A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTO JORNALÍSTICO (2) A progressão do tema na notícia Em Texto jornalístico (1), deixamos uma tarefa que consistia na leitura de uma notícia e na verificação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTO JORNALÍSTICO (2) A progressão do tema na notícia Em Texto jornalístico (1), deixamos uma tarefa que consistia na leitura de uma notícia e na verificação."— Transcrição da apresentação:

1 TEXTO JORNALÍSTICO (2) A progressão do tema na notícia Em Texto jornalístico (1), deixamos uma tarefa que consistia na leitura de uma notícia e na verificação da compreensão dessa leitura mediante a realização de uma atividade, ou seja, a síntese para cada parágrafo da notícia.

2 Nesse momento, interessa informar a resposta sugerida para a tarefa e fazer os comentários necessários a fim de que você amplie sua competência de leitor e escritor com relação a esse gênero textual. O eixo da análise será a progressão do tema ao longo do texto.

3 O desenvolvimento apresenta uma série de elementos articulados que permitem ao leitor compreender o desenrolar dos acontecimentos. Vejamos de que elementos estamos falando. Primeiramente, confira as respostas da tarefa inicialmente proposta.

4 Match the summary with the correct paragraph
Match the summary with the correct paragraph. (3) A description of the advertising they are complaining about. (5) The commission’s reaction. (4) The exact reason why they are complaining. (7) A financial problem for the Scots in Sweden.

5 (1) Some Scottish people have complained to the European Courts about an advertisement. (6) Another example of their reason for complaining. (2) They formed an organization and explained why they were complaining to the court.

6 Agora, observe as palavras em negrito e os comentários acerca de sua função no texto. Scots in Sweden upset by cheap jokes By Dennis Barker Last September, Scots working in Sweden have complained to the European Commission for Human Rights that jokes about mean Scotsmen in advertising are an insult to the image of their race.

7 A case was put to Strasbourg by the Scottish Group for Civil Rights in Sweden, an organization formed recently of Scots people working there, to protest against Swedish Railways using such a traditional joke in an advertising campaign.

8 It showed two Scotsmen accepting the offer of travel for two for the price of one first-class ticket, while a third hides in the luggage rack. ‘We are not against Scots jokes in everyday life’, said Mr. David Webster, a 38-year-old marketing manager working near Stockholm, who helped me to form the group. ‘There are nationalistic jokes like this in every country.

9 What we don’t like is the frequency of such jokes in commercial advertising.’ But the commission did not feel that the group had fully explained its case, and has asked, this week, for more information on some points before it decides whether the case can continue.

10 ‘There is even one group of cut-prices shops in Stockholm area that has changed its name to The Scot’, said Mr. Webster. ‘Their motto is, “you can’t get it cheaper anywhere else”.’ These things are offensive only because they happen so often, we believe.’

11 Apart from the further information demanded by the European Commission for Human Rights, the Scots in Sweden are up against another difficulty. They have so far spent several hundred pounds on their campaign, but voluntary contributions from group members have totaled only £50.

12 Observe que no primeiro parágrafo temos o lead da notícia
Observe que no primeiro parágrafo temos o lead da notícia. Por meio dele, conseguimos obter informações resumidas daquilo que será desenvolvido ao longo do texto, ou seja, sobre o que aconteceu, quando e onde aconteceu, quem protagoniza os acontecimentos e por quê.

13 Já no segundo parágrafo, temos a complementação daquilo que foi dito no primeiro. Nesse primeiro parágrafo, faltou informar como os escoceses que trabalham na Suécia procederam em sua reclamação à Comissão Européia para Direitos Humanos e contra quem a impetraram.

14 No parágrafo de número três, note que o uso do pronome it retoma um elemento enunciado no parágrafo anterior. It se refere ao anúncio, parte de uma campanha publicitária de uma companhia de transporte ferroviário, criado para reproduzir uma antiga piada sobre escoceses.

15 Discurso direto O quarto parágrafo traz a inserção de um discurso direto no texto. David Webster explicita as razões que levaram a organização criada para defender os direitos dos escoceses a fazer uma reclamação na Comissão Européia para os Direitos Humanos.

16 Destacamos the group porque é uma referência ao Scottish Group for Civil Rights in Sweden, já mencionado no parágrafo de número dois. Note que o uso do artigo definido the deve-se ao fato de que o grupo já havia sido anteriormente mencionado.

17 Veja que no parágrafo de número 5, o texto repete o mesmo procedimento com the commission e the group. Destacamos, também, o pronome it utilizado para substituir the commission que aparece no mesmo parágrafo. Nesse momento, há a introdução de uma aspecto novo em relação ao tema. Trata-se do pedido da comissão por mais informação para dar continuidade ao caso.

18 Argumento em favor No sexto parágrafo, David Webster volta ao texto por meio de discurso direto, mas agora apenas como Mr. Webster, já que seu nome completo havia sido apresentado no parágrafo de número 4. A inserção do discurso direto agora se justifica em virtude da necessidade de que o texto dê espaço para que os escoceses ampliem seu argumento em favor da procedência da reclamação.

19 No último parágrafo, retoma-se o fato de que a comissão solicitou mais informações para dar prosseguimento ao caso através de um conector de adição (apart from) e insere-se uma nova dificuldade que tem sido enfrentada pelos escoceses: a falta de verba para a campanha que realizam. Este último elemento surge por meio de another difficulty.

20 Você viu como um texto é construído, como alguns elementos são usados para articular as idéias e transmitir ao leitor um todo bem coeso. Aproveite as dicas para ler e escrever melhor. Referência: Celina Bruniera - mestre em Sociologia da Educação pela USP e assessora educacional para a área de linguagem.


Carregar ppt "TEXTO JORNALÍSTICO (2) A progressão do tema na notícia Em Texto jornalístico (1), deixamos uma tarefa que consistia na leitura de uma notícia e na verificação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google