A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA ARMAZENADAS EM CONDIÇÕES DE AMBIENTE NATURAL EM ALEGRE-ES. Armazenamento de Grãos. SEBASTIÃO MARTINS-FILHO,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA ARMAZENADAS EM CONDIÇÕES DE AMBIENTE NATURAL EM ALEGRE-ES. Armazenamento de Grãos. SEBASTIÃO MARTINS-FILHO,"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA ARMAZENADAS EM CONDIÇÕES DE AMBIENTE NATURAL EM ALEGRE-ES. Armazenamento de Grãos. SEBASTIÃO MARTINS-FILHO, JOSÉ CARLOS LOPES, OTACÍLIO JOSÉ PASSOS RANGEL E CRISTIANO TAGLIAFERRE.

2 A pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar a qualidade fisiológica das sementes de dez genótipos de soja: BRSMG - Garantia, MGBR-46 (Conquista), MGBR , FT-104, CAC-1, MGBR , BRSMG - 68 (Vencedora), UFV-16, BR , Doko, safra 99/2000, acondicionadas em sacos de algodão e armazenadas em condições de ambiente natural em Alegre-ES, durante oito meses. Imediatamente após a instalação do experimento e mensalmente as sementes foram avaliadas quanto ao vigor (primeira contagem da germinação), capacidade germinativa e a qualidade sanitária pelo Blotter test. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, no esquema fatorial 10x9, com quatro repetições de 25 sementes por tratamento. Após a colheita, os teores de água das sementes foram ajustados para 12%. O cultivar Doko manteve maior nível de germinação e de vigor ao longo do período de armazenamento e a partir de 210 dias todos genótipos apresentaram vigor nulo e baixa capacidade germinativa, culminando com aproximadamente 100% de deterioração após 240 dias de armazenamento. Armazenamento de Grãos

3

4

5

6

7

8

9

10 Conclusões Houve redução no vigor das sementes a partir de 120 dias e da germinação entre 120 e 150 dias de armazenamento; A partir de 210 dias de armazenamento todos os genótipos apresentaram vigor nulo e baixa capacidade germinativa; Após 240 dias de armazenamento as sementes de todos genótipos apresentaram 100% de deterioração; A longevidade das sementes foi influenciada por características inerentes à própria espécie.

11 Referências Revista Brasileira de Sementes, vol. 23, n 2, p , National Geographic.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA ARMAZENADAS EM CONDIÇÕES DE AMBIENTE NATURAL EM ALEGRE-ES. Armazenamento de Grãos. SEBASTIÃO MARTINS-FILHO,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google