A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NO PLANETA 95% de oceanos e mares. 95% de oceanos e mares. 2,5% de água doce. 68,9% (da quantidade geral de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NO PLANETA 95% de oceanos e mares. 95% de oceanos e mares. 2,5% de água doce. 68,9% (da quantidade geral de."— Transcrição da apresentação:

1

2 A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

3 DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NO PLANETA 95% de oceanos e mares. 95% de oceanos e mares. 2,5% de água doce. 68,9% (da quantidade geral de água doce) formam as calotas polares, geleiras e neves eternas que cobrem os cumes das montanhas. 29,9% restantes de água doce constituem as águas subterrâneas. 0,9% respondem pela umidade do solo e pela água dos pântanos.

4 Uma em cada cinco pessoas no mundo já não tem acesso a água potável. Uma em cada cinco pessoas no mundo já não tem acesso a água potável. DISPONIBILIDADE DE ÁGUA DOCE NO MUNDO Quase uma em cada três não dispõe de recurso de saneamento adequado. Quase uma em cada três não dispõe de recurso de saneamento adequado. Na natureza, podemos encontrar a água em três estados: sólido (gelo), gasoso (vapor) e líquido. Ainda classificando a água ela pode ser: doce, salobra e salgada Na natureza, podemos encontrar a água em três estados: sólido (gelo), gasoso (vapor) e líquido. Ainda classificando a água ela pode ser: doce, salobra e salgada.

5 Dados do International Water Management Institute (IWMI) mostram que, no ano de 2025, 1.8 bilhão de pessoas de diversos países deverão viver em absoluta falta de água, o que equivale a mais de 30% da população mundial. Dados do International Water Management Institute (IWMI) mostram que, no ano de 2025, 1.8 bilhão de pessoas de diversos países deverão viver em absoluta falta de água, o que equivale a mais de 30% da população mundial. Em países como Egito, África do Sul, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Haiti, Turquia, Paquistão, Iraque e Índia, os problemas com recursos hídricos já chegam a níveis críticos. Em países como Egito, África do Sul, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Haiti, Turquia, Paquistão, Iraque e Índia, os problemas com recursos hídricos já chegam a níveis críticos. 3 bilhões de habitantes que devem ser adicionados à população mundial no próximo meio século nascerão em países que já sofrem de escassez de água. 3 bilhões de habitantes que devem ser adicionados à população mundial no próximo meio século nascerão em países que já sofrem de escassez de água.

6 Água: uma das principais causas de conflito e guerra na África nos próximos 25 anos. Diante dessa constatação, cabe lembrar que a água limpa e acessível se constitui um elemento indispensável para a vida humana e que, para se tê-la no futuro, é preciso protegê-la para evitar o futuro caótico previsto para a humanidade. Os ecossistemas aquáticos tornam-se cada vez mais indispensáveis à vida, pois estão relacionados às mais variadas atividades humanas.

7 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população. Essa distribuição irregular deixa apenas 3% de água para o Nordeste. Essa é a causa do problema de escassez de água verificado em alguns pontos do país. 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população. Essa distribuição irregular deixa apenas 3% de água para o Nordeste. Essa é a causa do problema de escassez de água verificado em alguns pontos do país. O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica do planeta, ou seja, 13,8% do deflúvio médio no mundo. Além do crescimento populacional, a urbanização e a industrialização também ampliam a demanda pelo produto. Além do crescimento populacional, a urbanização e a industrialização também ampliam a demanda pelo produto.

8 AQÜÍFERO GUARANI O Aqüífero Guarani é talvez o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, estendendo-se desde a Bacia Sedimentar do Paraná (Brasil, Paraguai e Uruguai) até a Bacia do Chaco (Paraná e Argentina, principalmente). Está localizado no centro-leste da América do Sul, entre 12º e 35º de latitude sul e entre 47º e 65º de longitude oeste. O Aqüífero Guarani é talvez o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, estendendo-se desde a Bacia Sedimentar do Paraná (Brasil, Paraguai e Uruguai) até a Bacia do Chaco (Paraná e Argentina, principalmente). Está localizado no centro-leste da América do Sul, entre 12º e 35º de latitude sul e entre 47º e 65º de longitude oeste. Tem extensão total aproximada de 1,2 milhões de km², sendo 840 mil km² no Brasil, 225,500 mil km² na Argentina, 71,700 mil km² no Paraguai e 58,500 km² no Uruguai. As reservas permanentes de água são da ordem de km³ (ou 45 trilhões de metros cúbicos). Tem extensão total aproximada de 1,2 milhões de km², sendo 840 mil km² no Brasil, 225,500 mil km² na Argentina, 71,700 mil km² no Paraguai e 58,500 km² no Uruguai. As reservas permanentes de água são da ordem de km³ (ou 45 trilhões de metros cúbicos).

9

10 O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA Consertar os vazamentos Consertar os vazamentos Acumular o máximo de roupa e lavar de uma só vez Acumular o máximo de roupa e lavar de uma só vez Ensaboar a louça com a torneira fechada Ensaboar a louça com a torneira fechada Ser breve no banho Ser breve no banho

11 Use a água racionalmente, a fonte não pode secar! Instalar um coletor de água da chuva em casa Instalar um coletor de água da chuva em casa Escovar os dentes com a torneira fechada Escovar os dentes com a torneira fechada Lavar o carro com um balde Lavar o carro com um balde Não usar vassoura hidráulica... Não usar vassoura hidráulica...

12 O texto da resposta do chefe Seattle tem sido considerado, através dos tempos, um dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos a respeito da defesa do meio ambiente. Essa água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo. O murmúrio das águas é a voz de meus ancestrais.

13 Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede. Os rios carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e seus também. E, portanto, vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão.

14 A terra tem o suficiente para todas as nossas necessidades, mas somente o necessário... Mahatma Gandy


Carregar ppt "A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NO PLANETA 95% de oceanos e mares. 95% de oceanos e mares. 2,5% de água doce. 68,9% (da quantidade geral de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google