A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso básico de Geoprocessamento e ArcGIS 9.3 (aplicado a Hidrologia)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso básico de Geoprocessamento e ArcGIS 9.3 (aplicado a Hidrologia)"— Transcrição da apresentação:

1 Curso básico de Geoprocessamento e ArcGIS 9.3 (aplicado a Hidrologia)
Instrutor: Carlos Ruberto Fragoso Júnior Monitor: Regina Camara Lins

2 Questões de organização
Questões do horário Local Proposta Diversidade de alunos

3 Perfil da turma Nome Formação Onde trabalha? Já trabalha com SIG?
Por que se interessou pelo curso? Conhecimento de inglês. Quais são as expectativas? Outras informações que julgar...

4 Proposta Experiência pessoal com Idrisi, ArcGIS, MapWindow.
Ênfase em desenvolvimento de ferramentas próprias (FORTRAN, VBA, MATLAB, outras linguagens) Por que aprender Geoprocessamento e ArcGIS?

5 Programa As aulas serão distribuídas de acordo com a programação apresentada na tabela abaixo, sujeita a alteração de acordo com imprevistos que possam ocorrer durante o semestre. Qualquer alteração será comunicada com antecedência aos alunos. Todo material da disciplina está disponibilizado em:

6 Programa do Curso 1. Cartografia básica: Breve Revisão dos tipos e importância das projeções cartográficas, Projeção Cilíndrica Transversa de Mercator (secante), Coordenadas – UTM, Coordenadas Geodésicas, Superfícies de Referência (2 hora) 2. Conceitos básicos de geoprocessamento: Sistemas de Informação Geográfica (SIG) (0,5 horas) 3. Introduzindo o ArGIS: Conceitos e funções principais; Os softwares componentes e suas aplicações. (0,5 hora) 4. Uso do ArcCatalog: Explorar dados de diversos formatos, Configurar conexões e serviços; Gerenciar metadados; Criar pastas e dados de diversos formatos; Importar e exportar para diversos formatos; Definir a referência espacial para dados geográficos. (3 horas)

7 Programa do Curso 5. Uso do ArcMap: Visualizar dados e manusear sua apresentação; Identificar feições através de rótulos e identificações de camada; Classificar dados através de simbologia quantitativa ou qualitativa; Consultar dados através dos seus atributos; Consultar dados por meio de condicionantes de localização; Explorar as tabelas de atributos e suas ferramentas; Criar e gerenciar gráficos; Criar folhas de impressão e modelos; Exportar dados de mapas e de folhas de impressão. (6 horas) 6. Uso do ArcToolbox: Importar e exportar dados de diversos formatos; Definir a referência espacial para dados geográficos; Converter projeções de mapas; cases do LG (Georreferenciamento de mapas e rasters, Criação de mosaicos a partir de imagens e mapas, Operações com rasters e polígonos - álgebra de mapas e noções de classificação de imagem, etc).(12 horas) 7. Uso do ArcHydro para explorar questões relacionadas a Hidrologia: tratamento de um MNT, preenchimento de falhas, direções de fluxo, definição de rede de drenagem, delimitação de bacias, etc... (3 horas) 8. Uso do MapWindow: Visualizar dados e manusear sua apresentação; Identificar feições através de rótulos e identificações de camada; Classificar dados através de simbologia quantitativa ou qualitativa; Consultar dados através dos seus atributos; Consultar dados por meio de condicionantes de localização; Explorar as tabelas de atributos e suas ferramentas; Criar e gerenciar gráficos; Criar folhas de impressão e modelos; Exportar dados de mapas e de folhas de impressão (3 horas).


Carregar ppt "Curso básico de Geoprocessamento e ArcGIS 9.3 (aplicado a Hidrologia)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google