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CONSELHO DE CLASSE.

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Apresentação em tema: "CONSELHO DE CLASSE."— Transcrição da apresentação:

1 CONSELHO DE CLASSE

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3 Imagem do site: tradicaoemfococomroma
Aspectos Legais: Deliberação CEE 11/1996; Indicação CEE 12/1996; Deliberação CEE 18/86; Deliberação CEE 95/2010; e, Regimento Comum das Etec’s.

4 A- Estabelecem princípios que direcionam decisões:
1- Transparência (registro, divulgação de resultados, etc); 2- Reconhecimento e respeito às diferenças (diversificação das avaliações, inexistência de atitudes discriminatórias);

5 B- Definem competências:
1- avaliar o aluno nos Conselhos de Classe – decidir pela retenção ou promoção do aluno; e, 2- definem que as formas por meio das quais foi trabalhado o processo ensino/aprendizagem, incluindo a recuperação e avaliação, são subsídios para as decisões de classificar o aluno: retenção, promoção ou promoção com progressão parcial.

6 C- Definem direitos: 1- Direito ao pedido de reconsideração e ao recurso; 2- Direito à recuperação implícita (Deliberação CEE 18/86); e, 3- Ter seu desempenho avaliado com foco no desempenho global

7 Sub-seção II Dos Conselhos de Classe
Artigo 29 - O Conselho de Classe é o órgão colegiado que terá por finalidade: I - analisar o desempenho dos alunos da classe, individual ou coletivamente; II - propor medidas de natureza didático-pedagógica e disciplinar; III - decidir sobre a retenção ou aprovação de alunos da classe; e IV – opinar sobre transferências compulsórias de alunos.

8 Poderão ser convidados ou convocados representantes discentes para participar das reuniões de Conselho de Classe. Imagem do site: educador.brasilescola.com

9 Se não é bem conduzido, o Conselho acaba se atendo somente a questões dos alunos e suas notas e comportamentos, sem avaliar a própria prática educativa da escola. Imagem do site: educador.brasilescola.com

10 Imagem do site: brasilescola.com
Ao invés de discutir o aluno de modo integral, os professores acabam acentuando apenas seus pontos negativos.

11 Possibilidades de Decisão do Conselho de Classe
Frequência Rendimento Possibilidades de Decisão do Conselho de Classe Fund. Legal - Regimento ≥ 75% Aprovado em todos os componentes Promovido Art. 75 < 75% Decide p/ Promoção Art. 52 Retido em até 3 componentes Promoção com P.P. Ou Retenção Art. 77 Retido em mais de 3 componentes Retido 1 Art. 79, I Retido em qualquer número de componentes Retido 2 Art. 78 Obs. 1 Após processo de Reclassificação, se permanecer retido em até 3 componentes, poderá ser promovido c/ P.P., conf. Art. 77; caso contrário, a retenção estará mantida. Obs. 2 Após processo de reclassificação, se retido em 1 ou mais componentes, estará retido na série/módulo; se aprovado em todos os componentes, o C.C. promove, nos termos do art. 52.

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13 MENÇÃO SEMESTRAL JULHO/2011
Planilha de Registro de Avaliação 2º sem Turma: 3º Y ETEC Vila da Alegria Professor: _________________ Componente: Física Alunos 1- Clareza de idéias e objetividade 2- Argumentação 3- Domínio de contéudo 4- Interpretação de Textos 5- Raciocínio lógico 6- Relacionamento de Conceitos/Associação de ideias 8- Análise de gráficos/tabelas/mapas 9- Atendimento as normas gramaticais 10- Interlocução Interatividade 12- Postura ética e cidadã 14- Propostas de Intervenção 15- Interesse e participação 16- Atendimento as regras MENÇÃO PARCIAL MAIO/2011 MENÇÃO SEMESTRAL JULHO/2011 MENÇÃO PARCIAL OUT/2011 MENÇÃO FINAL DEZ/2011 1 VCE S 2 SSS s 3 QSA 4 ERS 42 Maria da Silva N/S/N N/S/N/N N/N/N/N/N/S N/N/N/S/S N/N/SS N I R B

14 Eu, Y , portadora do RG XX. XXX
Eu, Y , portadora do RG XX.XXX.XXX-XX, matriculada regularmente na terceira série Y do Ensino Médio, período da manhã na Etec Z no Município de W , venho através deste manifestar minha insatisfação sobre o resultado da Avaliação de Desempenho Peço reconsideração da decisão referente as disciplinas de História, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês. Apresento minhas justificativa referentes a insatisfação com o resultado da Avaliação de Desempenho. Fui uma aluna frequente as aulas, sempre desenvolvendo as atividades propostas, apresentando uma conduta respeitosa perante os professores, funcionários e colegas de classe, portanto merecedora da presente solicitação. Ao longo do ano letivo, tive rendimento satisfatório em diversas disciplinas, ficando com a expectativa de que seria aprovada, inclusive com os preparativos para a formatura. Fiquei surpresa com o resultado de seis notas I. Participei do ENEM, e tive notas suficientes em todas as áreas do conhecimento para certificação de conclusão do Ensino Médio. Porém como estou matriculada no terceiro ano do ensino médio, não poderei aproveitar a nota obtida.

15 Linguagem Códigos e suas Tecnologias 449,7
Matemática e suas Tecnologias ,4 Ciências Humanas e suas Tecnologias ,3 Ciências da Natureza e suas Tecnologias ,8 Redação ,0

16 O Exame Nacional do Ensino Médio, além de indicador de educação, é instrumento de certificação de conclusão do Ensino Médio , ainda utilizado como acesso a Instituições de Nível Superior renomados como a UFSCAR, UNIFESP, UNIFAL e utilizado também como critério de seleção para bolsas do PROUNI, tratando-se de um exame transparente e de métodos de avaliação aceitos nacionalmente. Com o resultado do conselho, não poderei participar do PROUNI e do SISU, mesmo tirando notas suficientes para a certificação do Ensino Médio. Desta forma, solicito a reconsideração da decisão tomada pelo conselho em me considerar retida.

17 ____________________ Epaminondas do Amaral
O Diretor da Etec Vila da Alegria, de Esperança, com base no Inciso VIII, do Artigo 95: Deliberação CEE nº 11/96 – “Dispõe sobre pedidos de reconsideração e recursos referentes aos resultados finais de avaliação de alunos do sistema de ensino de 1º e 2º Graus do Estado de São Paulo, regular e supletivo, público e particular” e Indicação CEE 12/96, aprovada em 11/12/96, CONVOCA os professores que fazem parte do Conselho de Classe da séria 3º Y, do curso do Ensino Médio, período da manhã, para comparecerem nesta Unidade Escolar, dia 27/12/2011, às 8h, com a finalidade de analisar e se manifestar sobre a revisão da Avaliação do Desempenho, pedido de Reconsideração da aluna Maria da Silva, RG XX.XXX.XXX-XX. Esperança, 26 de agosto de 2011  ____________________ Epaminondas do Amaral RG: Diretor de Escola  Docentes ____________________ _____________________ LPL A Mat - F ____________________ _____________________ EF B Fis - G ____________________ _______________________ Hist C Quim - H ___________________ _______________________ Geo e IA- D Bio - I ___________________ ______________________ Ingl E Soc e Fil – J

18 Aos vinte e nove dias do mês de dezembro de dois mil e onze, às 8h, reuniram-se na sala A1 os Professores do Conselho de Classe da série 3ª Y, A,C,D.E,F,G,I e J sob a Presidência de Norma Vilela, Diretora de Serviços Administrativo, representante do Diretor da Unidade Escolar, para analisar o pedido de Reconsideração da aluna Maria da Silva, RG XX.XXX.XXX-X, após a realização das avaliações, nos termos, condições e conteúdos ministrados no ano letivo, pertinentes as disciplinas em que a aluna não obteve rendimento satisfatório, ou seja, História, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês, em face dos resultados insatisfatórios apresentados em todas as avaliações dos dia 28/12/11, fica mantida a RETENÇÃO da aluna na presente série. Nada mais havendo, fica encerrada a presente Ata, que foi lavrada, secretariada e assinada, por mim Suzan Petine, Responsável pela Secretaria Acadêmica. Esperança, 29 de dezembro de 2011.

19 A Etec é bem conceituada e valorizada pela comunidade, obtendo sempre boa classificação no ENEM. A própria aluna obteve boa pontuação no mesmo, com aprovação em todas as áreas do conhecimento, o que é um indicador do bom trabalho que a escola faz. A interessada não obteve um bom desempenho em Redação, mas foi promovida em Língua Portuguesa pela Etec. Mas não há como negar a ausência de um maior controle sobre a vida escolar da aluna, sobre o processo de acompanhamento dos registros escolares, sobre a ausência de atuação da Etec em relação aos docentes que não registram e ou não entregam os resultados de avaliação à secretaria da Etec, deixando de cumprir atribuições que são suas.

20 Os documentos constantes do expediente e enviados pela Etec é que nos permitiram a avaliação acima, pois muitas vezes registram dados contraditórios, além da ausência de algumas menções nos bimestres. Além disso, a ausência de datas, assinaturas e identificação dos participantes quando da ocorrência de eventos diversos, a ausência da avaliação do desempenho da aluna nos Conselhos de Classe, a apresentação de Fichas de Avaliação Periódica, sem indicação de problemas/dificuldades apresentados pela aluna e/ou indicação de providências a serem tomadas pela escola ajudaram a direcionar o parecer dessa Supervisão. Acresce-se ainda a decisão do Conselho de Classe que, na oportunidade de nova análise do desempenho global da aluna, promovida pela entrada do pedido de reconsideração, decidiu-se pela aplicação de 6 (seis) provas à aluna em um único dia, pressupõe-se que na crença de que este instrumento pudesse substituir a avaliação feita pelo Conselho de Classe, com base em um ano de trabalho realizado.

21 Acrescentamos também – o que foi pesado na decisão - os resultados do ENEM que indicam a obtenção de um resultado satisfatório pela aluna, nas 4 (quatro) áreas do conhecimento avaliado (Anexo 13 do Expediente 001/2011). Embora nenhum ENEM substitua o trabalho feito pelas escolas, durante 3 (três) anos com os alunos, foi mais um elemento adicionado ao processo equivocado que foi utilizado na condução do caso em pauta. O Sr. Diretor deverá acompanhar – já que é responsabilidade principalmente sua – todo processo de registros escolares, avaliação de alunos, Conselho de Classe e tornar-se conhecedor do que ocorre no processo central e mais sério que acontece na escola – o pedagógico. A forma como são – ou não são – lavrados os registros e a ausência de menções ou preenchimento inadequado – ou não preenchimento – de documentos relativos à aprendizagem e desenvolvimento do aluno podem comprometer seriamente a vida escolar do aluno e o trabalho da escola, envolvendo seus responsáveis. Em que pesem as menções obtidas pela aluna e a decisão do Conselho de Classe, em retê-la na 3ª série do Ensino Médio, em face dos fatos apontados, ainda somos pela promoção da aluna Maria da Silva, considerando-a concluinte do Ensino Médio.

22 Alguns exemplos de erros:
Tudo “MB”, ou “B”, ou “R”, ou “I”; Falta de registro das avaliações; Falta de diversificação das avaliações; Excesso de falta do docente; Aluno sem conceito; Diagnóstico incompatível; Aprovado no 3º com PP no 1º (Recuperação Implícita) Aluno “MB” com 74% de frequência; Troca de conceito no Conselho com o aluno sabendo;

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24 Muito Obrigado! Fabrício Felippe de Lima Coordenador de Área Responsável pelo Núcleo de Gestão Pedagógica e Acadêmica. Apresentação para a Reunião Pedagógica (26/05/12) da Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa” (056)- Piracicaba/SP.


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