A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO b b 1.1 Definição Disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO b b 1.1 Definição Disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento."— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO b b 1.1 Definição Disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de informações geográficas As ferramentas computacionais do Geoprocessamento, são chamadas de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Aula elaborada por Roberto Carlos Orlando com objetivo conceitual

2 1.2- Conceitos de espaço geográfico, informação espacial e relação espacial b b Espaço geográfico e informação espacial Espaço geográfico: uma coleção de localizações na superfície da Terra, sobre a qual ocorrem os fenômenos geográficos; Informação espacial: está relacionada à existência de objetos com propriedades, as quais incluem a sua localização no espaço e a sua relação com outros objetos.

3 1.2- CONCEITOS DE ESPAÇO GEOGRÁFICO, INFORMAÇÃO ESPACIAL E RELAÇÃO ESPACIAL b b Relações espaciais: estabelecem padrões de ocupação. Correlação espaciais: coisas próximas são parecidas; Correlação temática: correlação entre um tema e outros (solo e vegetação); Correlação temporal: o mesmo tema varia com o tempo; Correlação topológica: adjacência, pertinência e interseção, permitem estabelecer os relacionamentos entre os objetos geográficos

4 1.3 - PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM SIG b Integrar, numa única base de dados, as informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados de censo e cadastro urbano e rural, imagens de satélite, redes e modelos numéricos de terreno; b Oferecer mecanismos para combinar as várias informações, através de algoritmos de manipulação e análise, bem como consultar, recuperar, visualizar e plotar o conteúdo da base de dados georreferenciados.

5 MANEIRAS DE UTILIZAR UM SIG b Como ferramenta para produção de mapas; b Como suporte para análise espacial de fenômenos; b Como um banco de dados geográficos, com funções de armazenamento e recuperação de informação espacial.

6 ESTRUTURA GERAL DE UM SIG b Interface com usuários; b Entrada e integração de dados; b Consulta, análise espacial e processamento de imagens; b Visualização e plotagem; e b Armazenamento e recuperação de dados (organizados sob a forma de banco de dados geográficos.

7 ANÁLISE ESPACIAL Análise Pergunta geralExemplo CondiçãoO que está...Qual a população desta cidade? LocalizaçãoOnde está...Quais as áreas com declividade acima de 20%? de 20%? TendênciaO que mudou...Esta terra era produtiva a 5 anos atrás? RoteamentoPor onde ir...Qual o melhor caminho para o metrô? Padrões Qual o padrão...Qual a distribuição de dengue em Gothon City? Gothon City? Modelos O que acontece se... Qual o impacto no clima se desmatarmos a Amazônia?

8 2 - MAPAS 2.1. Mapas temáticos Descrevem de forma qualitativa, a distribuição espacial de uma grandeza geográfica

9 2 - MAPAS 2.2. Mapas cadastrais: 2.2. Mapas cadastrais: cada elemento do mapa é considerado como um objeto geográfico possuindo atributo e podendo estar associado a várias representações gráficas.

10 2 - MAPAS 2.3. REDES: -Serviços de utilidade pública, como água, luz, telefone; - Redes de drenagem em bacias hidrográficas; e - Rodovias.

11 3 - IMAGENS b São armazenadas como matrizes, sendo que cada elemento é denominado pixel, que tem um valor proporcional a energia eletromagnética refletida ou emitida pela área da superfície terrestre mapeada. Satélites: LANDSAT, SPOT, NOAA, METEOSAT, ERS.

12 4 - MODELOS NUMÉRICOS DE TERRENO b É uma representação quantitativa de uma grandeza que varia continuamente no espaço. Entre os usos podemos citar: Armazenamento de dados de altimetria para gerar mapas topográficos (MDT); Armazenamento de dados de altimetria para gerar mapas topográficos (MDT); Análises de corte-aterro para projeto de estradas e barragens; Análises de corte-aterro para projeto de estradas e barragens; Geração de mapas de declividade (classes de declividade); Geração de mapas de declividade (classes de declividade); Análise de variáveis geofísicas e geoquímicas; Análise de variáveis geofísicas e geoquímicas; Apresentação tridimensional. Apresentação tridimensional.

13 5 - REPRESENTAÇÕES COMPUTACIONAIS DOS MAPAS Representações vetoriais: Representações vetoriais: neste caso qualquer entidade do mapa é reduzido a três formas básicas: pontos, linhas e áreas ou polígonos.

14 5 - REPRESENTAÇÕES COMPUTACIONAIS DOS MAPAS b Representações matriciais: cada célula possui um número de coluna, um número de linha e um valor correspondente ao atributo estudado, onde cada célula é individualmente acessada pelas suas coordenadas.

15 6 - ENTRADAS DE DADOS EM UM SIG Entrada através do teclado pelo usuário; Entrada através do teclado pelo usuário; Importação de outros bancos de dados não geográficos; Importação de outros bancos de dados não geográficos; Digitalização através de mesas digitalizadoras ou na própria tela; Digitalização através de mesas digitalizadoras ou na própria tela; Imagens de satélites e fotografias aéreas; Imagens de satélites e fotografias aéreas; Scanners; e Scanners; e GPS. GPS.

16 7 - MODELAGEM (erosão do solo) 1) Determinação das características a) Tipo de solo b) Tipo de vegetação 2) Definição do fator peso Características TipoDescriçãoPeso Solo 08 Arenoso 3 05 Argiloso 2 05 Argiloso 2 03 Pedregoso 1 03 Pedregoso 1 Vegetação 04 Arbusto 2 11 Pastagem 2 11 Pastagem 2 17 Bosque 3 17 Bosque 3

17 7 - MODELAGEM (erosão do solo)

18 8 - OPERAÇÕES COM DADOS ESPACIAIS OPERADOR LÓGICO AND QUAIS AS CÉLULAS SÃO A AND 7? A AND 7?

19 8 - OPERAÇÕES COM DADOS ESPACIAIS OPERADOR LÓGICO OR QUAIS AS CÉLULAS SÃO A OR 7? A OR 7?


Carregar ppt "PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO b b 1.1 Definição Disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google