras complementações RESUMO:...

119 Créditos das imagens: Somente as Fontes: …………...

120 Animações: - relacionar aqui o nome de todas as animações empregadas dentro da apresentação e aplicar citação. Créditos das animações:

121 Bibliografia …………..

122 Referências na INTERNET Somente os nomes das páginas,o endereço http e o acesso….


Carregar ppt "Abertura do Setor de Astronomia - CDCC. Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google