A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ar: o cheiro da Terra.. Capítulo IV – o cheiro da Terra Nosso planeta está envolto por uma grande camada de ar. Sem essa proteção o nosso planeta seria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ar: o cheiro da Terra.. Capítulo IV – o cheiro da Terra Nosso planeta está envolto por uma grande camada de ar. Sem essa proteção o nosso planeta seria."— Transcrição da apresentação:

1 Ar: o cheiro da Terra.

2 Capítulo IV – o cheiro da Terra Nosso planeta está envolto por uma grande camada de ar. Sem essa proteção o nosso planeta seria tão sem vida quanto os demais planetas do Sistema Solar.

3 Composição da atmosfera Nitrogênio: 78,11% Oxigênio: 20,95% Argônio: 0,93% Gás carbônico: 0,033% Outros gases estão presentes junto com: vapor dágua, pólen, bactérias, micróbios e areia.

4 Camadas da atmosfera

5 ATMOSFERA Escudo, agasalho, campo de bombardeio ou suprimento de ar?

6 Como escudo, a atmosfera protege a Terra dos raios cósmicos, dos meteoros e das radiações ultravioleta. Como agasalho, a atmosfera ajuda a manter quente o nosso planeta. Estudos recentes têm indicado que as ações antrópicas têm agravado o processo de emissão de gases na atmosfera, especialmente CO 2.

7 Mudanças climáticas geradas pelo efeito estufa: - contribui para o derretimento das calotas de gelo polares o que, conseqüentemente, gera uma elevação global nos níveis dos oceanos; - mudanças climáticas drásticas; - aumento significativo de grandes tempestades, furacões ou tufões e tornados; - perda de espécies da fauna e flora.

8 PRESSÃO ATMOSFÉRICA É a pressão (força/área) que toda quantidade de ar que envolve a Terra, exerce sobre os corpos existentes na superfície terrestre.

9 Ao nível do mar a pressão atmosférica é maior porque o ar é mais denso, aí temos 76cm de Hg de pressão.

10 Suprimento de ar Nos seres humanos e na maioria dos mamíferos o oxigênio é inspirado, sendo posteriormente trocado com o sangue através dos alvéolos pulmonares. É o sangue que leva o oxigênio e os outros nutrientes para todo o corpo. A transformação dos alimentos, por exemplo, é um processo que não se realiza sem o oxigênio. Ar + O 2 Ar + CO 2

11 Circulação Troca de gases

12 Nenhum ser vivo é auto-suficiente, todos dependem do ambiente em que vivem. O oxigênio é renovado na atmosfera pelas plantas, principalmente as algas, por meio do processo da FOTOSSÍNTESE.

13 AR E OLFATO É através do ar que as moléculas de produtos voláteis ou gases com odores chegam ao nosso nariz.

14 Marketing olfativo Utilização dos aromas para que eles sirvam como anunciantes e ajudem a prender a atenção do consumidor.

15 Os aromas podem ser percebidos à distância. A percepção dos aromas à distância pode significar uma segurança, evitando o risco inerente ao contato com objetos potencialmente prejudiciais. As comidas estragadas têm cheiro horrível para nós, isso é o alarme do nosso corpo para saber que não devemos comê-las.

16 CHEIRO OU SABOR Por que a comida perde o gosto quando estamos resfriados ou gripados? É porque aquilo que chamamos de gosto tem uma grande parcela de participação do olfato.Sabe-se que a mastigação, além de quebrar os alimentos, serve para liberar o sabor. No livro, A ciência do cotidiano de Len Fisher, afirma-se que uma maçã e uma cebola cortadas em cubos iguais e igualmente mastigadas por uma pessoa com olhos e nariz vedados, não são distingüidas apesar dos sabores muito diferentes.

17 CURIOSIDADE Sabiam que os abutres usam o olfato para saber se o bicho que eles vão comer foi picado por uma cobra e, com isso, a carne estará envenenada? Outro caso relacionado ao cheiro é sobre o nosso pobre amigo texugo e o gambá. Quando ele está em perigo, ou quando as fêmeas querem namorar, eles soltam um líquido com o odor insuportável que afasta qualquer tipo de predador que conseguem se aproximar. É provavelmente, um dos animais mais mal cheirosos que existe.

18 Os aromas podem ser naturais ou sintéticos. Curiosidade: As fragrâncias que são usadas para fazer perfumes são classificadas como sete grupos. As mais conhecidas são: - cítricas (quando o cheiro é obtido da casca de frutas como a laranja, a lima e o limão) - florais (como o próprio nome diz tem como referência as flores) - amadeiradas (quando são feitas de extratos de madeiras) - âmbar (conhecidas também como orientais, são muito suaves). O que mais caracteriza o olfato são os aromas e as fragrâncias. E nada mais fácil para representar as fragrâncias que os perfumes. Não se sabe quem inventou o perfume mas isso aconteceu a muito tempo. Quem faz um perfume, além de trabalhar toda a química, tem que ser um verdadeiro artista. Sabe-se que o perfume pode influenciar comportamentos nas pessoas que o usam, como também nas que o sentem. O perfume é algo muito subjetivo, pois o que pode ter uma fragrância agradável para uma pessoa, é o oposto para outra.

19 SUGESTÕES Livros - Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela- Werner Holzwarth / Wolf Erlbruch - Uma verdade inconveniente – Al Gore - O Imperador do olfato: uma história de perfume e obsessão - Chandler Burr Filmes - Uma verdade inconveniente - documentário


Carregar ppt "Ar: o cheiro da Terra.. Capítulo IV – o cheiro da Terra Nosso planeta está envolto por uma grande camada de ar. Sem essa proteção o nosso planeta seria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google