A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

´Metodologia de Produção e Mídias Interativas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "´Metodologia de Produção e Mídias Interativas"— Transcrição da apresentação:

1 ´Metodologia de Produção e Mídias Interativas
História da Internet Mylene Melly ´Metodologia de Produção e Mídias Interativas

2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Aula 1 Histórico da Internet Visão de uso da Internet no futuro Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

3 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet Em 1957 a União Soviética lançou ao espaço o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputinik. O governo norte americano então criou o Advanced Research Projects Agency (ARPA), uma divisão do Departamento de Defesa para tentar voltar a liderar a corrida espacial. Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

4 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet Devido a iminência de uma guerra nuclear e o fato de os sistemas de defesa serem extremamente dependente dos computadores, a rede de computadores deveria ser extremamente confiável. Foi dado inicio ao desenvolvimento de uma rede distribuída, que não dependia de um computador central. Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

5 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet Foi criado o primeiro mini-computador. Pequeno o suficiente para caber em uma mesa e com preço mais acessível (U$18.000) foi um grande sucesso comercial. Milhares de laboratórios e industrias tiveram seu primeiro computador instalado. Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

6 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet O sistema de comunicação distribuída entra no ar tendo, no final de 1968, quatro computadores conectados. A velocidade máxima de transferência era de 50 Kbps. Esta criada a ARPANET. Computadores Conectados: 4 Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

7 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet Desenvolvido o primeiro programa de . Primeiro computador internacional conectado (Inglaterra) via rádio Surge a necessidade de conectar outras redes na ARPANET e com isso a necessidade de padronização de comunicação (TCP/IP começa a ser desenvolvido). Computadores Conectados: 23 Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

8 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet Protocolo TCP/IP desenvolvido e incorporado no sistema Unix. Aumento da velocidade da rede com novos cabos de comunicação. Conexão via satélite na rede com o SATNET. Integração de outras redes à ARPANET, inicio da internetting Primeira conexão do Brasil com a rede ARPANET via ligação telefônica. Computadores Conectados: 110 Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

9 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet Criado o IBM-PC com preço acessível para o publico. Integração de redes universitárias (CSNET e BITNET) à ARPANET. Computadores Conectados: 210 Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

10 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet TCP/IP se torna padrão Criado o DNS (Domain Name Service) pela universidade de Wisconsin permitindo que cada computador tenha um nome ao invés de um número Computadores Conectados: 405 Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

11 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet Apple anuncia o Macintosh, um sistema operacional gráfico de fácil usabilidade ARPANET dividida em ARPANET e MILNET (rede militar) Velocidade de conexão sobe para 1.5Mbps Introdução de sufixos nos nomes (.com, .org, .gov, .mil, .edu) Computadores Conectados: 1.000 Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

12 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet Devido ao grande crescimento do numero de computadores conectados (mais de ) surge a necessidade de aumentar ainda mais a velocidade da rede. Conexão de outros países como Canada, Finlândia, França, Dinamarca, etc... Primeiro Vírus na rede. Primeira reunião para o estabelecimento de uma rede para fins acadêmicos no Brasil. Computadores Conectados: Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

13 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet O Departamento de Defesa fecha definitivamente a rede ARPANET em 1990 Mais países são conectados (Brasil, Argentina, Chile, Bélgica, Índia, dentre outros) É criado o conceito de HTML (conceito de HyperTexto aprimorado). Inicio da World Wide Web - WWW Computadores Conectados: Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

14 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet Lançada a conexão rápida de 45Mbps no final de 1991 Número de redes interligadas passa de 7.500 Primeiras transmissões de áudio e vídeo na Internet. Criado o primeiro Browser Mosaic (que depois se tornaria NetScape). Utilização de HTML (Hyper Text Markup Language) Surge o WWW Conexão de 64Kbps no Brasil. Computadores Conectados: Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

15 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet Pizza Hut começa a oferecer serviço de pedido de pizza pela Internet. Inicio do comercio eletrônico. Primeiro banco virtual criado First Virtual. Velocidade da rede sobe para 155Mbps. Bradesco cria o seu Internet Banking em 1995. Computadores Conectados: Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

16 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet SUN consegue difundir a linguagem Java como sendo a linguagem adequada para o desenvolvimento na Internet. Velocidade da rede sobe para 622Mbps. Ano da explosão dos provedores de acesso no Brasil. Itaú e Banco do Brasil criam os seus Internet Banking. Computadores Conectados: Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

17 História da Internet - Países Conectados
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais História da Internet - Países Conectados Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

18 Crescimento do Número de Computadores
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais Crescimento do Número de Computadores Industry Standard 20000 Número de Computadores na Internet 80,000,000 72,400,000 70,000,000 60,000,000 50,000,000 40,000,000 30,000,000 20,000,000 10,000,000 1983 1984 1988 1991 1992 1994 1997 2000 Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

19 Número de Internautas no Mundo
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais Número de Internautas no Mundo Pais N- Habitantes População % do Mundo Internautas Penetração% (milhões) % América do Norte 331 5,10% 225,8 68.1% Ocêania/Austrália 33.9 0,50% 17,7 52.9% Europa 807,3 12,40% 290,1 35,90% América Látina e Caribe 553,4 8,50% 79 14,30% Asia 3.677,80 0,56 364,3 9,90% Middle East 190,1 2,90% 18,2 9,60% Africa 915,2 14,10% 22,7 2,50% Total 6.499,70 1.018,10 16% Internet.com 2000 Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

20 Evolução de usuários de Internet
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais Evolução de usuários Evolução de usuários de Internet (milhões) (1) 1998 1999 2000 2001 2002 2005*** EUA* Usuários Penetração 58.4 19.1% 71.3 24.4% 84.3 30.7% 97.6 38.5% 117.4 48.6% 225,8 68.1% Europa** Usuários Penetração 27.1 10.6% 39.8 16.5% 55.9 22.6% 75.5 29.5% 104.8 35.1% 290,1 35.9% América Latina Usuários Penetração 5.7 1.1% 8.5 1.6% 11.8 2.3% 15.8 3.0% 20.1 3.7% 79,0 14.3% Brasil Usuários Penetração 2.7 1.7% 3.8 2.3% 5.0 3.0% 6.5 3.9% 7.8 4.6% 12 7% *Valor médio das projeções do IDC, Jupiter e eMarketer ** Valor médio das projeções do IDC, Jupiter e Forrester Fonte: IDC, Jupiter, Forrester, eMarketer , Credit Suisse First Boston *** Internet World Stats Nota: Penetração = Total de usuários /Total da população (1) As projeções não contemplam o surgimento da Internet grátis em 2000 * CAGR - Compund Annual Growth Rate Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

21 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Exercício Pesquisar características do usuário da Internet no Brasil Idade Ocupação Etc. Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

22 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
2 - Aspectos econômicos, sociais e legais Aspectos Legais Não há regulamentação clara: Propriedade intelectual e direito autoral Direito e técnicas de segurança Assinatura eletrônica Privacidade online Crimes digitais “Aspectos legais nas transações do Comércio Eletrônico” - IBC 2000 Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

23 Uso da Internet nos Negócios
3 - Impactos da Internet nos negócios Uso da Internet nos Negócios Presença/Informação Marketing Brochuras / Informações institucionais Interação Aplicações intranet Interatividade Personalização Busca básica Sites ‘’linkados’’ Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

24 Uso da Internet nos Negócios
3 - Impactos da Internet nos negócios Uso da Internet nos Negócios Transação E-commerce Suporte a EDI Comunidades Aplicação SCM Front-end de ERP “Customer self-service’’ Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

25 Uso da Internet nos Negócios
3 - Impactos da Internet nos negócios Uso da Internet nos Negócios Transformação Atendimento em tempo real Personalização avançada Convergência de plataformas Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

26 Impactos da Internet nos negócios
Marketing Abordagem centrado no consumidor Customização em massa / CRM Redefinição das organizações Novos modelos de negócio Mudança da natureza do trabalho Menor ciclo de mudanças Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

27 Evolução do Modelo de Negócio na Economia Digital
3 - Impactos da Internet nos negócios Evolução do Modelo de Negócio na Economia Digital Relaciona-mento Virtual Inovação Remoto Venda Físico Produtos Produtos e Serviços Intenções* Natureza da Demanda * Intenções são necessidades fundamentais que precisam de atividades de planejamento, decisão e coordenação extensivas e integradas. Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

28 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Referências Aula 1 Metodologia de Produção de Mídias Interativas


Carregar ppt "´Metodologia de Produção e Mídias Interativas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google