A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESOLUÇÃO CONAMA 307, de 5 / 7 /2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. p Atribui aos geradores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESOLUÇÃO CONAMA 307, de 5 / 7 /2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. p Atribui aos geradores."— Transcrição da apresentação:

1

2 RESOLUÇÃO CONAMA 307, de 5 / 7 /2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. p Atribui aos geradores de RCC a responsabilidade pelos resíduos das atividades de construção, reforma, reparos e demolições de estruturas e estradas, bem como aqueles resultantes da remoção de vegetação e escavação de solos.

3 p Classifica os RCC em: Classe A: são os resíduos reutilizáveis e recicláveis como agregados (tijolos, argamassa, concreto, blocos, meios-fios etc); Classe B: resíduos recicláveis para outras destinações (plásticos, papel, papelão, metais etc); Classe C: resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias viáveis para sua reciclagem (componentes de gesso) Classe D: resíduos perigosos oriundos do processo de construção (tintas, solventes etc)

4 p Os RCC não poderão mais ser dispostos em aterros de resíduos domiciliares; p Estabelece o Plano Integrado de Gerenciamento de RCC composto por: 1- Programa Municipal de Gerenciamento de RCC (BH: Aperfeiçoamento); 2- Elaboração do Projeto de Gerenciamento de RCC para os grandes geradores.

5

6

7 DEFINIÇÃO DE GRANDES GERADORES 1 – Lei N.º 7.277, de 17 de janeiro de 1997 Institui a Licença Ambiental e dá outra providências. Art 2 o – Empreendimentos de impacto são aqueles, públicos ou privados, que venham a sobrecarregar a infra-estrutura urbana ou a ter repercussão ambiental significativa.

8 DEFINIÇÃO DE GRANDES GERADORES

9

10

11

12 Projeto de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil - PGRCC Caracterização do Empreendimento: a) localização: endereço completo e indicação do local, utilizando base cartográfica em escala 1: b) caracterização do sistema construtivo; c) apresentar planta arquitetônica de implantação da obra, incluindo o canteiro de obras, área total do terreno, área de projeção da construção e área total construída; d) número total de trabalhadores, incluindo os terceirizados; e) cronograma de execução da obra 1.6 – Apresentar Licença de Demolição, se for o caso.

13 Projeto de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil - PGRCC 2- Elementos do Projeto de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil – PGRCC 2.1- Caracterização dos resíduos sólidos: Classificar os tipos de resíduos sólidos produzidos pelo empreendimento, adotando a classificação da Resolução CONAMA 307/02: Classes A, B, c e D, acrescida da Classe E: resíduos comuns considerados rejeitos

14

15 2.3 - Segregação dos Resíduos na origem : descrever os procedimentos a serem adotados para segregação dos resíduos sólidos por Classe e tipo nas Áreas de Triagem e Transbordo - ATT: identificar a área e o responsável.

16

17 Projeto de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil - PGRCC

18

19 3 – Comunicação e Educação Ambiental 3.1 – Apresentar o Plano de Comunicação e Educação Ambiental Descrever as ações de sensibilização, mobilização e educação ambiental para os trabalhadores da construção, visando atingir às metas de minimização, reutilização e segregação dos resíduos sólidos na origem bem como seus corretos acondicionamento, armazenamento e transporte. 4 – Apresentar cronograma de implantação do PGRCC, para todo o período da obra

20


Carregar ppt "RESOLUÇÃO CONAMA 307, de 5 / 7 /2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. p Atribui aos geradores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google