A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Efeito materno e Herança extra-cromossômica. Ocorre quando: Em cruzamentos recíprocos: Em cruzamentos recíprocos: – Quando os resultados são iguais, são.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Efeito materno e Herança extra-cromossômica. Ocorre quando: Em cruzamentos recíprocos: Em cruzamentos recíprocos: – Quando os resultados são iguais, são."— Transcrição da apresentação:

1 Efeito materno e Herança extra-cromossômica

2 Ocorre quando: Em cruzamentos recíprocos: Em cruzamentos recíprocos: – Quando os resultados são iguais, são controlados por genes nucleares – Quando são diferentes, podem estar sendo controlados por genes citoplasmáticos ou sendo influenciados pela mãe

3 Herança extra-cromossômica São devidos ao genes existentes no citoplasma (genes mitocondriais e dos plastos). O descendente de um cruzamento recebe essencialmente o citoplasma do óvulo; assim, os caracteres devido a genes citoplasmáticos se expressam no filho. O fenótipo do filho é igual ao da mãe. São devidos ao genes existentes no citoplasma (genes mitocondriais e dos plastos). O descendente de um cruzamento recebe essencialmente o citoplasma do óvulo; assim, os caracteres devido a genes citoplasmáticos se expressam no filho. O fenótipo do filho é igual ao da mãe.

4 Fenótipo dos ramos portando ovócitos do genitor Fenótipo dos ramos portando pólen do do genitor Fenótipo da prole Branco VerdeBranco VariegadoBranco VerdeBrancoVerde VariegadoVerde VariegadoBrancoVariegado, verde ou branco VariegadoVerdeVariegado, verde ou branco Variegado Variegado, verde ou branco Resultado dos cruzamentos entre flores originadas de diferentes partes de Mirabilis jalapa.

5 O uso de genes citoplasmático no melhoramento de plantas

6 A formação de híbridos duplos em milho

7 HERANÇA EXTRACROMOSSÔMICA Transferência da resistência a Triazinas entre Brassica campestris (resistente) para B. napus (susceptível) Transferência do citoplasma "T" de macho esterilidade em milho

8 Efeito materno É um caso especial de herança controlada por genes nucleares da mãe, mas que são responsáveis por certas condições do citoplasma do óvulo. A sua expressão se dá por no máximo duas gerações. É um caso especial de herança controlada por genes nucleares da mãe, mas que são responsáveis por certas condições do citoplasma do óvulo. A sua expressão se dá por no máximo duas gerações. –Ex. Limnnaea peregra –Proteína no grão da soja –Tamanho da ervilha

9 EFEITO MATERNO EM Limnnaea peregra

10 Efeito materno no teor de proteína do feijão


Carregar ppt "Efeito materno e Herança extra-cromossômica. Ocorre quando: Em cruzamentos recíprocos: Em cruzamentos recíprocos: – Quando os resultados são iguais, são."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google