A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. 2 OBJETIVOS – Os principais objetivos do estudo foram: Levantar dados sobre o perfil do professor Entender o que eles pensam da educação atual no Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. 2 OBJETIVOS – Os principais objetivos do estudo foram: Levantar dados sobre o perfil do professor Entender o que eles pensam da educação atual no Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 1

2 2 OBJETIVOS – Os principais objetivos do estudo foram: Levantar dados sobre o perfil do professor Entender o que eles pensam da educação atual no Brasil Verificar seu nível de satisfação com a profissão Avaliar a revista Nova Escola

3 3 METODOLOGIA E AMOSTRA Região%Nº de Entrevistas Sudeste50250 Nordeste21105 Norte1150 Centro-Oeste1050 Sul840 Total Amostra – 500 professores da rede pública municipal, estadual e federal Idade – 25 a 55 anos Técnica de pesquisa – entrevistas individuais, com questionário estruturado, realizadas entre 20 de junho a 19 de julho de 2007 DISTRIBUIÇÃO DA AMOSTRA

4 4 77% são mulheres Idade média de 40 anos 82% classe A/B 53% declaram-se católicos 27% com pais que completaram até 3ª série Fundamental ou analfabetos 12% realizam outro trabalho remunerado Sobre o perfil do professor Quem são?

5 5 53% dizem no amor à profissão sua principal motivação para dar aula 63% dizem trabalhar no que gostam 83% avaliam a profissão de professor como muito importante Sobre a profissão de professor Sobre o papel que desempenham 52% acham que o professor é muito responsável pelo papel que a escola ocupa na sociedade 14% acreditam preparar o aluno para o futuro 47% acham que o professor também faz o papel que deveria ser da família 32% sentem que o que fazem não é valorizado pela sociedade 21% estão satisfeitos com a profissão (número muito baixo – em pesquisas similares o índice oscila entre 40% e 60%) 47% não estão contentes com o salário 54% estão insatisfeitos com os benefícios

6 6 -63% relatam viver em nível significativo de estresse -48% sentem falta de mais segurança contra a violência Sobre a sua qualidade de vida 40% apresentam diversas doenças/mal-estar de forma regular As queixas mais frequentes são: Dores musculares (40%) Impaciência (37%) Vontade de ficar em casa/não fazer nada (32%) OBS: A Síndrome de Burnout atinge 25% dos professores, de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Existe a percepção de que a profissão exige física e psicologicamente dos professores às vezes o professor está num esgotamento tão grande que ele não consegue dar aula e então ele não vai ou está de licença médica por problemas nas costas ou depressão e vai ficar de licença...

7 7 Sobre sua formação e atuação em sala de aula 64% avaliam a formação inicial que tiveram como excelente ou muito boa 49% acham que o ensino superior os preparou pouco para a realidade da sala de aula 80% já participaram de algum curso de formação continuada 90% estão satisfeitos com a própria didática 70% estudaram em escola pública até ingressar na faculdade 40% fizeram graduação em escola pública 46% fizeram pós-graduação

8 8 Sobre sua atuação em sala de aula 64% avaliam a formação inicial que tiveram como excelente ou muito boa 49% acham que o ensino superior os preparou pouco para a realidade da sala de aula 80% já participaram de algum curso de formação continuada 90% estão satisfeitos com a própria didática

9 9 23% acham a educação no Brasil ruim ou péssima 27% vê um cenário ruim para a educação daqui a dez anos A educação no BrasilAgentes responsáveis pela educação 26% Professor 20% Família 18% Alunos 14% Escola 12% Governo 77% Ausência dos pais no processo de aprendizagem do aluno 73% Desmotivação dos alunos 69% Falta de atenção e indisciplina dos alunos Principais problemas na sala de aula

10 10 Como é o dia a dia do professor... Isto significa que cada professor pode dispensar, em média para cada aluno, 13 minutos por semana ou 3 minutos por dia incluindo atenção em sala de aula, correção de provas e trabalhos, etc. Em média, o professor gasta 59 horas por semana em atividades relacionadas ao trabalho Deste total, praticamente 50% correspondem a horas em sala de aula Aulas ou outras atividades concentram-se de 2af a 6af. Apenas 16% têm aula ou outra atividade aos sábados Diariamente, cerca de 3 horas são gastas para ir de casa à escola ou em deslocamento entre escolas onde lecionam Em média, o professor tem um total de 266 alunos

11 Segmenta ç ão Atitudinal - Clusters

12 12 Frustrado Carga horária afeta desempenho Entrei por acaso Sobrecarregado Alto Baixo AMOR PELA PROFISSÃO PROBLEMAS NA PROFISSÃO Sou apaixonado Alto Tenho orgulho de ser professor Profissional Apaixonado Frustrado com ausência de pais Acomodado

13 13 1- Apaixonado 2 – Sobrecarregado 3 – Acomodado 4 – Frustrado 5 – Profissional Resumo demográfico dos perfis Sudeste Fundamental 2 EM Dá aula entre 6 e 10 anos Matemática Masculino Estadual Ensino médio Matéria: física/matemática Nordeste Fundamental 1 49% entre Matéria: Polivalente 27% com pais analfabetos Pré-escola Fundamental 1 Matéria: Polivalente Sul Fundamental 2 36% entre Artes, Educ Física

14 14 1- Apaixonado 2 – Sobrecarregado 3 – Acomodado 4 – Frustrado 5 – Profissional Relembrando o tipo de ensino por perfil % E. Infantil 11 Fundamental 1 30 Fundamental 2 40 Médio 26 % Pré-escola 8 Fundamental 1 27 Fundamental 2 46 Médio 23 % Pré-escola 10 Fundamental 1 26 Fundamental 2 48 Médio 29 % Pré-escola 10 Fundamental 1 17 Fundamental 2 39 Médio 37 % Pré-escola 7 Fundamental 1 36 Fundamental 2 38 Médio 25 % Pré-escola 18 Fundamental 1 43 Fundamental 2 30 Médio 16 TOTAL

15 15 20% Concordam: Ensinar é pura vocação Me sinto realizado(a) quando vejo um ex-aluno seguir minha carreira Ensinar é um ato de amor Discordam: Me sinto sozinho(a) Entrei por acaso nesta profissão Preciso de terapia Apaixonado Avaliam bem a qualidade da sua formação inicial Acreditam que os cursos de formação continuada ajudam a preparar para a realidade de sala de aula Avaliam melhor a educação no Brasil hoje e daqui a 10 anos Se sentem responsáveis pelo papel da escola na sociedade atualmente Satisfeitos com a profissão Principais motivações para dar aula: amor à profissão/ desejo de mudança Avaliam bem a própria aula Não utilizam material de mídia na sala de aula Maior percentual de alunos que desejam ter uma carreira de sucesso Boa qualidade de vida, são felizes e menos estressados Gostam de saber novidades sobre automóveis e alimentos Sul Fundamental 2 36% entre Artes, Educ Física

16 16 20% Concordam: Preciso de terapia Me sinto sozinho(a) Sou constantemente agredido(a) pelos meus alunos Sou exposto à violência na sala de aula diariamente MEC e direção da escola interferem negativamente na qualidade do ensino Sobrecarregado Discordam: O melhor da minha profissão é a estabilidade Eu me sinto preparado(a) para enfrentar a realidade da sala de aula Sudeste Fundamental 2 EM Dá aula entre 6 e 10 anos Gastam maior tempo se deslocando entre escolas 25% dão aula de manhã/tarde/noite 40% dão aula à noite Grupo com maior % de pais com ginásio incompleto (pai 43% / mãe 39%) Principais motivações para dar aula: contribuir para um mundo melhor Principais problemas na sala de aula: violência/ presença de jovens envolvidos em comércio de drogas Maior percentual de alunos: com problemas de aprendizado, envolvidos com drogas Desnutridos, que sofrem agressão física e preconceito Deficientes, agressivos Maior carga horária que o restante, mais expostos à violência Insatisfeitos com: nível de aprendizado dos alunos capacidade intelectual dos alunos interesse dos alunos relação com os pais de alunos participação/interesse dos pais

17 17 19% Acomodado Concordam: Dou aula por causa da flexibilidade de horário, posso trabalhar meio período Entrei por acaso nesta profissão O melhor da minha profissão é a estabilidade Discordam: Ensinar é pura vocação Sempre quis ser professor(a) Masculino Rede Estadual EM Matéria: física/matemática Realizam outro trabalho remunerado Principais motivações para dar aula:- estabilidade - salário/benefícios Não utilizam informação de mídia em sala de aula Para 50% aluno interfere negativamente no aprendizado Entrou na profissão por acaso, para ter uma fonte de renda

18 18 20% Frustrado Concordam: Basta uma criança ou jovem envolvida com comércio de drogas ou outros delitos na sala para atrapalhar o aprendizado da classe Fico frustrado(a) sempre que os pais não mostram interesse pelo aprendizado do seu filho Enquanto professor(a) tenho que assumir problemas que não são meus Comunidade e família do aluno interferem negativamente na qualidade do ensino Discordam: Sou cobrado(a) por minha direção, pelo bom rendimento dos meus alunos Quero ser diretor(a) ou coordenador(a) Minha direção impõe metas e objetivos de conteúdo e rendimento para minha classe Nordeste Matéria: Polivalente 27% com pais analfabetos/ até 3ª série Fundamental 57% acham que a família interfere negativamente no aprendizado do aluno Maior número de pós graduados Principais problemas na sala de aula: falta de participação dos pais Maior percentual de alunos: sofrem preconceito Não consegue ser professor e ao mesmo tempo a família do aluno Insatisfeitos com: nível de aprendizado dos alunos, capacidade intelectual dos alunos interesse dos alunos, relação com os pais de alunos, participação/interesse dos pais apoio da coordenação, relacionamento com os superiores, recursos didáticos

19 19 21% Profissional Pré-escola Fundamental 1 Matéria: Polivalente Concordam: Meus alunos aprendem de fato Eu ensino o que o aluno realmente precisa aprender Discordam: Basta uma criança ou jovem envolvida com comércio de drogas ou outros delitos na sala para atrapalhar o aprendizado da classe Sou exposto à violência na sala de aula diariamente Grupo que formação inicial melhor preparou para a realidade da sala de aula (59% Top 2) Insatisfeitos com: apoio da coordenação da escola liberdade de exercer atividade em sala de aula relacionamento com superiores Privilegia o lado racional da profissão vs. afetivo

20 20


Carregar ppt "1. 2 OBJETIVOS – Os principais objetivos do estudo foram: Levantar dados sobre o perfil do professor Entender o que eles pensam da educação atual no Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google