A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012

2 Progressão Parcial Este recurso permite o prosseguimento de estudos para alunos que não obtiveram rendimento escolar em todos os componentes curriculares, mas possuem a frequência exigida para o módulo/semestre letivo. Trata-se de deslocar o foco dos conteúdos para a aprendizagem do aluno. Por isso mesmo, o aluno poderá cursar novamente o componente curricular em que não obteve rendimento escolar suficiente ou ser submetido a um plano de estudos para sanar suas dificuldades, conforme Parecer CNE/CEB nº 24/03.

3 Salientamos que esse recurso pedagógico não poderá ser aplicado no último módulo/período letivo do curso, e nesse caso o aluno reprovado deverá se matricular no módulo/período letivo novamente, e poderá realizar o Aproveitamento de Estudos para os componentes curriculares em que o aluno foi aprovado. Para fins de conclusão de curso, a escola poderá submeter o aluno à frequência no componente curricular em que foi reprovado ou a um plano de estudos.

4 Critérios O aluno somente poderá ser submetido ao recurso de progressão parcial se possuir a frequência exigida no módulo/semestre letivo e for reprovado em até 03 componentes curriculares, conforme disposto no Regimento Escolar.

5 Como legitimar esse procedimento?
Se a escola optar pela aplicação da Progressão Parcial deverá prevê-la em sua proposta pedagógica. (Regimento Escolar Unificado Cap.3.  Caso o aluno seja reprovado em algum componente curricular da progressão parcial, o mesmo estará reprovado no módulo, sendo facultado ao mesmo o aproveitamento de estudos, tendo em vista o quadro curricular VIGENTE.

6 Aproveitamento de Estudos
Aproveitamento de estudos é o recurso pedagógico que a escola poderá aplicar quando o aluno demonstra domínio de competências em componentes curriculares já cursados, sempre com a finalidade de dispensá-lo de estudos, inclusive as disciplinas que já cursou anteriormente em outra escola/turma/curso com aproveitamento.

7 Caso o aluno seja submetido a aproveitamento de estudos na modalidade de Aprendizagem Industrial, o mesmo não poderá ser encaminhado para fins de contrato de aprendizagem, pois o contrato pressupõe frequência à escola, que é considerada jornada de trabalho. Caso o aluno opte pelo contrato de aprendizagem, o mesmo deverá cursar todo o curso

8 O aproveitamento de estudos tem como objetivo garantir ao aluno a possibilidade de conclusão de curso, sem prejuízo curricular, desde que atendido o prazo de 05 anos para conclusão do curso, conforme previsto no Regimento Escolar. Nesse caso, a escola deverá realizar o Ajustamento pedagógico para que o aluno seja certificado.

9 Prever na proposta pedagógica a aplicação desse recurso;
Compete a escola: Prever na proposta pedagógica a aplicação desse recurso; Submeter a decisão de aproveitamento de estudos ao Conselho de Classe; Confrontar o quadro curricular vigente à época de estudos do aluno ao plano de curso vigente na escola; Aplicar a avaliação, quando necessário; Registrar a decisão em Ata de Exames Especiais;

10 Tempo Limítrofe Os alunos matriculados na Habilitação Técnica de Nível Médio em anos anteriores a 2007 se enquadram na obrigatoriedade de conclusão do curso no prazo máximo de 5 anos, devendo se submeter a um novo PSU – Processo Seletivo Unificado. O aluno deverá cursar os componentes curriculares que ficaram pendentes após analise de aproveitamento de estudos, na modalidade presencial.

11 Gerência de Educação Profissional
GEP Gerência de Educação Profissional


Carregar ppt "SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google