A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Software utilitário por definição é um software para auxiliar ou agilizar tarefas relacionadas ao computador.software Normalmente estes softwares são.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Software utilitário por definição é um software para auxiliar ou agilizar tarefas relacionadas ao computador.software Normalmente estes softwares são."— Transcrição da apresentação:

1

2 Software utilitário por definição é um software para auxiliar ou agilizar tarefas relacionadas ao computador.software Normalmente estes softwares são utilizados para incluir uma função que não é nativa do sistema operacional utilizado, como antivírus, compactadores de arquivos, limpadores de registros, entre outros tipos de softwares. Alguns exemplos de softwares utilitários são Deep Freeze para manutenção do sistema, Ccleaner para limpeza de registros e PdfFactory para criação de arquivos PDF.Deep FreezeCcleanerPdfFactory Como nota-se nos exemplos nenhum desses recursos são nativos na maioria dos sistemas operacionais.

3 Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.programas de computadorvírus de computador Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito no mercado, a diferença entre eles está nos métodos de detecção, no preço e nas funcionalidades.produtospreçofuncionalidades

4 Quando Peter Norton, empresário de tecnologias de informação, apagou acidentalmente um arquivo, desenvolveu o Norton Utilities para restaurá-los. Ele criou a Symantec, em 1982, dando início a criação e comercialização de softwares de seguranças no mercado, e livros sobre o assunto. Ele foi um dos primeiros desenvolvedores de sistemas de segurança.Peter Nortonempresáriotecnologias de informaçãoarquivoNorton UtilitiesSymantec1982 A primeira contaminação por um vírus de computador, ocorreu em 1988, utilizando uma BBS como meio. Sendo assim, John McAfee, programador da Lockheed Air Corporation, empresa de aviação americana, desenvolveu o VirusScan, primeira vacina conhecida.1988BBSJohn McAfeeLockheed Air CorporationVirusScan

5 Um dos principais motivos que levam à criação de novos vírus é justamente fazer com eles se espalhem e fiquem nos atormentando por dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos ou até milénios. Seus criadores procuram incessantemente falhas em sistemas operacionais, servidores de internet ou aplicativos conhecidos e que estejam instalados na maioria dos computadores do mundo. Uma vez descoberta a brecha, o vírus é lançado. Se espalha com rapidez assustadora e em poucas horas provoca caos na internet e prejuízos astronômicos.internetprejuízos

6 Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.informáticaprogramavírus biológico A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um . A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives ou CDs.

7 A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.

8 Avast AVG McAfee Avira Etc

9

10

11

12

13 Basta você escolher o mais adequado a suas necessidades. E não esquecer de atualiza-lo.

14 Compactadores de arquivos são softwares especializados em gerar uma representação mais eficiente de vários arquivos dentro de um único arquivo de modo que ocupem menos espaço na mídia de armazenamento ou o tempo de transferência deles sobre uma rede seja reduzido.softwaresarquivosmídia de armazenamentorede Os compactadores foram muito utilizados no passado quando as mídias de armazenamento tinham preços elevados e era necessário economizar espaço para armazenamento. Atualmente o uso deles é mais voltado a transferência de arquivos pela Internet para reduzir a massa de dados a ser transferida pela rede.Internet Ex.: Winrar, Winzip,

15 WinZip é um dos mais populares programas de compactação utilizados pelos usuários da plataforma windows. Ele é um software proprietário desenvolvido pela WinZip Computing, Inc (desde 1990), com a finalidade de compactar arquivos para o formato zip (reduzindo o tamanho dos mesmos). Também faz a descompactação de vários outros formatos, além do zip.softwareWinZip Computing, Inccompactararquivoszip É possível criptografar os arquivos compactados pelo software, obrigando a utilização de uma senha para ler e descompactar arquivos. Da versão (12.1) em diante, pode- se usar criptografia de 128-bit e 256-bit AES.criptografarsenhaAES

16 WinRAR é um software compactador e descompactador de dados com licença shareware programado por Alexander Roshal. Pode comprimir descomprimir arquivos nos formatos RAR, ZIP e muitos outros. Pode também criar novos arquivos nos formatos RAR e ZIP.softwaresharewarearquivosZIP Existe ainda, para outros sistemas operacionais o software RAR, do mesmo autor e com funções idênticas.sistemas operacionaisRAR

17 Um limpador de registro é um tipo de utilitário projetado para sistemas operacionais da família Microsoft Windows, cujo propósito é remover itens redundantes ou desnecessários do registro do Windows. No entanto, a necessidade e utilidade de limpadores de registro é um tópico sujeito a controvérsias, disputado por peritos sobre seus benefícios. O debate é ainda mais coberto pelo fato de que softwares maliciosos e scareware são tipicamente associados a esse tipo de utilitário.utilitáriosistemas operacionaisfamília Microsoft Windowsregistro do Windowssoftwares maliciosos Ex.: CCleaner

18 Nosso computador possui uma série de arquivos que são registrados diariamente para armazenar informações de sistema, cookies de navegação, registros de programas instalados/desinstalados, dados de backup, históricos de mensageiros instantâneos etc. Portanto, é provável que uma hora o PC fique lento e demore a iniciar e/ou carregar seus softwares prediletos. É importante ressaltar que muitos dados desnecessários são guardados em nossa máquina e isso diminui muito o desempenho dela. Haveria alguma forma de apagar esses arquivos para que o computador voltasse a sua forma original?

19 Mas é claro que sim, e de maneira muito mais prática e simples do que você imagina. O CCleaner é um programa totalmente gratuito que otimiza o sistema e remove os arquivos não necessários do computador, tornando o Sistema Operacional muito mais rápido, e como conseqüência recuperando espaço no seu disco rígido. O nome do programa é uma abreviação de "Crap Cleaner", ou seja, limpador de porcarias.

20 DeepFreeze Everest DriverMax

21 O Deep Freeze, ao ser instalado, torna o computador imune de todo tipo de problema e vírus. Protege de alterações indevidas na configuração do computador, de softwares corrompidos e da destruição acidental do sistema. Mesmo com acesso total de diversos usuários às configurações do computador, o Deep Freeze assegura a restauração original do sistema.

22 O Everest Ultimate Edition é um programa completo de diagnóstico de seu computador. Ele exibe as características do hardware, oferece parâmetros para comparação, gera e exibe relatórios e apresenta alguns aspectos do que está ocorrendo em tempo real em seu computador (como processos em andamento).

23 Com o uso deste programa, você tem acesso às informações técnicas de seus softwares, placa-mãe, placas de vídeo, HD, memórias, monitor, etc. de forma muito mais completa e detalhada do que o sistema de informações do Windows. Adicionalmente, ele faz testes comparativos com as memórias, monitora a temperatura do computador (processador, placa-mãe, cooler) e cria relatórios contendo todas as informações da sua máquina.

24

25 Drivers são aplicativos que fazem a união entre software (parte virtual) e hardware (parte física) de um computador. O driver da placa de vídeo, por exemplo, coloca o componente em pleno funcionamento com os aplicativos que demandam potencial gráfico. DriverMax é desenvolvido para quem não quer perder tempo em busca dos drivers para os componentes do computador.

26

27 O que são arquivos PDF? Os arquivos Portable Document Format (PDF) são usados para representar e compartilhar documentos imprimíveis eletronicamente. Um arquivo PDF preserva o formato do documento original e contém todas as fontes, imagens e informações gráficas, layout e formatação originais. Um arquivo PDF pode ser visualizado e impresso sem perda de formato a partir de qualquer sistema operacional, incluindo Windows, MacOS e todas as variantes Unix, entre elas o Linux, usando o gratuito Adobe Acrobat Reader.Adobe Acrobat Reader O pdfFactory é a ferramenta padrão da Divertire Editora Ltda. para criação de arquivos PDF.

28 O que é o Software Utilitário? Cite exemplos. O que é um antivírus? O que é um compactador de arquivos? Fale dos limpadores de registros? Fale dos programas de manutenção de sistema?


Carregar ppt "Software utilitário por definição é um software para auxiliar ou agilizar tarefas relacionadas ao computador.software Normalmente estes softwares são."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google