A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENTULHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENTULHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL"— Transcrição da apresentação:

1 ENTULHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
RESTOS DE PRATICAMENTE TODOS OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO (ARGAMASSA, AREIA, CERÂMICAS, CONCRETOS, MADEIRA, METAIS, PAPÉIS, PLÁSTICOS, PEDRAS, TIJOLOS, TINTA, ETC.)

2 (Rochas, Tijolos, Vidros, alguns plásticos, etc.)
CLASSIFICAÇÃO NBR /SET.87:RESÍDUOS SÓLIDOS - CLASSIFICAÇÃO RESÍDUO INERTE: (Rochas, Tijolos, Vidros, alguns plásticos, etc.) Resíduo é todo material ou substâncias restantes de qualquer atividade humana, que não se prestem para o uso, consumo ou reincorporação no circuito produtivo em seu estado original.

3 LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PAULISTA
No Regulamento da Lei nº 997/76, aprovado pelo decreto nº 8468/76, a matéria é tratada, nos artigos 51 a 56. O decreto paulista proíbe que sejam depositados, dispostos, descarregados, enterrados, filtrados ou acumulados no solo, resíduos de qualquer estado da matéria, se forem poluentes. Somente permite a disposição de resíduos no solo, se esta for feita de forma adequada devendo sempre, haver prévia aprovação da CETESB para seu transporte , tratamento e disposição final.

4 DESVANTAGENS DA DISPOSIÇÃO INADEQUADA
AO HOMEM Desvalorização das propriedades  Impossibilidade do uso dos recursos naturais  Prejuízo estético  Desgaste da imagem da entidade envolvida AO MEIO AMBIENTE  Riscos à segurança  Poluição do ar ,águas(sup.e sub) e solo  Destruição das matas naturais  Desequilíbrio ecológico  Prejuízo estético

5 RESOLUÇÃO CONAMA Nº307, 5 DE JULHO DE 2002
Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil A gestão integrada dos resíduos da construção civil deverá proporcionar benefícios de ordem social, econômica e ambiental. CLASSE A: Resíduos recicláveis/reutilizáveis,como agregado CLASSE B: Resíduos recicláveis p/ outras destinações(plásticos) CLASSE C: Resíduos sem técnicas economic. viáveis (gesso) Geradores não gerar/reduzir/reutilizar/reciclar/dest. Final OBS.:Os Municípios e Distrito Federal deverão cessar a disposição dos resíduos da const. civil em “aterros de resíduos domiciliares” e áreas de “Bota-Fora”.Vigor: 2 de Janeiro de 2003

6 Geração de Resíduos de Construção e Demolição
USP-1996 Produção Anual na Europa Ocidental 0,7 a 1,0 ton./hab. (dobro dos resíduos sólidos municipais) Prefeitura. Municipal de Campinas Município - 1,8 ton./dia por hab. 70% (residências ou prédios) 30% (resíduos industriais)

7 Tecnologias para reciclagem
· economia na aquisição de matéria-prima, devido a substituição de materiais convencionais, pelo entulho; · diminuição da poluição gerada pelo entulho e de suas conseqüências negativas como enchentes e assoreamento de rios e córregos, e · preservação das reservas naturais de matéria-prima.

8 Utilização em pavimentação
· menor utilização de tecnologia o que implica menor custo do processo; · utilização de todos os componentes minerais do entulho (tijolos, argamassas, materiais cerâmicos, areia, pedras, etc.), sem a necessidade de separação de nenhum deles; · economia de energia no processo de moagem do entulho (em relação à sua utilização em argamassas); · possibilidade de utilização de uma maior parcela do entulho produzido, como o proveniente de demolições e de pequenas obras ; · maior eficiência do resíduo quando adicionado aos solos saprolíticos em relação a mesma adição feita com brita.

9 Outros Usos · Utilização de concreto reciclado como agregado;
· Cascalhamento de estradas; · Preenchimento de vazios em construções; · Preenchimento de valas de instalações; · Reforço de aterros (taludes). Obs.: Alguns municípios gerenciam este tipo de resíduo São Paulo, Londrina, Ribeirão Preto e São José dos Campos

10 Utilização de concreto e argamassa reciclados
ü Utilização do resíduo no local gerador, o que elimina custos com transporte; ü Efeito pozolânico apresentado pelo entulho moído (alguns de seus componentes); ü Redução no consumo do cimento e da cal, e ü Ganho na resistência à compressão das argamassas.

11 Artefatos de Concreto ü Utilização de todos os componentes minerais do entulho (tijolos, argamassas, materiais cerâmicos, areia, pedras, etc.), sem a necessidade de separação de nenhum deles; ü Economia de energia no processo de moagem do entulho (em relação à sua utilização em argamassas), uma vez que, usando-o no concreto, parte do material permanece em granulometrias graúdas; ü Possibilidade de utilização de uma maior parcela do entulho produzido, como o proveniente de demolições e de pequenas obras que não suportam o investimento em equipamentos de moagem ou de britagem; ü Possibilidade de melhorias no desempenho do concreto em relação aos agregados convencionais, quando se utiliza baixo consumo de cimento.

12 Blocos de Concreto ü Os blocos de vedação não exigem grandes resistências mecânicas, uma vez que sua principal função é vedar; tendo estes agregados (entulho) baixa resistência mecânica; ü Do ponto de vista de resistência à compressão para blocos, são mais críticos fatores como compactação e curvas granulométricas; ü Em casos, onde baixos consumos de cimento são exigidos, a diferença de resistência à compressão dos concretos plásticos reciclados é igual quando comparada com concretos de agregados naturais; ü Blocos com estes agregados apresentam custos relativamente baixos; benefício este, que pode contribuir com soluções tecnológicas mais baratas, já que os traços exigem grande quantidade de agregados; ü A regularidade de dimensões dos blocos produzidos pode fornecer um material modular, que se adapte as necessidades atuais de menores índices e desperdício na construção.

13 Entulho como Agregado ü A parte miúda revelou aspectos positivos
para as resistências das argamassas, tanto de assentamento quanto de revestimento. ü O entulho uma absorção de água bem superior à do agregado tradicional.


Carregar ppt "ENTULHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google