A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DA SUINOCULTURA BRASILEIRA FRENTE AO MERCADO INTERNO E EXTERNO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DA SUINOCULTURA BRASILEIRA FRENTE AO MERCADO INTERNO E EXTERNO"— Transcrição da apresentação:

1 SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DA SUINOCULTURA BRASILEIRA FRENTE AO MERCADO INTERNO E EXTERNO

2 Total: milhões cabeças Fonte: Abipecs Distribuição do Rebanho Mundial

3 Principais produtores Mundiais de Carne Suína.

4 Maiores Importadores de carne suína Fonte: USDA/ABIPECS * estimativa Mil ton

5 Maiores exportadores Mundiais de Carne Suína

6 Ano Habitantes Consumo/Hab.. Produção bilhões kg 90.4 milhões/t bilhões kg* 123 milhões/t *Projeção USDA 106 milhões/t Evolução do Consumo Mundial de carne suína

7 Onde deverão ser produzidos os suínos do Futuro???

8 Crescimento Médio da Suinocultura Mundial nos últimos 10 anos Crescimento Médio2,2% Países Desenvolvidos0,5% Países Emergentes3,26% Segundo FAO 40% Crescimento em países desenvolvidos 60% Crescimento em países emergentes

9 Densidade :4,34 suínos/km2 Água Espaço para manejar e degradar dejetos Área para produção de grãos: Brasil possui 18% área agricultável do planeta De 290 milhões há, utilizamos 50 milhões ha Talentos Humanos BRASIL - Condições Ideais

10 ProdutoRanking Mundial Açúcar1º Laranja1º Álcool1º Café1º Soja2º Frango2º Carne Bovina2º Carne Suína6º BRASIL O País mais Competitivo do Mundo

11 ProdutoCustosPaís Soja386U$/tBrasil 798 U$/tEUA Frango0,36 U$/kg vivoBrasil 0,55 U$/kg vivoEUA 0,77 U$/kg vivoCEE Comparativos de Custo de Produção

12 ProdutoCustosPaís Suíno0,48U$/kg vivoBrasil 0,99U$/kg vivoEUA 1,27 U$/kg vivoFrança 1,18 U$/kg vivoEspanha Comparativos de Custo de Produção

13 PORQUE NÃO CONSEGUIMOS MAIORES ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO NO MERCADO EXTERNO???

14 Aspectos da Globalização 55%Dinheiro 45%Dinheiro

15 Países Emergentes * Grande Potencial de Mercado * Adoção Política Livre Comércio * Redução Tarifas Exportação * Beneficiam Países Ricos * Exportam muito mais Aspectos da Globalização

16 Países Emergentes Tarifas Bens Industriais 40% para 2% Tarifas Prod. Agropecuárias continuam média 50% Falam em Liberalismo Comercial, mas não praticam Aspectos da Globalização

17 Países Desenvolvidos Ex: EUA Subsidios de U$ 17 bilhões/ano aos agricultores EUA + CEE : U$ 1bilhão/ dia CEE: 248% impostos sobre o açúcar Aspectos da Globalização

18 Importância Sócio Econômica da Suinocultura Brasileira Faturamento setorR$ 1,1 Bilhões Empregos Diretos Dependem Setor2,7 Milhões pessoas

19 Fonte: Abipecs Evolução da Produção Brasileira de Carne Suína

20 Participação dos estados no Abate SIF Fonte: ABIPECS Total: cabeças

21 Exportação Brasileira carne suína 1º semestre 2001/2002 (Mil ton)

22 Destino das exportações brasileiras de carne suína. 1º semestre 2001/2002 (ton) ANO Destino % Argentina ,98 Hong Kong ,48 Rússia ,00 Uruguai ,52 Fonte: ABIPECS 2002 Total ,00

23 Principais estados Exportadores de Carne Suína 2001 Fonte: ABIPECS Total: tonelados

24 Algumas causas das atuais dificuldades - Crescimento Produção Carne Suína Brasil

25 Algumas causas das Atuais Dificuldades 2 - Concentração da Produção Diminuição nº de criadores em Santa Catarina AnoNº Criadores%Redução % Fonte: Instituto CEPA 2002

26 Algumas causas das Atuais Dificuldades 4 - Aumento da Produtividade Maior número terminados fêmea/ano Aumento significativo pesos abate

27 Impacto do peso de abate sobre o Volume total de carne ofertada

28 Estados Dif. RS SC PR Total = matrizes Fonte: IBGE/ABIPECS/I.CEPA Incremento no Alojamento de Matrizes Região Sul

29 Estimativa número de matrizes necessárias para atender o mercado externo Parâmetros: Carcaças de 80 Kg / 20 term. /fêmea/ano * Estimativa

30 Algumas causas das Atuais Dificuldades 5 - Aumento da Produção Carnes Aves/ Bovina

31 Algumas causas das Atuais Dificuldades 7 - Redução Significativa das exportações para Argentina

32 Algumas causas das Atuais Dificuldades 8 - Elevação dos preços dos insumos Desequilíbrio Lei Oferta/Procura Fragiliza Produtores Independentes Queda Preços Produtor Descapitalização Produtores Concentração Produção Fortifica Sistema Integrado Contratos Parceria 47% SP 23% RS/SC

33 Ações Importantes para Mercado Interno Regulamentar a cadeia produtiva da suinocultura. Planejar e monitorar o seu crescimento. - Previsão alojamento fêmeas até 2005

34 Melhor distribuição das margens Maior fatia fica com setor varejista. Excesso tributação setor - Na média 4 x maior países desenvolvidos (custo Brasil). Ações Importantes para Mercado Interno

35 Dar continuidade a Campanha Marketing das Associações para incremento consumo de carne suína - Baixo consumo - Vantagem Mercado Brasileiro

36 MILHO Produção mundial inferior a demanda Estoques mundiais extremamente baixos. O milho brasileiro como produto exportação. O preço do suíno/frango não determinam mais preço milho como acontecia até agora. Ações Importantes para Mercado Interno

37 Milho. Produtores suínos/aves passam viver nova realidade. Preço será regulado pela bolsa Chicago e cambio. Precisaremos 3 anos para recompor estoques mundiais. O milho brasileiro se equivale em qualidade ao dos E.Unidos/Argentina e adquire competitividade internacional a partir 2001.

38 Principais desafios para suinocultura brasileira. Produção superior à demanda consumo. Organizar e regulamentar a cadeia produtiva. Produzir em equilíbrio com meio ambiente. Melhorar a sanidade dos plantéis. Produzir sem uso de antibióticos. Eliminar as barreiras tarifárias. Produzir sem uso de antibióticos.

39 Principais desafios suinocultura brasileira Certificado origem(rastreabilidade) Hoje precisamos exportar no mínimo 35 mil/t/mês Maior diversificação nas exportações. Favorecidos enfermidades Europa Países perderam mercado voltarão disputá-lo.

40 Mensagem final: Dominamos a tecnologia de produção. Não necessitamos importar matéria prima para produzir suínos. O futuro abastecimento do mundo passa pelo Brasil. Ocorrerá uma suinocultura de substituição Forte internacionalização==> venda empresas==> ampliação exportações.

41 AGRADECEMOS SUA PRESENÇA


Carregar ppt "SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DA SUINOCULTURA BRASILEIRA FRENTE AO MERCADO INTERNO E EXTERNO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google