A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa com lideranças dos Programas Estaduais de Qualidade, Produtividade e Competitividade Apoio: Fórum dos Programas Estaduais e Setoriais de Qualidade,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa com lideranças dos Programas Estaduais de Qualidade, Produtividade e Competitividade Apoio: Fórum dos Programas Estaduais e Setoriais de Qualidade,"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa com lideranças dos Programas Estaduais de Qualidade, Produtividade e Competitividade Apoio: Fórum dos Programas Estaduais e Setoriais de Qualidade, Produtividade e Competitividade Fevereiro/Março de 2006

2 2 Sumário 1.Descrição do projeto 2.Objetivo 3.Metodologia 4.Público-alvo 5.Justificativa do questionário 6.Questionário – premissas + questões 7.Resultado da pesquisa 7.1 Tabulação da pesquisa 7.2 Análise por premissa 8. Recomendações

3 3 1.Descrição do projeto 2.Objetivo 3.Metodologia 4.Público-alvo 5.Justificativa do questionário 6.Questionário – premissas + questões 7.Resultado da pesquisa 7.1 Tabulação da pesquisa 7.2 Análise por premissa 8. Recomendações

4 4 1. Descrição do projeto Realização de pesquisa para diagnosticar a situação atual dos Programas Estaduais de Qualidade, Produtividade e Competitividade, a partir do mapeamento das iniciativas regionais em relação as suas características, estágio, pontos fortes e fracos, histórico de cada movimento, governança, sustentabilidade, estratégias, operação, entre outros. Após a realização da pesquisa, os seus resultados serão utilizados para a formatação de um Termo de Referência para a implementação de um programa estadual e de um Curso de Capacitação

5 5 1.Descrição do projeto 2.Objetivo 3.Metodologia 4.Público-alvo 5.Justificativa do questionário 6.Questionário – premissas + questões 7.Resultado da pesquisa 7.1 Tabulação da pesquisa 7.2 Análise por premissa 8. Recomendações

6 6 2. Objetivos da pesquisa Conhecer o quanto as iniciativas regionais atendem aqueles elementos considerados centrais para o sucesso das mesmas. Explorar os elementos novos, ainda não mapeados ou abordados, pela atual dinâmica do movimento em todo o Brasil. Identificar - a partir do conhecimento aprofundado das ações regionais - aquelas oportunidades que poderão dinamizar e alavancar os programas e movimentos estaduais de qualidade, produtividade e competitividade em todo o Brasil.

7 7 1.Descrição do projeto 2.Objetivo 3.Metodologia 4.Público-alvo 5.Justificativa do questionário 6.Questionário – premissas + questões 7.Resultado da pesquisa 7.1 Tabulação da pesquisa 7.2 Análise por premissa 8. Recomendações

8 8 3. Metodologia Aplicação de questionário quantitativo com 47 perguntas versando diversos temas relacionados ao planejamento e à operação de um programa estadual.

9 9 1.Descrição do projeto 2.Objetivo 3.Metodologia 4.Público-alvo 5.Justificativa do questionário 6.Questionário – premissas + questões 7.Resultado da pesquisa 7.1 Tabulação da pesquisa 7.2 Análise por premissa 8. Recomendações

10 10 4. Público-alvo Programas Estaduais da BA, RJ, PE, MG, RS, PR, AM, SP e PB, já constituídos e com diferentes graus de maturidade. Programas Estaduais do AC, AP, AL, CE, DF, ES, GO, MA, MS, MT, RN, RO, PA, SE, SC e TO (em fase mais inicial).

11 11 1.Descrição do projeto 2.Objetivo 3.Metodologia 4.Público-alvo 5.Justificativa do questionário 6.Questionário – premissas + questões 7.Resultado da pesquisa 7.1 Tabulação da pesquisa 7.2 Análise por premissa 8. Recomendações

12 12 5. Justificativa do questionário O questionário considerou os seguintes itens: –Diferentes estágios de implementação dos PEQPC; –Fatores críticos de sucesso de movimentos sociais; –Diretrizes do MBC, SEBRAE e Fórum dos PEQPC; –Requisitos de sistema, processo e gestão; –A experiência dos PEQPC já existentes. A perspectiva do questionário é de: –Identificar o estágio de cada Estado no movimento Nacional; –Subsidiar um plano de ação sistêmico a partir do diagnóstico.

13 13 1.Descrição do projeto 2.Objetivo 3.Metodologia 4.Público-alvo 5.Justificativa do questionário 6.Questionário – premissas + questões 7.Resultado da pesquisa 7.1 Tabulação da pesquisa 7.2 Análise por premissa 8. Recomendações

14 14 6. Questionário – Premissas Premissa Estrutura e Governança Levantamento da existência e conformação das estruturas organizacionais dos programas, notadamente a presença de conselhos, cargos e funções. Verifica também a representação da Sociedade Civil Organizada, o modelo de Governança adotado e se estabelece parcerias com ONGs. Premissa Processos e produtos Verificação da existência de processos mapeados, indicadores de performance, certificações das Normas ISO e oferta de produtos estruturados (cursos e treinamentos) ao mercado e à sociedade, entre outros. Premissa Auto-sustentação Identificação da presença de planos de viabilidade econômica, formas de sustento, doações, tipos de associação, orçamento para gerenciamento de receita e despesa, política de patrocínio, entre outros.

15 15 6. Questionário – Premissas Premissa Gestão interna e Comunicação Verificação do grau de profissionalização do gerenciamento interno do programa, especialmente relacionados à gestão de risco e auditoria e identificação das ações de comunicação e sensibilização promovidas. Premissa Resultados Levantamento da forma de verificação e acompanhamento dos principais resultados do programa.

16 16 6. Questionário 1. O PEQPC (Programa Estadual da Qualidade, Produtividade e Competitividade) tem missão e visão definidos? 2. O PEQPC tem objetivos e metas definidos? 3. O Programa possui um organograma definido? 4. O PEQPC possui um Estatuto? 5. O PEQPC dispõe de programas de capacitação para a formação de facilitadores da Qualidade e Competitividade e disseminação da Cultura da Qualidade e Competitividade? 6. O PEQPC definiu os Fatores Críticos de Sucesso? 7. O PEQPC dispõe de um Termo de Referência (Regimento Interno) com as diretrizes operacionais? 8. O PEQPC dispõe e aplica um Código de Ética/Conduta para nortear as suas ações e decisões? 9. O PEQPC dispõe de sede administrativa própria? 10. O PEQPC mantém e utiliza-se de parcerias com entidades de ensino para o fomento e disseminação da cultura da qualidade e competitividade?

17 17 6. Questionário 11. O PEQPC mantém e utiliza-se de parcerias com Entidades de Classe para a mobilização das organizações-alvo? 12. O PEQPC está estruturado em Comitês (ou equivalentes) no Estado, descentralizando a gestão e a operacionalização das estratégias, processos e produtos? 13. Há quantos anos o PEQPC atua de forma ininterrupta? 14. Na estrutura de Governança do PEQPC há a participação de representantes da iniciativa privada, administração pública e sociedade civil organizada? 15. O PEQPC dispõe de material promocional e de divulgação em meio impresso? 16. O PEQPC tem um plano de comunicação e relacionamento institucional? 17. O PEQPC dispõe, ou compartilha com outra organização, de um Portal website? 18. O PEQPC dispõe e aplica um sistema de sensibilização e adesão de organizações?

18 18 6. Questionário 19. O PEQPC dispõe de um sistema de reconhecimento/ premiação da qualidade da gestão? 20. O PEQPC utiliza os critérios de avaliação da qualidade da gestão da Rede Nacional de Prêmios (FNQ)? 21. O PEQPC utiliza os critérios de avaliação do Prêmio da Competitividade para Micro e Pequena Empresa (MBC/ SEBRAE)? 22. O PEQPC tem seus processos mapeados e gerenciados por meio de indicadores de desempenho? 23. O PEQPC tem seus processo(s) certificado(s) pela norma ISO9001? 24. O PEQPC dispõe de agenda anual dos eventos e cursos que promove? 25. O PEQPC dispõe de sistemática para a formação de facilitadores da qualidade e competitividade? 26. Marque quais são produtos o PEQP dispõe até o momento (múltipla escolha): 27. Marque que produtos o PEQPC pretende disponibilizar nos próximos 03 anos:

19 19 6. Questionário 28. O PEQPC dispõe de um plano de viabilidade econômica? 29. O Programa conta com patrocinadores/apoiadores? 30. Defina a origem de recursos econômicos que garantem a sustentabilidade do PEQPC (múltipla escolha). 31. O orçamento anual do PEQPC é: 32. O Programa possui uma sistemática de comunicação com as empresas que aderiram? Em caso positivo, quais os principais meios de comunicação utilizados? 33. O Programa possui uma sistemática de comunicação com o público em geral? Em caso positivo, quais os principais meios de comunicação utilizados? 34. O Programa conta com o serviço de assessoria de imprensa? 35. O Programa conta com o serviço de operadora de eventos? 36. O Programa conta com o serviço de agência de publicidade? 37. O PEQPC trabalha com uma agenda anual?

20 20 6. Questionário 38. O PEQPC possui um Manual de Gestão? 39. O PEQPC tem marca registrada no INPI? 40. O PEQPC tem registro como pessoa jurídica na Junta Comercial? 41. O PEQPC dispõe de um sistema de avaliação de risco decorrente de sua estratégia de Governança? 42. O PEQPC dispõe de sistema de auditoria contábil, tributária e fiscal independente? 43. O PEQPC dispõe e gerencia um orçamento anual, considerando todas as origens e destinos de recursos? 44. O PEQPC dispõe de um executivo com dedicação exclusiva? 45. O PEQPC dispõe de um planejamento estratégico, com detalhamento dos planos de ação e metas? 46. Dentre as organizações que aderiram ao PEQPC quantas foram atingidas por ações de capacitação? 47. Assinale abaixo os principais indicadores utilizados pelo Programa e também as medições já realizadas pelo PEQPC.

21 21 1.Descrição do projeto 2.Objetivo 3.Metodologia 4.Público-alvo 5.Justificativa do questionário 6.Questionário – premissas + questões 7.Resultado da pesquisa 7.1 Tabulação da pesquisa 7.2 Análise por premissa 8. Recomendações

22 22 "ESTRUTURA E GOVERNANÇA". PREMISSA A

23 23 1. O PEQPC (Programa Estadual da Qualidade, Produtividade e Competitividade) tem missão e visão definidos? 2. O PEQPC tem objetivos e metas definidos? 3. O Programa possui um organograma definido ? 4. O PEQPC possui um Estatuto?

24 24 7. O PEQPC dispõe de um Termo de Referência (Regimento Interno) com as diretrizes operacionais? 6. O PEQPC definiu os Fatores Críticos de Sucesso? 8. O PEQPC dispõe e aplica um Código de Ética/ Conduta para nortear as suas ações e decisões? 5. O PEQPC dispõe de programas de capacitação para a formação de facilitadores da Qualidade e Competitividade e disseminação da Cultura da Qualidade e Competitividade?

25 25 9. O PEQPC dispõe de sede administrativa própria? 10. O PEQPC mantém e utiliza-se de parcerias com entidades de ensino para o fomento e disseminação da cultura da qualidade e competitividade? 11. O PEQPC mantém e utiliza-se de parcerias com Entidades de Classe para a mobilização das organizações-alvo? 12. O PEQPC está estruturado em comitês (ou equivalentes) no Estado, descentralizando a gestão e a operacionalização das estratégias, processos e produtos?

26 Há quantos anos o PEQPC atua de forma ininterrupta? 14. Na estrutura de governaça do PEQPC há participação de representantes da iniciativa privada, administração pública e sociedade civil organizada?

27 27 "PROCESSOS E PRODUTOS". PREMISSA B

28 O PEQPC dispõe de material promocional e de divulgação em meio impresso? 16. O PEQPC tem um plano de comunicação e relacionamento institucional? 17. O PEQPC dispõe, ou compartilha com outra organização, de um portal web site? 18. O PEQPC dispõe e aplica um sistema de sensibilização e adesão de organizações?

29 O PEQPC dispõe de um sistema de reconhecimento/ premiação da qualidade da gestão? 20. O PEQPC utiliza os critérios de avaliação da qualidade da gestão da Rede Nacional de Prêmios (FNQ)? 21. O PEQPC utiliza os critérios de avaliação do Prêmio da Competitividade para Micro e Pequena Empresa (MBC/SEBRAE)? 22. O PEQPC tem seus processos mapeados e gerenciados por meio de indicadores de desempenho?

30 O PEQPC tem seus processo(s) certificado(s) pela norma ISO 9001? 24. O PEQPC dispõe de agenda anual dos eventos e cursos que promove? 25. O PEQPC dispõe de sistemática para a formação de facilitadores da qualidade e competitividade? 26. Marque quais são os produtos que o PEQPC dispõe até o momento (Multipla escolha)

31 Marque que produtos o PEQPC pretende disponibilizar nos próximos 03 anos (Múltipla escolha):

32 32 "AUTO-SUSTENTAÇÃO". PREMISSA C

33 O PEQPC dispõe de um plano de viabilidade econômica? 29. O programa conta com patrocinadores/ apoiadores? 30. Defina a origem de recursos econômicos que garantem a sustentabilidade do PEQPC: 31. O orçamento anual do PEQPC é:

34 34 "GESTÃO INTERNA E COMUNICAÇÃO". PREMISSA D

35 O programa possui uma sistemática de comunicação com as empresas que aderiram? Em caso positivo, quais os principais meios de comunicação utilizados? 33. O programa possui uma sistemática de comunicação com o público em geral? Em caso positivo, quais os principais meios de comunicação utilizados? 34. O programa conta com o serviço de assessoria de imprensa? 35. O programa conta com o serviço de operadora de eventos?

36 O programa conta com o serviço de agência de publicidade? 37. O PEQPC trabalha com uma agenda anual? 38. O PEQPC possui um manual de gestão? 39. O PEQPC tem marca registrada no INPI?

37 O PEQPC tem registro como pessoa jurídica na Junta Comercial? 41. O PEQPC dispõe de um sistema de avaliação de risco decorrente de sua estratégia de Governança? 42. O PEQPC dispõe de sistema de auditoria contábil, tributária e fiscal independente? 43. O PEQPC dispõe e gerencia um orçamento anual, considerando todas as origens e destinos de recursos?

38 O PEQPC dispõe de um executivo com dedicação exclusiva? 45. O PEQPC dispõe de um planejamento estratégico com detalhamento dos planos de ação e metas?

39 39 RESULTADOS". PREMISSA E

40 Dentre as organizações que aderiram ao PEQPC quantas foram atingidas por ações de capacitação?

41 Assinale abaixo os principais indicadores (em negrito, na primeira linha) utilizados pelo Programa e também as medições (na segunda linha) já realizadas pelo PEQPC: 41

42 42 Número de adesões Nível de satisfação dos clientes em 2005 Número de participantes em eventos em 2005 Número de pessoas envolvidas (somando-se o número de funcionários das empresas):

43 43 Número de comitês setoriais instalados e em funcionamento até 2005 Número de organizações utilizando a metodologia de avaliação Número de inserções de notas e notícias na mídia em 2005 Número de organizações premiadas em 2005

44 44 Número de treinamentos realizados em 2005Número de pessoas treinadas em 2005 Número de reclamações de clientes em 2005

45 45 1.Descrição do projeto 2.Objetivo 3.Metodologia 4.Público-alvo 5.Justificativa do questionário 6.Questionário – premissas + questões 7.Resultado da pesquisa 7.1 Tabulação da pesquisa 7.2 Análise por premissa 8. Recomendações

46 46 Análise Raciocínio utilizado para análise das respostas: 1. As respostas foram agrupadas em dois segmentos: Agrupamento 1 – respostas Sim, referindo-se ao atendimento positivo daquilo que é altamente recomendável, requerendo ações de continuidade, manutenção e melhoria; Agrupamento 2 – todas as outras respostas que evidenciam o não atendimento pleno às prerrogativas e que, portanto, demandam iniciativas no sentido de implementar e/ ou efetivar projetos e ações. 2. A apresentação está estruturada da seguinte forma: Ponto forte – representa aquele aspecto que está bem avaliado. Oportunidade de melhoria – representa os pontos que devem ser melhorados Reflexões – comentário qualitativo sobre os pontos fortes e oportunidades. Palavra-chave – síntese dos pontos fortes ou oportunidades de melhoria.

47 47 Premissa 1 – Estrutura e Governança Pontos fortes Missão e visão – 79% (Q1) Organograma - 84% (Q3) Parcerias com entidades de classe – 74% (Q11) Representação externa no Programa – 79% (Q14) Reflexões Sabe quem é. Está organizado. Sabe quem quer ser. Tem representação da sociedade. Organização / Representação Palavras chaves

48 48 Premissa 1 – Estrutura e Governança Oportunidades de melhoria Objetivos e metas – 32% (Q2) Estatuto - 48% (Q4) Formação de facilitadores – 47% (Q5) Fatores críticos de sucesso – 43% (Q6) Termo de referência – 43% (Q7) Código de ética – 47% (Q8) Parceira entidades de ensino – 32% (Q10) Estruturação de Comitês – 48% (Q12) Reflexões O que precisa ser feito e fatores de impacto. Como funciona o dia-a-dia. Como o PEQCP conduz os processos. Atuação centralizada. Palavras chaves Mobilização / descentralização / diretrizes organizacionais

49 49 Premissa 2 – Produtos e Processos Pontos fortes Prêmio – 79% (Q26) Cursos - 63% (Q26) Reflexões O produto chave da instalação do PEQPC é o Prêmio da Qualidade. O produto-chave de mobilização é cursos. Palavras chaves Foco em Prêmio e Curso

50 50 Premissa 2 – Produtos e Processos Oportunidades de melhoria Material promocional – 31% (Q15) Plano de comunicação e relacionamento institucional - 63% (Q16) Portal Website – 42% (Q17) Sistema sensibilização/adesão – 48%(Q18) Sistema de reconhecimento – 32% (Q19) Uso critérios avaliação RNP – 37% (Q20) Uso critérios avaliação Sebrae – 32%(Q21) Estruturação de Comitês – 48% (Q12) Processos mapeados/indicad – 68% (Q22) Certificação ISO – 79% (Q24) Agenda anual de eventos – 58% (Q24) Formação de facilitadores – 47% (Q25) Produtos (Q26): Sistemas de Avaliação – 47% Visitas benchmark 21% Seminários – 58% Congressos – 16% Reflexões Baixo grau de utilização de: - ferramentas de comunicação e relacionamento institucional. - recursos de sensibilização e mobilização de público-alvo. - critérios de avaliação referendados pelo Fórum. - gerenciamento dos processos relativos aos produtos do PEQPC. - Os produtos de menor grau de utilização são: seminários, sistema de avaliação, visitas de benchmark e congressos. Palavras chaves Comunicação / Relacionamento / Sensibilização / Produtos / Processos

51 51 Premissa 3 – Auto-sustentação Pontos fortes Patrocinadores e apoiadores – 79% (Q29) Reflexões Há ênfase no vínculo de sustentação econômica do programa ao setor industrial, ao Governo Federal e mensalidades das organizações que aderiram. Palavras chaves Mantenedores

52 52 Oportunidades de melhoria Plano de viabilidade econômica – 58% (Q28) Reflexões Ausência de formulação de um plano que garanta a sustentabilidade do PEQPC Palavras chaves Sustentabilidade / Captação de recursos Premissa 3 – Auto-sustentação

53 53 Premissa 4 – Gestão interna e comunicação Pontos fortes Executivo com dedicação exclusiva – 63% (Q44) Reflexões Há convicção de que a profissionalização da gestão do programa é fator decisivo para o sucesso do mesmo. Palavras chaves Profissionalização

54 54 Oportunidades de melhoria Assessoria de imprensa – 47% (Q34) Operadora de evento – 68% (Q35) Agência de publicidade – 68% (Q36) Manual de Gestão – 74% (Q38) Marca registrada INPI - 79% (Q39) Registro Junta Comercial – 58% (Q40) Sistema de avaliação risco – 95% (Q41) Sistema auditoria contábil, tributária e fiscal independente – 63% (Q42) Orçamento anual – 42% (Q43) Planejamento estratégico – 56% (Q45) Reflexões Os programas carecem de: - Suporte especializado, em especial, daqueles que impactam diretamente na performance dos produtos e processos. -Regularização de marca e de registro social. Baixo grau de utilização de: -Mecanismos de controle de suas atividades. -Ferramentas de planejamento institucional e gestão interna. Palavras chaves Suporte especializado / Registros legais / Mecanismos de controle / Planejamento institucional Premissa 4 – Gestão Interna e Comunicação

55 55 Análise da performance dos PEQPC

56 56 PROGRAMA% resultadosN o SIM MT COMPETITIVO0,00%6 MOVIMENTO PELA QUALIDADE NO RIO GRANDE DO NORTE0,00%15 PROGRAMA ESTADUAL DE QUALIDADE PROD. E COMP. TOCANTINS +0,00%19 MOVIMENTO COMPETITIVO SERGIPE0,00%24 PROGRAMA QUALIDADE DISTRITO FEDERAL6,82%27 PROGRAMA RONDÔNIA DE QUALIDADE – PRQ11,36%12 MOVIMENTO MATO GROSSO DO SUL COMPETITIVO-MS COMPETITIVO13,64%10 MOVIMENTO ALAGOAS COMPETITIVO13,64%16 COMPETE - ES - PROGRAMA PARA INCREMENTO A COMPETITIVIDADE SISTÊMICA DO ES13,64%34 PROCEG - PROGRAMA CEARÁ DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO25,00%20 PROGRAMA DE QUALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ - PQG-PA29,55%27 PROGRAMA PERNAMBUCANO DA QUALIDADE30,55%26 MOVIMENTO PARANÁ COMPETITIVO31,36%38 MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA42,73%37 ASSOCIAÇÃO BAIANA PARA A GESTÃO COMPETITIVA45,45%49 PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS – PQA46,82%30 PROGRAMA MINEIRO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE52,73%45 PPQG - PRÊMIO PAULISTA DE QUALIDADE DA GESTÃO59,09%41 PROGRAMA QUALIDADE RIO82,27%38 PGQP - PROGRAMA GAÚCHO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE90,91%55 ACUMUL29,8%569 Perfomance*: em % de resultados e nº de respostas sim *Ver explicação na tela seguinte

57 57 Explicação da tabela de performance Coluna % resultados (baseada na questão 47) Coluna Nº de respostasSim Explicação do item Cada Programa respondeu 11 perguntas sobre resultados. São 10 perguntas com 4 alternativas e uma com cinco alternativas. Cada resposta foi convertida num valor percentual: quartis nas 10 questões e quintil numa questão. O número percentual final é resultado da média aritmética de cada resposta. Trata-se do somatório do número de respostas Sim às perguntas 01 a 45, excetuando- se as questões 13, 26, 27, 30, 46 e 47. O número final de respostas Sim é de 55 em face de que existem questões com mais de uma alternativa Sim. Assim, o quantificação de respostas Sim indicará a posição que cada programa terá no gráfico de performance

58 58 Avançado GRAU RESULTADO Nº DE RESPOSTAS "SIM" IntermediárioBásico Intermediário Avançado ,0%25,0%50,0%75,0%100,0% MCS PQDF COMPETE ES MAC MS COMPETITIVO PROCEG PQG-PA MPC MCE ABGC PMQP PPQG PQ RIO PGQP MT MQRGN PEQPCT PRQ PPQ PQA Plotagem da performance dos PEQPC

59 59 Avançado GRAU RESULTADO Nº DE RESPOSTAS "SIM" IntermediárioBásico Intermediário Avançado ,0%25,0%50,0%75,0%100,0% MCS PQDF COMPETE ES MAC MS COMPETITIVO PROCEG PQG-PA MPC MCE ABGC PMQP PPQG PQ RIO PGQP MT MQRGN PEQPCT PRQ PPQ PQA Outra visualização da performance

60 60 1.Descrição do projeto 2.Objetivo 3.Metodologia 4.Público-alvo 5.Justificativa do questionário 6.Questionário – premissas + questões 7.Resultado da pesquisa 7.1 Tabulação da pesquisa 7.2 Análise por premissa 8. Recomendações

61 61 Premissa Estrutura e Governança Recomendações Intensificar a capacidade de mobilização das organizações e demais partes interessadas; Aprofundar a descentralização, a atuação e capilaridade da abrangência social do PEQPC; Implementar diretrizes organizacionais para o fortalecimento interno do programa

62 62 Premissa Processos e Produtos Recomendações Fazer uso mais intensificado de ferramentas de comunicação para qualificar o relacionamento com as partes interessadas do Programa; Ampliar a articulação com os atores institucionais(Entidades de Classe, Universidades, Governo,...) para aumentar o alcance das ações de sensibilização e mobilização; Intensificar o uso dos instrumentos de avaliação adotados e acreditados pelo Fórum dos PEQPC; Adotar sistema de mapeamento e gerenciamento para os processos internos do PEQPC

63 63 Premissa Processos e Produtos Recomendações Fazer uso mais intensificado de ferramentas de comunicação para qualificar o relacionamento com as partes interessadas do Programa; Ampliar a articulação com os atores institucionais(Entidades de Classe, Universidades, Governo,...) para aumentar o alcance das ações de sensibilização e mobilização; Intensificar o uso dos instrumentos de avaliação adotados e acreditados pelo Fórum dos PEQPC; Adotar sistema de mapeamento e gerenciamento para os processos internos do PEQPC Favorecer a oferta dos produtos: sistema de avaliação, visitas de benchmark e congressos;

64 64 Premissa Auto-sustentação Recomendações Estimular a elaboração técnica de um plano de viabilidade econômica, projetando as origens necessárias (incluindo as modalidades de captação) e destino de recursos;

65 65 Premissa Gestão Interna e Comunicação Recomendações Profissionalização dos fornecedores especializados em produtos considerados críticos e relevantes para o cumprimento do papel do movimento; Observar as reais ameaças do uso indevido por terceiros de marca(s), nome(s) e produto(s) sem registro e/ou reserva de direitos; Adotar práticas de governança que contemplem mecanismos de auditoria e controle de terceira parte


Carregar ppt "Pesquisa com lideranças dos Programas Estaduais de Qualidade, Produtividade e Competitividade Apoio: Fórum dos Programas Estaduais e Setoriais de Qualidade,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google