A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA NO CANTEIRO DE OBRAS.. O QUE É ORGANIZAÇÃO? EM SENTIDO GERAL ORGANIZAÇÃO É O MODO COMO SE ORGANIZA O SISTEMA, É A FORMA ESCOLHIDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA NO CANTEIRO DE OBRAS.. O QUE É ORGANIZAÇÃO? EM SENTIDO GERAL ORGANIZAÇÃO É O MODO COMO SE ORGANIZA O SISTEMA, É A FORMA ESCOLHIDA."— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA NO CANTEIRO DE OBRAS.

2 O QUE É ORGANIZAÇÃO? EM SENTIDO GERAL ORGANIZAÇÃO É O MODO COMO SE ORGANIZA O SISTEMA, É A FORMA ESCOLHIDA PARA ARRANJAR, DISPOR OU CLASSIFICAR OBJETOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES. UMA ORGANIZAÇÃO É UMA COMBINAÇÃO DE ESFORÇOS INDIVIDUAIS QUE TEM POR FINALIDADE REALIZAR PROPÓSITOS COLETIVOS.

3 O QUE É DESORGANIZAÇÃO? ESTADO DE DESORDEM; AUSÊNCIA DE ORDEM; DESARRANJO; PERTUBAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA; TUMULTO, MOTIM; CONFUSÃO, ALGAZARRA, GRITARIA

4 O QUE É LIMPEZA? LIMPEZA É O ATO DE TIRAR IMPUREZAS DE UM CORPO, DE UM MATERIAL OU DE UM LOCAL.

5 QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO? PROBLEMAS DE SAÚDE ACIDENTES ATRASO NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES RETRABALHO DESPERDICIO POLUIÇÃO AMBIENTAL

6 COMO MANTER A LIMPEZA E A ORGANIZAÇÃO NA ÁREA DE VIVÊNCIA REFEITÓRIO: RESPEITE O HÓRÁRIO DE ALMOÇO; NÃO TENTE FURAR A FILA; LAVE AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES; MANTENHA O AMBIENTE LIMPO E ORGANIZADO; NÃO FUME EM LOCAL FECHADO; NÃO DESPERDICE ALIMENTOS; NÃO DEIXE RESTO DE ALIMENTOS NAS MESAS, JOGUE NO LIXO.

7 COMO MANTER A LIMPEZA E A ORGANIZAÇÃO NA ÁREA DE VIVÊNCIA BANHEIRO: REALIZE NECESSIDADES SOMENTE NOS SANITÁRIOS; JOGUE PAPEL NA LIXEIRA; LAVE AS MÃOS ANTES E APÓS AS SUAS NECESSIDADES; DÊ DESCARGA APÓS UTILIZAR O VASO SANITÁRIO; MANTENHA O BANHEIRO LIMPO; NÃO DANIFIQUE AS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS; NÃO CIRCULE PELO CANTEIRO EM TRAJES DE BANHO.

8 COMO MANTER A LIMPEZA E A ORGANIZAÇÃO NA ÁREA DE VIVÊNCIA VESTIÁRIO: NÃO DEIXE OBJETOS FORA DO ARMÁRIO; NÃO DEVE SER ARMAZENADO MATERIAIS DE TRABALHO NO VESTIÁRIO; NÃO PENDURE TOALHAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS; SEMPRE UTILIZE O CADEADO PARA FECHAR OS ARMÁRIOS; NÃO FUME EM LOCAL FECHADO; NÃO REALIZE REFEIÇÕES NO VESTIÁRIO; SEMPRE MANTENHA O VESTIÁRIO ORGANIZADO.

9 RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307 O destaque entre os elementos apontados é a Resolução CONAMA Nº 307, que define, classifica e estabelece os possíveis destinos finais dos resíduos da construção e demolição, além de atribuir responsabilidades para o poder público municipal e também para os geradores de resíduos no que se refere à sua destinação. HIGIENE PESSOAL É um conjunto de hábitos de limpeza e asseio com que cuidamos do nosso corpo, por ser um vetor de importância em nosso dia a dia.

10 RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307 O destaque entre os elementos apontados é a Resolução CONAMA Nº 307, que define, classifica e estabelece os possíveis destinos finais dos resíduos da construção e demolição, além de atribuir responsabilidades para o poder público municipal e também para os geradores de resíduos no que se refere à sua destinação. HIGIENE PESSOAL CHEIRO DO CORPO O CHEIRO DO CORPO PODE AFETAR O RELACIONAMENTO SOCIAL, COMO É O CASO DO CHEIRO DE SUOR, A BROMIDROSE, (SUOR MALCHEIROSO) E DO MAU HÁLITO.

11 LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DO CANTEIRO O planejamento e disposição inicial dos resíduos, através de bombonas, fazem com que sejam evitados sistemáticos desperdícios, bem como, gera um ambiente livre de entulhos, preservando a boa organização dos espaços.

12 CRIAÇÃO DA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307 Todos os dias, milhares de quilos de entulhos de construção civil são gerados nas cidades brasileiras, e depositados, na maioria das vezes, em aterros clandestinos ou nas próprias ruas e avenidas, sem nenhum cuidado com o meio ambiente. Para tentar resolver esse problema e ainda evitar o desperdício desses materiais que poderiam ser reciclados, foi criada em 2002 a Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que tem como objetivo criar, em médio prazo, mecanismos para reduzir e disciplinar a geração do entulho, além de regulamentar a destinação, quando inevitável, desses resíduos.

13 MEIOS DE IDENTIFICAÇÃO DOS COLETORES DE RESÍDUOS(CORES).

14 DISPOSITIVOS E ACESSÓRIOS UTILIZADOS PARA AS COLETAS.

15 BAIAS PARA ACONDICIONAMENTO FINAL DO RESÍDUOS

16 CAÇAMBA PARA RESÍDUOS

17 RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307 Os principais aspectos dessa resolução são os seguintes:. Classificação e destinação. Classe C: Produtos sem tecnologia disponível para recuperação(Gesso, por exemplo). Destinação: Conforme norma técnica especificada.

18 RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307 Os principais aspectos dessa resolução são os seguintes:. Classificação e destinação. Classe D: Resíduos perigosos(tintas, óleos, solventes etc), conforme NBR 10004:2004(Resíduos Sólidos – Classificação). Destinação: Conforme norma técnica específica.

19 CUSTO X BENEFÍCIO Os custos de implantação e manutenção do sistema devem ser pensados com um retorno a médio e longo prazo. Os benefícios virão com a conscientização dos funcionários, a preservação ambiental, a diminuição dos resíduos que serão vendidos e transformados em renda e com a diminuição do desperdício, evitando gastos e reaproveitando o máximo possível na própria obra.

20 DIFICULDADES ENCONTRADAS Destinação adequada próximo ao local de geração; A precariedade de algumas soluções para coleta e destinação diferenciadas; O baixo comprometimento da direção de algumas obras; Carência de empresas de transporte credenciadas, onde as poucas existentes não abdorvem a demanda do mercado;


Carregar ppt "ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA NO CANTEIRO DE OBRAS.. O QUE É ORGANIZAÇÃO? EM SENTIDO GERAL ORGANIZAÇÃO É O MODO COMO SE ORGANIZA O SISTEMA, É A FORMA ESCOLHIDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google