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Qual a diferença entre Emergência, Urgência e o Pronto Atendimento?

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Apresentação em tema: "Qual a diferença entre Emergência, Urgência e o Pronto Atendimento?"— Transcrição da apresentação:

1 Qual a diferença entre Emergência, Urgência e o Pronto Atendimento?
                     "Define-se por URGÊNCIA a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata".                                     "Define-se por EMERGÊNCIA a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato".                        Resolução CFM 1451/95

2 PRONTO ATENDIMENTO é o serviço médico que deve prestar o primeiro atendimento à maioria das ocorrências médicas, tendo caráter resolutivo para os casos de menor gravidade e encaminhando os casos mais graves ou para um Serviço de Urgência ou de Emergência, ou para internamento hospitalar para cirurgia eletiva, ou para o atendimento pelo médico especialista indicado para aquele paciente.

3 Parada cardiorespiratória e hemorragias são sempre emergências.
    Exemplos: Parada cardiorespiratória e hemorragias são sempre emergências. Fraturas, dependendo do comprometimento podem ser urgências. Entorses e luxações são geralmente urgências também.    Na rotina pré-hospitalar, encaramos todas as ocorrências como uma situação de "emergência", pois mais vale pecar por excesso do que por omissão.

4 Que especialistas uma instituição que trabalha com emergências médicas deve ter?
Plantonista(s) na(s) especialidade(s) anunciada(s). Quando o anúncio de Emergência for genérico, plantonistas nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Anestesiologia.

5 Decálogo do Emergencista
Entender que o diagnóstico e o tratamento devem andar juntos, pois vale mais uma manobra salvadora que um diagnóstico brilhante. Desconfiar dos chamados sinais patognomônicos - eles são tão-somente uma ilusão clínica. Evitar conclusões intuitivas e precipitadas, atendo-se ao que recomenda à experiência consagrada. Evitar uma consciência exclusivamente especializada, voltado-se à parte mas sem esquecer o todo. Ter coragem para assumir a dimensão de sua responsabilidade sem aceitar a intromissão ou a coação.

6 Ter coragem para fazer, para não fazer e para dizer que não sabe a alguém mais experimentado.
Agir com modéstia e sem vaidade, pois a humildade é a mãe de todas as virtudes. Falar pouco e em tom sério, evitando pronunciamentos açodados em declarações ruidosas ante o infortúnio. Ser competente para ser respeitado, aumentando cada dia o saber saber continuado. Ser honesto para ser justo, afastando a falsa impressão que os valores materiais parecem favorecer. Genival Veloso de França

7 Dificuldades comuns no atendimento de urgência
Excesso de ruídos Falta de privacidade Dificuldade em conseguir informações Necessidade de atendimentos rápidos “..., sempre é possível dar atenção e consideração à pessoa que nos procura, fato que por si só serve para diminuir seu sofrimento.” Roberto Marini Ladeira


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