A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TOpico Especial 1: Banco de Dados Geográfico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TOpico Especial 1: Banco de Dados Geográfico"— Transcrição da apresentação:

1 TOpico Especial 1: Banco de Dados Geográfico
RESPOSTA FORMA GRÁFICA FORMA ALFANUMÉRICA Mapa Desenho Gráfico etc Tabela Relatório Texto Arquivo

2 Banco de Dados AS RESPOSTAS À TODAS ESSAS PERGUNTAS, SOMENTE SERÃO POSSÍVEIS SE O SISTEMA POSSUIR UM BANCO DE DADOS QUE CONTENHA TODOS OS DADOS NECESSÁRIOS PARA AS MESMAS.

3 “A criação do Banco de Dados é a atividade mais cara,
AS RESPOSTAS À TODAS ESSAS PERGUNTAS, SOMENTE SERÃO POSSÍVEIS SE O SISTEMA POSSUIR UM BANCO DE DADOS QUE CONTENHA TODOS OS DADOS NECESSÁRIOS PARA AS MESMAS. “A criação do Banco de Dados é a atividade mais cara, mais problemática e a que consome a maior parte do tempo na implementação de um Sistema de Informa- ções Geográficas(GIS), merecendo portanto atenção especial no projeto e desenvolvimento de um sistema baseado nesta tecnologia.”

4 BASE GRÁFICA A B C Banco de Dados APLICATIVO APLICATIVO APLICATIVO BD

5 Banco de Dados GIS BASE DE DADOS DADOS GRÁFICOS DADOS NÃO

6 DADOS GRÁFICOS: Banco de Dados
São descrições digitais das feições dos mapas, envolvendo coordenadas, regras, símbolos que definem os elementos cartográficos. PONTOS LINHAS POLÍGONOS ANOTAÇÕES

7 DADOS NÃO GRÁFICOS: Banco de Dados
São armazenados em formato alfanumérico e representam características, qualidades ou relacionamentos entre enti- dades presentes no mapa. ATRIBUTOS NÃO GRÁFICOS DADOS REFERENCIADOS GEOGRAFICAMENTE ÍNDICES GEOGRÁFICOS RELACIONAMENTOS ESPACIAIS

8 RELACIONAMENTO ENTRE DADOS GRÁFICOS E NÃO GRÁFICOS:
Banco de Dados RELACIONAMENTO ENTRE DADOS GRÁFICOS E NÃO GRÁFICOS: Cada software de GIS possui mecanismos próprios para manter o relacionamento entre os dados gráficos e não gráficos, através de identificadores comuns que estabe- lecem essa relação.

9 ESTRATÉGIAS DE ARMAZENAMENTO:
Banco de Dados ESTRATÉGIAS DE ARMAZENAMENTO: Estratégia 1:

10 ESTRATÉGIAS DE ARMAZENAMENTO:
Banco de Dados ESTRATÉGIAS DE ARMAZENAMENTO: Estratégia 2:

11 ESTRATÉGIAS DE ARMAZENAMENTO:
Banco de Dados ESTRATÉGIAS DE ARMAZENAMENTO: Estratégia 3:

12 ESTRATÉGIAS 1 / 2: Banco de Dados “LAYERS” 1) ESCOLHA DOS LAYERS
2) DIGITALIZAÇÃO DO LAYER 3) DEFINIÇÃO E CARGA DOS ATRIBUTOS 4) CRIAÇÃO DA TOPOLOGIA

13 ESTRATÉGIA 3: Banco de Dados “OBJETOS” 1) DEFINIÇÃO DOS OBJETOS
2) CRIAÇÃO DO BANCO DE DADOS 3) DIGITALIZAÇÃO DA GEOMETRIA DOS OBJETOS (A topologia é criada dinamicamente a cada modificação da geometria)

14 SBD: Sistema de Banco de Dados
Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados SGBD DBMS Aplicativos de Banco de Dados

15 SGBD/DBMS: Banco de Dados Um SGBD(DBMS) consiste numa coleção de dados
interrelacionados e um conjunto de programas para acessar esses dados. COLEÇÃO DE DADOS BANCO DE DADOS

16 Banco de Dados OBJETIVO DO SGBD: Propiciar um ambiente eficiente e seguro para armazenar e recuperar dados do Banco de Dados.

17 FUNÇÕES QUE UM SGBD DEVE PROVER:
Banco de Dados FUNÇÕES QUE UM SGBD DEVE PROVER: SEGURANÇA INTEGRIDADE SINCRONIZAÇÃO INDEPENDÊNCIA FÍSICA MINIMIZAÇÃO DA REDUNDÂNCIA

18 MODELOS OPERACIONAIS:
Banco de Dados MODELOS OPERACIONAIS: MODELO HIERÁRQUICO MODELO EM REDE MODELO RELACIONAL MODELO RELACIONAL Explora as propriedades das relações.

19 PROJETO DE BANCO DE DADOS:
É o processo de determinar a organização de um Banco de Dados, incluindo sua estrutura, conteúdo e aplicações.

20 PROJETO DE BANCO DE DADOS:
É o processo de determinar a organização de um Banco de Dados, incluindo sua estrutura, conteúdo e aplicações. MODELAGEM DE DADOS: É uma atividade através da qual se cria um modelo de uma parcela do mundo real.

21 PROJETO DE BANCO DE DADOS:
É o processo de determinar a organização de um Banco de Dados, incluindo sua estrutura, conteúdo e aplicações. MODELAGEM DE DADOS: É uma atividade através da qual se cria um modelo de uma parcela do mundo real. MODELO DE DADOS: É conjunto de ferramentas conceituais para descrição dos dados e seus relacionamentos.

22 MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO(MER):
Banco de Dados MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO(MER): ENTIDADE: “Um objeto que tem existência própria, quando considerado no contexto das atividades da organização”. “Um objeto sobre o qual nos interessa armaze- nar e recuperar informações ”. ATRIBUTOS: “Propriedades ou características de uma enti- dade ou relacionamento”. RELACIONAMENTO: “É uma associação, com significado, entre entidades”.

23 FASES DE CONCEPÇÃO DE UM BANCO DE DADOS
No projeto de banco de dados as informações que comporão o banco de dados são especificadas utilizando-se modelos de dados em diferentes níveis de abstração, iniciando por modelos de alto nível de abstração e refinando-se o modelo até que sejam incorporados detalhes específicos, relacionados ao armazenamento dos dados.

24 O projeto de banco de dados deve ser dividido em três etapas, nas quais são empregados diferentes tipos de modelos. CONCEITUAL - LÓGICO - FÍSICO

25 Projeto Conceitual: Relações
MUNDO REAL Abstração Análise dos dados Projeto Conceitual: Relações Projeto Lógico Projeto Físico Independe no software. Visão do usuário. Relações entre entidades e atributos Baseado no SGBD. BD relacional ou orientado a objeto Implementação.Estrutura, acesso, armazenamento

26 Modelagem Banco de Dados Geográfico
O mundo real é muito complexo para o imediato e direto entendimento. Deve-se criar MODELOS com similaridade aos aspectos selecionados do mundo real.

27 As Base de Dados são criadas a partir desses modelo;
Numa base de dados há separação entre os programas de armazenamento físico dos dados com os programas de aplicação (há independência entre programas e dados).

28 Organização dos dados Banco de Dados de um SIG
Os dados podem ser armazenados em TABELAS; Os BD são estruturas que guardam registros de forma integrada ou partilhada; Os BD opera com dados numéricos e alfa-numérico; Um BD é um programa que permite ao usuário sua manipulação.

29 Dados: Ambiente Urbano
ID_RES N_Pessoas Escolaridade Zona S ZR1 M ZR1 M ZR3

30 Vantagens do Uso de Banco de Dados
Evita redundância de dados; Manutenção da qualidade e integridade dos dados; Padronização de regras, modelos e padrões; Segurança; Facilidade de Operação.

31 Construção da Base de Dados do SIG
Identificação das entidades geográficas; dos atributos e das camadas necessárias (modelo conceitual); Definição dos parâmetros de armazenamento; Relação das tabelas com a base gráfica: Manipulação dos dados(DBMS).

32 Modelagem do Banco de Dados
Modelagem de dados Identificação dos Dados Coleta dos Dados Correção de erros Espacialização e armazenamento dos Dados

33 Modelagem de Processos
Seleção de fenômenos Modelos matemáticos para descrever e simular tais fenômenos. Exemplos: modelos de previsão de enchentes, estudos de impacto ambiental

34 Qualidade dos Dados Digitais
Tipos de Erro Erro Posicional: Oriundos da digitalização; rede geodésica. Erro Temático: Conteúdo, atributos Erro Temporal: Desatualização

35 Qualidade Dados espaciais originados da digitalização ( manual & automática) reproduzem a qualidade dos dados que lhe deram origem; Os erros podem ser aumentados durante a conversão de dados; Testes de acurácia devem ser efetuados para verificar a qualidade da informação.

36 Escala Acurácia desejada Acurácia observada 1: 10.000 5,0 m 10 m
Qualidade Mapas do Mapeamento sistemático possuem os seguintes erros posicionais: Escala Acurácia desejada Acurácia observada 1: ,0 m m 1: , 1: 1:

37 Outras fontes de erros da BD:
Generalização da informação; Mau uso da lógica; Erros matemáticos.

38 Exercício: Suponha que dentro da sua área de atuação faz-se necessário a implementação de um SIG. Especifique quais as etapas a serem recorridas para a consecução do sistema (modelo conceitual,coleta de dados, software/harware,entrada dos dados....). Apresente fluxograma.


Carregar ppt "TOpico Especial 1: Banco de Dados Geográfico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google