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Saúde Alimentar no Campus

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Apresentação em tema: "Saúde Alimentar no Campus"— Transcrição da apresentação:

1 Saúde Alimentar no Campus
Etapa 1 Cadastramento dos Estabelecimentos Graduandos André Luiz Assi Bruno Augusto Porfírio Orientação: Christianne M. T. Fonseca Profa. Dra. Simone de Carvalho Balian Prof. Dr. José Luiz Bernardino Merusse

2 1. Estrutura do projeto

3 2. Cadastramento - Método
2.1 - Elaboração da Ficha padrão de cadastro

4 2. Cadastramento 2.2 – Divisão Campus da Capital
Fichas de Cadastramento

5 2. Cadastramento OBJETIVO GERAL OBJETIVO ESPECÍFICO
Coleta de informações sobre: - Reunir informações para: Número de estabelecimentos Banco de Dados Localização Georreferenciamento Responsável Técnico Avaliação de Metas Instalações Funcionamento

6 3. Dados Coletados

7 3. Dados Coletados

8 Cadastramento Perfil Setorial 2010

9 4. Perfil Estabelecimentos
Setor Azul N= 9 Tipos de estabelecimentos : restaurantes (5) e lanchonetes (4) + atividade conjunta Preparo no local : MAIORIA (5) das refeições Porém ...Salgados  congelados ( fornecedores fixos em 4) Transporte alimentos : Maioria em veículo próprio caixas térmicas Jornada média : Segunda a Sexta-feira das 7:00 às 19:00 ( 12 hrs) N. Funcionários: média 8,148 (mediana =10 )  máx. 20 / mín. 2 Soma refeições / dia: 1356 entre lanches e salgados e pratos Pontos de água : todos sem caixa d´água própria (conjunto com unidades)

10 4. Perfil Estabelecimentos
4.1 – Setor Azul Destinação: coleta do campus Energia: Todos possuem acesso refrigeradores  mais da metade Retirada: carrinho fechado na maioria do total de utensílios Gás: ½ Fornos elétricos Sanitários/Vestiários: maioria usa das unidades associadas ½ Cilindros Óleo: ½ usa e armazena para descarte Interesse em Curso BP: ½ não usa totalidade dos estabelecimentos Resíduos: papel, metais, orgânico, plástico Tema citado: manipulação Acondicionamento: saco plástico para lixo lixo com tampa/ lixos com pedal gestão financeira PqNG determinação de preços/custos

11 4. Perfil Estabelecimentos
Setor Amarelo 4 estabelecimentos cadastrados INFORMAÇÕES DO ESTABELECIMENTO Tipo: 1 restaurante self-service e a la carte, 1 restaurante self-service e lanchonete, 2 lanchonetes Preparo: Lanches e refeições do restaurante são preparados no local Doces, lanches naturais e salgados são adquiridos de fornecedores fixos (salgados congelados) Transporte: Em um dos restaurantes, em veículo próprio Nos demais, no veículo do fornecedor refrigerado

12 4. Perfil Estabelecimentos
Setor Amarelo Acondicionamento: Em caixas térmicas nos restaurantes Caixas de isopor ou bandejas plásticas na lanchonetes Horário de Funcionamento: Horários variáveis de segunda a sexta feira, sendo que uma das lanchonetes abre aos sábados até 12:00 N˚ funcionários: 7 em um dos restaurantes, 12 no outro restaurante e uma das lanchonetes, 2 na outra lanchonete N˚ de refeições/lanches/salgados/dia: restaurantes → 100 pratos, 300 salgados em um deles e 50 no outro, 40 lanches lanchonete → 150 salgados/dia em uma delas, a outra não soube informar

13 4. Perfil Estabelecimentos
Setor Amarelo PONTOS DE ÁGUA: Número: Presente em todos os estabelecimentos Fonte: Sabesp, junto a algum prédio da universidade Em uma das lanchonetes, relógio recentemente instalado Uso: Higiene pessoal, limpeza Consumo mensal de água: Desconhecido, junto ao aluguel EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS: Pontos de Energia: Presente em todos os estabelecimentos Freezers, refrigeradores, fornos, microondas, estufa, lâmpadas fluorescentes: todos possuem

14 4. Perfil Estabelecimentos
Setor Amarelo Pista quente e pista fria nos dois restaurantes, Chuveiro em um dos restaurantes Balcões em todas as instalações, menos em um dos restaurantes Consumo mensal: Restaurante → R$ 1.500, 00 a 2.000,00 Lanchonete → R$ 240,00 RESÍDUOS: Óleo de cozinha: Em um dos restaurantes, direcionado ao IPT para produção do Biodiesel No outro restaurante, destinado à produção de sabão As lanchonetes não usam Resíduos: papel, metais, orgânico, plásticos

15 4. Perfil Estabelecimentos
Setor Amarelo Acondicionamento: sacos plásticos de lixo Tipo de depósito Em cestos com tampa, Uma das lanchonetes possui lixeira na pia Destinação: Coleta do campus Frequência de retirada: restaurante → 1 a 2 vezes/dia lanchonete → 1 a 4 vezes/dia Forma como é retirado: restaurantes → em carrinhos específicos lanchonete → em uma delas, em sacos amarrados, na outra, por limpeza privada - FAISCA

16 4. Perfil Estabelecimentos
Setor Amarelo INSTALAÇÕES SANITÁRIAS: Banheiro: restaurante → sim lanchonete → sim e uma delas e na outra, uso das instalações da universidade Vestiário: Presente em um dos restaurantes Faria curso de Boas Práticas? Resposta positiva em todos

17 4. Perfil Estabelecimentos
Setor Vermelho 3 estabelecimentos cadastrados INFORMAÇÕES DO ESTABELECIMENTO Tipo: 1 restaurante self-service, 1 lanchonete, 1 área de venda externa (hot-dog) Preparo: Lanches e refeições do restaurante são preparados no local, com execeção dos salgados (congelados) Purê e vinagrete do hot dog são feitos em casa Transporte: Veículo do fornecedor Acondicionamento: Caixas térmicas

18 4. Perfil Estabelecimentos
Setor Vermelho Horário de Funcionamento: Horários variáveis de segunda a sexta feira N˚ funcionários: 16 no restaurante 2 na lanchonete e na área de venda externa (hot dog) N˚ de refeições/lanches/salgados/dia: restaurante → 300 lanchonete → 80 hot dog → PONTOS DE ÁGUA Número: Ausente no hot dog e presente nos demais estabelecimentos Fonte: Sabesp, junto a algum prédio da universidade Água mineral no hot dog

19 4. Perfil Estabelecimentos
Setor Vermelho Uso: Higiene pessoal, limpeza Consumo mensal de água: Desconhecido, junto ao aluguel EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS: Pontos de Energia restaurante → sim lanchonete → sim hot dog → não Freezers, refrigeradores, fornos, microondas, estufa, lâmpadas fluorescentes: todos possuem Balcões, Pista quente, Pista fria apenas no restaurante

20 4. Perfil Estabelecimentos
Setor Vermelho Consumo mensal: Incluído no aluguel RESÍDUOS: Óleo de cozinha: não usam Resíduos: papel, metais, orgânico, plásticos Acondicionamento: sacos plásticos de lixo Tipo de depósito restaurante → cesto de lixo com pedal lanchonete → cesto de lixo sem tampa do lado de fora hot dog → cesto de lixo sem tampa Destinação: Coleta do campus

21 4. Perfil Estabelecimentos
Setor Vermelho Frequência de retirada: restaurante → 3 vezes/dia lanchonete e hot dog → 1 vez/dia Forma como é retirado: Em sacos de lixo amarrados INSTALAÇÕES SANITÁRIAS: Banheiro: restaurante → sim lanchonete e hot dog → uso das instalações da universidade Vestiário: Ausente em todos Faria curso de Boas Práticas? Resposta positiva em todos

22 4. Perfil Estabelecimentos
Setor Verde N= 13 Tipos de estabelecimentos : maioria (6) Áreas de venda externa Preparo no local : maioria apenas montagem no local Não  recheios e massas  manipulação casa Transporte alimentos: veículo próprio de uso não exclusivo / isopor Jornada média : das 9:00 às 21:30 ( 12 hrs. e 30 min.) N. Funcionários: média 4 ( mediana = 3 ) Soma refeições / dia: aproximadamente 500 lanches e salgados Pontos de água : 1/3 não apresenta maioria sem caixa d´água própria

23 4. Perfil Estabelecimentos
4.1 – Setor Verde Energia: apenas um ponto sem acesso Retirada: sacos amarrados Refrigeradores e freezeres maioria dos equipamentos Sanitários/Vestiários: uso da unidade Óleo: ½ armazena Interesse em Curso BP: apenas ½ uso para produção de sabão dois estabelecimentos não Gás: maioria utiliza botijões " sei cozinha ! “ “falta tempo” Resíduos: papel, metais, plástico “trabalhei em padaria, creche e sei o conteúdo dos cursos” Acondicionamento: saco plástico para lixo cestos com tampa Tema citado: BP para área externa Destinação: coleta do campus Salgados

24 5. Sugestões de Cursos Gestão : Boas Práticas
BP Salgados Manejo energético Custo / determinação de preço Curso para “dogueiros” Foco em lanchonetes Relacionamento Interpessoal com Funcionários Aproveitamento de resíduos de alimentos (cascas, caules, etc) Gestão : Boas Práticas Custo / determinação de preços Estocagem Marketing Uso racional energia Manejo de Resíduos

25 6. Próximas Etapas Definição de cronograma:
Listagem de todas atividades Disponibilidade de recursos Estipulação de prazos Definição dos parâmetros de avaliação pessoal Fichas de execução

26 7. Planejamento Estratégico

27 8. Próximas Etapas

28 Obrigado

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